4 anos de Como Viaja

Texto e fotos de Nathalia Molina

2011. Meu filho tinha quase 2 anos e já estava na escola. Havia 1 ano, portanto, que eu tinha saído da licença maternidade de 1 ano que eu mesma havia me dado — no primeiro ano de vida do Joaquim, eu não conseguia pensar em mais nada a não ser no Joaquim.

Guia de Viagem Argentina, Editora Abril - Nathalia MolinaAté aquele ponto havia feito minha carreira empregada em jornais e não demorei muito para engravidar depois que pedi demissão do Estadão para mudar meu estilo de vida. Tive tempo apenas para editar dois guias de viagem para a Editora Abril. O segundo deles já com o maior barrigão.

Quando retomei minha rotina pessoal e profissional, fiz um curso de fotografia no Senac (um desejo antigo) e editei dois cadernos especiais para o Viagem do Estadão (um com destinos para as férias e outro sobre a ESPECIAL ÁFRICA - 2010 - CAPA-page-001África do Sul, antes da Copa do Mundo). Aí fui ao Canadá para cobrir para o Estadão o GoMedia, evento em que o país mostra suas novidades para a imprensa especializada. Isso foi no segundo semestre de 2010.

Meses depois, no início de 2011, eu tateava para decidir o que fazer com o tanto de informações que recebia na minha caixa de email e para entender como era essa tal vida de frila. Enquanto não chegava a uma conclusão (será que um dia chego?), comecei a fuçar como fazer um blog. Queria fazer alguma coisa minha. E fiz. Em 29 de abril de 2011 criei este espaço.

Mais do que para contar aninhos, efemérides me servem para uma espécie de balanço, mesmo quando não tenho tempo para elaborar isso. É bem esse o caso. Ando ocupada com a vida de frila, escrevendo e editando cadernos e guias. É curioso como o blog permeou esses 4 anos. Eu fiz o Como Viaja do jeito que deu (e nem sempre deu), mas cada vez tenho mais certeza de que aquele abril de 2011 mudou minha vida.

O Como Viaja me fez sentir viva muitas vezes. Porque escrever um pouco, nos intervalos das dores da fibromialgia (antes do diagnóstico), me manteve alerta ao mundo e a mim mesma. Porque, se os frilas não pintavam, o WordPress estava sempre à minha espera. Porque ganhar dois prêmios da Comissão Europeia de Turismo com textos meus no Como Viaja me deu uma alegria tamanha que superou a sensação da minha estreia como vencedora da premiação com meu texto publicado no Estadão. Porque ficar entre os 3 finalistas no prêmio do Canadá, que inclui jornalistas do mundo todo, significou muito — logo o Canadá, país em que acabei me tornando especialista de tanto que vi e escrevi sobre.

Instagram @ComoViaja - #outroceu - Nathalia MolinaO Como Viaja pode não me sustentar — quem quiser dar uma força pode lembrar de reservar seu hotel neste link do Booking de comprar livros, filmes e afins na Livraria Cultura por aqui, de garantir o seguro-viagem na Mondial, de comprar por aqui produtos da loja oficial do Visit Britain, como mapas, passes de transporte e ingressos de atrações em Londres e na Grã-Bretanha…

Mas este espaço significa muito para mim. Quando eu consigo escrever mais aqui, me sinto realizada. Nas redes sociais, estou sempre por aí, viajando física e metaforicamente, como na série #outroceu (olha a foto de hoje). Posto todo dia no instagram e no twitter — procura @ComoViaja e me segue lá.

O Como Viaja é meu caminho, com erros e acertos, com dificuldades e conquistas. Como a vida. Que venham mais anos!

6 Comments

  1. Parabéns Nathalia! Só agora consegui passar aqui para dar parabéns mas ainda vale ne? 🙂
    Mais muitos e muitos anos de vida para o blog e muitas e muitas viagens por esse mundo!
    Bjus!

    • Guta, claro que vale!
      Obrigada pelo carinho e pela mensagem! Beijão

  2. Priscila

    Adoro o blog, tô sempre dando uma olhada. Adoro viajar e sei como compartilhar pequenos pedacinhos daquilo que amamos é importante! Parabéns!!! E que o Como Viaja continue soprando muitas velinhas! 🙂

    • Priscila, obrigada pela mensagem, adorei!
      Muito legal você viajar com a gente nessa!

  3. Nat! Que lindo nossos blogs “aniversariarem” tão pertinho! E que delícia saber que estamos juntas não só na frilagem como no amor incondicional pelos nossos bloguitos-companheiros 🙂 Bjs, parabéns e longa vida ao Como Viaja!

DEIXE SEU COMENTÁRIO