Canadá: mapa, capital, visto, língua, intercâmbio e outras informações

Saiba tudo sobre o Canadá: mapa, língua oficial, visto canadense, capital e outras informações para turismo ou intercâmbio no país. Dados que ajudam a se ambientar para a viagem e ajudam a compreender melhor o Canadá

ATUALIZADO EM 1º DE AGOSTO DE 2017

Numa viagem ao Canadá para turismo, intercâmbio ou trabalho, o que é preciso saber? Em relação às informações gerais, quanto mais melhor, assim você já vai se ambientando com o Canadá. Além de úteis para o planejamento da sua viagem, os dados podem servir para conhecer mais o país.

Visto canadense: Brasileiro precisa de visto para o Canadá. Saiba quanto custa e como dar entrada no pedido de visto canadense para turismo (passo a passo).

Autorização eletrônica (eTA do Canadá): Desde 2017,  alguns brasileiros contam com isenção de visto por preencher os requisitos e poder pedir a autorização eletrônica. Veja se você pode pedir a autorização eletrônica para a entrada no país e como deve proceder para obter a eTA do Canadá.

Vancouver – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Área do Canadá: É o segundo país do mundo, atrás da Rússia. O Canadá possui 9.970.610 km² de extensão territorial.

Localização: O Canadá fica no extremo da América do Norte. No mapa, está acima dos Estados Unidos — os Grandes Lagos desenham uma parte da fronteira entre os dois países, ao leste; e a cidade de Toronto fica diante do Lake Ontario, um dos 5 Grandes Lagos. O país tem 3 costas, a do Pacífico, a do Ártico e a do Atlântico.

Fusos horários: De uma ponta a outra, o Canadá tem seis fusos horários, de leste a oeste. É bom ficar atento se for viajar entre províncias. Por exemplo, já tive atrasar o relógio em horas voando de Montréal para Vancouver e tive de adiantar horas quando me desloquei de Charlottetown (na província de Prince Edward Island) até Toronto.

Mapa do Canadá: O Canadá se divide em 10 províncias e 3 territórios. Veja abaixo como quais são eles e onde estão localizados:

Imagem: Reprodução

Capital do Canadá: Toronto é a maior cidade e a mais conhecida, mas a capital é Ottawa. As duas cidades ficam na província de Ontario, distantes cerca de 450 km e facilmente conectadas por trem da Via Rail.

Língua oficial: O Canadá é um país bilíngue, com inglês e francês como idiomas oficiais. Mas apenas em Québec o francês é a principal língua falada. No restante do país, predomina o inglês, às vezes com pontos que concentram os falantes de francês, como Saint Boniface em Winnipeg

População: São 36.286.425 de habitantes, de acordo com o Statistics Canada, órgão que levanta e estuda as estatísticas do país. A maioria da população do Canadá vive na faixa próxima à fronteira com os Estados Unidos, onde o clima é mais ameno, e mais da metade dos habitantes do país mora perto dos Grandes Lagos ou do Rio São Lourenço.

Marché Atwater, em Montréal – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Clima do Canadá: O cenário e a temperatura mudam drasticamente dependendo da estação e da localização da cidade. O Canadá é composto por 7 tipos regiões com paisagens diferentes entre si: a parte ártica, as províncias do Atlântico, os Grandes Lagos e a Bacia do Rio São Lourenço, as pradarias, a Baía de Hudson, a área montanhosa (com as Rochosas) e o litoral do Pacífico.

Em cidades como Toronto e Montréal, o inverno produz montanhas de neve, enquanto o verão é quente e úmido, pela proximidade com a água (dos Grandes Lagos e do Rio São Lourenço). Já em Vancouver é difícil nevar (embora eu já tenha visto neve lá em 2016), mas a cidade é conhecida por ser chuvosa, o que lhe rendeu o apelido de Raincouver.

Bandeira do Canadá: A vermelha folha de maple (em português, o nome da árvore é bordo) é um símbolo da bandeira do Canadá.

Placas com a bandeira do Canadá e com animais-símbolo do país, em loja de Niagara Falls

Principais pontos turísticos do Canadá: Talvez as Cataratas do Niágara sejam de longe o cartão-postal canadense mais conhecido pelos brasileiros. Mas, além de Niagara Falls, há muitos outros que podemos incluir entre os principais pontos turísticos do Canadá: a CN Tower (torre-ícone de Toronto), a cidade histórica de Québec com suas muralhas e o hotel Fairmont Le Château Frontenac (que parece um castelo), o centro antigo e o velho porto de Montréal (destaque para as ruas de pedra de Vieux-Montréal e o passeio de barco no Vieux-Port), as imponentes Montanhas Rochosas no Canadá (para visitar a região, tome como referência cidades como Jasper e Lake Louise, cidade de Alberta), as geleiras  o lindo Stanley Park em Vancouver (o parque tem praias, ciclovia, exposição de totens das Primeiras Nações do Canadá e o ótimo Aquário de Vancouver), a Capilano Bridge (ponte-suspensa ao norte de Vancouver), a vila e a estação de Whistler e a viagem de trem que cruza o Canadá (o roteiro do The Canadian atravessa o país, ligando Toronto a Vancouver).

CN Tower, em Toronto – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Produtos típicos: O xarope de maple do Canadá é o mais emblemático produto do país que qualquer visitante pode provar, sobre panquecas, como ingrediente de pratos e até em forma de bala. Está entre as comidas típicas do Canadá e também serve de souvenir. Outro irresistível (e quase inevitável) souvenir é qualquer produto que tenha a folhinha de maple, vista com facilidade do banheiro da Air Canada às ruas das cidades canadenses. Outras figuras facilmente encontradas em produtos típicos do país são os animais-símbolo do Canadá: o urso (do grizzly ao polar), o alce e o castor (que virou até logotipo da Parcs Canada, administradora dos parques nacionais).

A folhinha onipresente – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Moeda do Canadá: O dólar canadense é a moeda oficial do país. Em 2017, a cotação em relação ao real está mais vantajosa do que a taxa de câmbio da nossa moeda para o dólar americano.

Taxas sobre compras e em restaurantes: Sobre as compras incidem duas — a nacional, de 5%, e a da província, entre 5% e 10%. Valem também sobre a conta do restaurante.

Devolução de impostos sobre compras: O Canadá infelizmente não tem mais o programa de devolução de impostos

Gorjetas: No táxi e no restaurante, 15% sobre o valor. Carregadores de bagagem recebem 1 ou 2 dólares canadenses por item.

Notas de dólar canadense – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Embaixada do Canadá no Brasil: Anote aí o endereço e o telefone da embaixada em Brasília:

Endereço: SES – Avenida das Nações, Quadra 803, Lote 16, CEP 70410-900 Brasília, DF; tel. (61) 3424-5400; horário de funcionamento: De segunda a quinta, das 8h30 às 13 horas e das 14 horas às 17h30; sexta,: das 8h30 às 14 horas

Consulado canadense em São Paulo: Veja abaixo os dados:

Avenida das Nações Unidas, 12.901, 16º andar, Torre Norte, CEP 04578-000, São Paulo, SP; telefone: (11) 5509-4321; horário de atendimento: De segunda a quinta, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas; sexta, das 8 horas até as 13h30

Embaixada brasileira no Canadá: Fica em Ottawa, a capital do Canadá. Anote os dados:

450 Wilbrod Street, Ottawa, ON, K1N 6M8; telefone: 1 (613) 237-1090; horário de funcionamento (para brasileiros): De segunda a sexta, das 9h15 às 12h45; quarta, das 15h15 às 16h45

Consulado brasileiro em Toronto: Veja os dados abaixo:

77 Bloor Street West, Suite 1109, Toronto, ON, M5S 1M2; telefone: 1 (416) 922 2503; horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9 às 13 horas

Consulado brasileiro em Vancouver: Anote as informações:

2020-666 Burrard Street, Vancouver, BC V6C 2X8; telefone: 1 (604) 696-5311; horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 09h30 às 11h30 (pedidos de documentos) e das 14 às 15 horas (entrega de documentos prontos)

Intercâmbio no Canadá: Há 13 anos o Canadá é o principal destino de intercâmbio para brasileiros. Os principais cursos procurados ainda são os de inglês em Toronto (na província de Ontario) ou Vancouver (em British Columbia). Mas agências no Brasil vendem vários tipos de curso e em outras cidades, como Montréal (na província francesa de Québec) e Calgary (em Alberta). Todo ano o governo do Canadá realiza uma feira no Brasil sobre intercâmbio, a EduCanada.

Site do Canadá: br-keepexploring.canada.travel