Maple no Canadá, de xarope de bordo a sabor na gastronomia

No Canadá, maple não é só xarope de bordo. Está na gastronomia, em pratos, doces e temperos. O patrimônio natural do país está até na folha da bandeira
Com palito, o maple enrolado na neve, doce do inverno no Canadá - Foto: Francis Gagnon /Divulgação
Com palito, o maple enrolado na neve, doce do inverno no Canadá - Foto: Francis Gagnon /Divulgação

ATUALIZADO EM 17 DE MAIO DE 2019

Maple no Canadá é parte da cultura. O xarope é produzido da seiva retirada das árvores de maple, aquelas com a folha da bandeira do Canadá. Dele, são fabricados produtos como açúcar, balas, manteiga e outros tantos que levam o xarope como um de seus ingredientes.

Sempre que vou ao Canadá reforço meu estoque de maple, para usar em receitas quando volto para casa e também em cima de panquecas (como eles comem no Canadá) ou tapioca (numa adaptação bem brasileira). Se você também é fã de maple, vai encontrar o xarope no Canadá chamado por duas maneiras, já que o país é bilíngue: maple syrup (inglês) ou sirop d’érable (francês).

De acordo com o produtor, varia o gosto do xarope. Já provei alguns superdoces! Mas comprei um muito bom (até agora sinto o gostinho) na Les Délices de L’Érable, loja da Maple Delights na cidade de Québec. Em outra viagem ao Canadá, também estive numa loja da rede, só que em Montréal. Fica na bela Rue St. Paul, no centro histórico, Vieux-Montréal. Lá comprei temperos com maple, incluindo uma gostosa mostarda, e tomei um sorvete delicioso de pistache, adoçado com xarope de maple.

Loja de produtos feitos com maple, em Québec – Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

A história do xarope de maple

Foram os povos nativos que ensinaram os colonos a extrair a seiva das árvores e a fervê-la para fazer o xarope. Até 1875 o único açúcar disponível no leste da América do Norte era o de maple.

O Canadá responde por 85% do xarope de maple feito no mundo, segundo o Departamento de Agricultura e Ago-Alimentos do Canadá. A produção se concentra no lado direito do mapa, a área centro-leste do país. As principais províncias produtoras são Québec, Ontario, New Brunswick e Nova Scotia.

A temporada de xarope de maple começa na primavera, quando o gelo do inverno derrete e a extração da seiva se inicia. Nessa época do ano, é possível fazer uma visita a uma fazenda de maple em Quebéc para conhecer como é a produção do xarope, nas chamadas cabanes à sucre (em inglês, o nome é sugar shack). Minha irmã costuma levar meus sobrinhos, e eles se divertem bem, especialmente com os pirulitos feitos no contato do xarope com o gelo, uma tradição do inverno no Canadá.

Na fazenda de maple com as crianças – Foto: Carla Molina/Arquivo pessoal

O xarope é amplamente usado nas receitas do Canadá e até em outros produtos. Um dos mais curiosos que já provei foi um espumante com toque de maple na província da Nova Scotia.

Dependendo do xarope e da combinação feita na cozinha, o resultado pode ser bem doce. Mas se acertar na mão… hummmm… Eu tomei um milkshake de maple delicioso no Deville Dinerbar em Montréal! A decoração do lugar ainda é linda, com detalhes típicos de diners americanos e vibrantes tons de rosa. 

Montréal, Milkshake de Xarope de Maple, Deville Dinerbar, Canadá, Québec - Nathalia Molina @ComoViaja
Milkshake de xarope de maple no Canadá
Montréal, Deville Dinerbar, Canadá, Québec - Nathalia Molina @ComoViaja
Restaurante no centro de Montréal, perto da Rue Sainte-Catherine: Deville Dinebar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *