13 de junho, dia de Fernando Pessoa e Santo Antônio

Lisboa, Portugal - Nathalia Molina @ComoViaja

LISBOA – Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Para mim, é um dia especial no calendário: 13 de junho junta dois ícones, um da literatura e outro da fé. Ambos nasceram em Lisboa:  Fernando Pessoa, em 1888; e Santo Antônio, em 1191.  Não apenas o dia 13 de junho e a cidade de Lisboa unem os dois. Também o nome. Sim, antes de ser santo, Antônio chamava-se Fernando, como o poeta-mór.

Fernando Pessoa, Lisboa, Portugal - Nathalia Molina @ComoViajaEu amo Fernando Pessoa. Hoje ele faria 125 anos, e muitos lugares levam o viajante a revistá-lo em Lisboa. Um muito famoso é o Café A Brasileira, com uma escultura do poeta em frente, onde muita gente se senta para tirar foto. Outro é o túmulo do poeta, no claustro do Mosteiro dos Jerônimos. Foi emocionante ler trechos da obra de Fernando Pessoa e seus heterônimos. Vê se não é quase uma reza?

Fernando Pessoa, Lisboa, Portugal - Nathalia Molina @ComoViaja (2)

Se passar pelo A Brasileira, ir ao Mosteiro dos Jerônimos ou simplesmente andar pelas ruas da cidade não bastar, dá uma lida na reportagem que a Priscila Roque, do Cultuga, fez para o Saraiva Conteúdo com 10 lugares relacionados ao escritor em Lisboa. As dicas são de 3 especialistas: Jerónimo Pizarro, estudioso e um dos responsáveis pelos volumes da coleção Edição Crítica de Fernando Pessoa; Fabrizio Boscaglia, pesquisador e guia do passeio temático Lisboa com Fernando Pessoa, da Lisboa Autêntica; e João Correia Filho, autor do livro Lisboa em Pessoa.

Convento de Santo Antônio, Rio de Janeiro - Foto Retirada do Site Oficial3

CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO, NO RIO — Foto retirada do site oficial

No Brasil, para devotos ou simpatizantes de Santo Antônio, o lugar a ser visitado é o Santuário e Convento de Santo Antônio. Fica bem no alto do Largo da Carioca, com uma vista do Centro da cidade. As filas ficam imensas todo 13 de junho, mas minha mãe, que se casou na igreja do convento, sempre vai até lá.

Convento de Santo Antônio, Rio de Janeiro - Foto Retirada do Site OficialNão pelo lado casamenteiro (até porque meus pais se separam depois, mas nada a ver com o santo, né?). E minha mãe detesta as maldades que fazem com o santo nas simpatias atrás de casório (eu também acho bem nada a ver). Ela vai até o convento para buscar o pãozinho de Santo Antônio, com a fé de que ele nos guarda para que nunca nos falte comida. Por causa da minha mãe e da minha avó materna, que passou essa fé a ela, acabei eu também virando uma simpatizante do santo. Já liguei para a minha mãe pedindo meu pãozinho de Santo Antônio.

Foto retirada do site oficial

Com isso, 13 de junho é uma data marcante no calendário para mim, um dia de celebrar os dois Fernandos (Pessoa e o depois Antônio). Para completar minha relação com a dupla, uma curiosidade: me casei com um Fernando! Nossa história começou num dia 13 também, mas um mês depois, em 13 de julho. Depois ainda tem gente que diz que 13 não é número de sorte…

DEIXE SEU COMENTÁRIO