Bolo de rolo: origem do patrimônio de Pernambuco

Bolo de rolo não é rocambole. Saiba a história desse patrimônio de Pernambuco, de origem a sabores. Quitute é vendido em São Paulo
Bolo de Rolo de Pernambuco
Bolo de Rolo - Foto: Hugo Acioly/Turismo Pernambuco

Pronto, de posse da informação de que bolo de rolo não é rocambole você já pode ir a Pernambuco e não cometer a imprudência de comparar o bolo-símbolo, patrimônio imaterial do estado, com qualquer outra massa de bolo ordinariamente enrolada. Você pode achar exagero, coisa de quem está fazendo doce. E é. O orgulho do pernambucano com a sua iguaria é grande e vem de longe, desde o tempo em que a receita teve origem, época em que a região era a maior produtora de açúcar em todo o mundo, entre os séculos 16 e 17.

A origem do bolo de rolo

O açúcar moldou o paladar nordestino naquele período, atravessou gerações em receitas guardadas como um segredo. Caso do bolo de rolo, variação para o colchão de noiva, um dos doces portugueses típicos, cujo recheio leva creme de amêndoas. Por aqui, a ausência do fruto seco forçou as senhoras de engenho a trocá-lo pela mistura de água, açúcar e goiaba, fruta que dava aos borbotões – sim, eram as próprias sinhás que preparavam o bolo, maneira encontrada por elas para resguardar a receita, que passava de mãe para filha.

Por trás da aparente simplicidade sugerida pelos ingredientes, o bolo de rolo exige cuidado especial no preparo. O segredo está na junção das finas camadas de massa e de goiabada antes de ganhar uma generosa cobertura de açúcar e ser enrolado. É isso que faz ele ter aquele inconfundível desenho em espiral a cada fatia cortada. O bolo é lindo! Dá pena de comer. Mentira, tá!

Para se planejar para visitar os principais destinos turísticos de Pernambuco, confira nossas dicas de Porto de Galinhas (PE) e hotéis no Recife na Booking.

Onde comprar bolo de rolo

Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco desde 2008, o bolo de rolo é facilmente encontrado no café de manhã de quase todo hotel ou pousada do estado. Se estiver no Recife, passe na Casa dos Frios, misto de delicatessen, padaria e empório que tem no bolo de rolo seu carro-chefe.

Bolo de Rolo da Casa dos Frios
Bolo de Rolo da Casa dos Frios – Foto: Reprodução

Novos tempos, novos sabores

Se um autêntico bolo de rolo deve levar em conta o preparo à moda pernambucana, seu sabor sofreu uma certa licença poética. Chocolate e doce de leite já atendem a paladares menos ortodoxos. Mas a goiabada segue sendo campeã de venda.

Dentro das variações sobre o mesmo tema, a Casa dos Frios prepara sobremesas que usam a iguaria como base. Torta de bolo de rolo com cream cheese e goiabada e naked cake são dois bons exemplos. Isso sem falar nas versões torrada, bem-casado e sorvete.

Ficou com água na boca? Eu também.

2 respostas

    1. Miriam, havia uma franquia da Casa dos Frios (tradicional empório de Recife, especializado em bolo de rolo) que funcionava no shopping Mãos de Arte, na Praia dos Artistas. Dá uma checada e conta aqui para a gente se ainda procede esta informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *