Argentina: uma viagem cheia de surpresas

Argentina, Viagem, Mendoza, Potrerillos - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (7)

Texto e fotos de Nathalia Molina

Começou pelo convite para viajar. Foi uma ótima surpresa saber que eu iria passar uma semana na Argentina. Finalmente conhecer Mendoza, mesmo que rapidamente, também me empolgava.

Argentina, Viagem, Voo da LAN de Mendoza para Buenos Aires - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (10)A viagem feita a convite da Destino Argentina, junto com a LAN Argentina e da vinícola Familia Zuccardi. Com cerca de 170 integrantes, a Destino Argentina é uma organização privada que divulga o turismo de luxo no país desde 2003. Afiliada à LAN Airlines, a LAN Argentina voa para 14 destinos no país (Buenos Aires, Mendoza, Salta, Iguazú, Tucumán, San Juan, Bahía Blanca, Córdoba, Neuquén, Bariloche, Río Gallegos, Comodoro Rivadavia, El Calafate e Ushuaia) e 5 no exterior (São Paulo, Santiago de Chile, Lima, Punta Cana e Miami).

Me surpreendeu o tanto de informação que absorvi em apenas cinco dias. Comecei pela alimentação. Venho me alimentando sem glúten há um mês e não sabia como seria fazer parte de uma viagem de imprensa com essa limitação alimentar. Foi a primeira surpresa: a Argentina é o paraíso dos celíacos!

Comecei a perceber isso logo que conheci os integrantes do grupo convidado para ir a Mendoza. Soube pela Lia Barros, do blog Buenos Aires para Brasileiros, que basta procurar nas embalagens a expressão ‘sin TACC’ (em espanhol, sem trigo, aveia, centeio e cevada). Depois, ao longo dos dias, me disseram que na Argentina uma lei nacional garante que os alimentos mostrem esse sinal.

As pessoas, sempre uma deliciosa surpresa. Participei de dois grupos, o primeiro convidado para degustar vinhos em Mendoza e o outro para explorar arte contemporânea em Buenos Aires. Nos dois casos, conheci pessoas divertidas e interessantes.

Argentina, Viagem, Mendoza, Vinícola Familia Zuccardi - Foto Nathalia Molina @ComoViajaOs destinos também me surpreenderam. Em Mendoza, passamos um dia na vinícola Familia Zuccardi, com visita, degustação e caminhada entre as parreiras. Conheci a história e os produtos dessa empresa que começou nos anos 1960 e segue até hoje sendo administrada por integrantes da família.  A visita à cidade famosa pelos vinhos Malbec foi bem rápida, mas a cor das folhas e o barulho do solo pedregoso ao caminhar pelo vinhedo vão ficar comigo por muito tempo.

Argentina, Viagem, Mendoza, Vinícola Familia Zuccardi - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2)

Argentina, Viagem, Buenos Aires, Alvear Art Hotel - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (5)Buenos Aires é sempre Buenos Aires, cidade incrível com constantes novidades. No meu caso, a surpresa começou com o novíssimo Alvear Art Hotel onde o Destino Argentina me hospedou. Estrutura, serviço e alimentação de primeira, fiquei bem impressionada.

Argentina, Viagem, Buenos Aires, ArteBA, Arte Contemporânea - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2)O roteiro na capital argentina foi de arte contemporânea, um lado diferente que eu ainda não havia explorado. Estivemos no Arte BA, maior evento cultural portenho, realizado sempre em maio. Também fomos ao Instituto ProA, ao Museu de Arte Moderna e ao Faena Arts Center. Outra deliciosa surpresa, o jantar no Faena Hotel terminou com o emocionante show Rojo Tango.

Em breve, começo a contar aqui no Como Viaja! detalhes do que eu vi na Argentina. Acompanhem!

Argentina, Viagem, Buenos Aires, La Boca, Vista do Instituto ProA - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (3)

DEIXE SEU COMENTÁRIO