Maple no Canadá, o xarope de bordo que é uma delícia

O xarope é produzido da seiva retirada das árvores de maple, aquelas com a folha da bandeira do Canadá. Dele, são fabricados produtos como açúcar, balas, manteiga e outros tantos que levam o xarope como um de seus ingredientes.

De acordo com o produtor, varia o gosto do xarope. Já provei alguns superdoces! Mas comprei um muito bom (até agora sinto o gostinho) na Les Délices de L’Érable, loja da Maple Delights em Québec. Como o país é um país bilíngue, você vai encontrar o xarope chamado de duas maneiras: maple syrup (inglês) ou sirop d’érable (francês).

Sempre que vou ao Canadá reforço meu estoque de maple, para usar em receitas quando volto para casa e também em cima de panquecas (como eles comem no Canadá) ou tapioca (numa adaptação bem brasileira).

QUÉBEC – Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

A história do xarope de maple

Foram os povos nativos que ensinaram os colonos a extrair a seiva das árvores e a fervê-la para fazer o xarope. Até 1875 o único açúcar disponível no leste da América do Norte era o de maple.

O Canadá responde por 85% do xarope de maple feito no mundo, segundo o Departamento de Agricultura e Ago-Alimentos do Canadá. A produção se concentra no lado direito do mapa, a área centro-leste do país. As principais províncias produtoras são Québec, Ontario, New Brunswick e Nova Scotia.

A temporada de xarope de maple começa na primavera, quando o gelo do inverno derrete e a extração da seiva se inicia. Nessa época do ano, é possível visitar produtores de xarope, nas chamadas Cabanes à Sucre de Québec. Minha irmã costuma levar meus sobrinhos, e eles se divertem bem, especialmente com os pirulitos feitos no contato do xarope com o gelo.

O xarope é amplamente usado nas receitas do Canadá e até em outros produtos. Um dos mais curiosos que já provei foi um espumante com toque de maple na província da Nova Scotia.

Dependendo do xarope e da combinação feita na cozinha, o resultado pode ser bem doce. Mas se acertar na mão… hummmm… Eu tomei um milkshake de maple delicioso no Deville Dinerbar em Montréal! A decoração do lugar ainda é linda, com detalhes típicos de diners americanos e vibrantes tons de rosa. 

Montréal, Milkshake de Xarope de Maple, Deville Dinerbar, Canadá, Québec - Nathalia Molina @ComoViaja

Montréal, Deville Dinerbar, Canadá, Québec - Nathalia Molina @ComoViaja

DEIXE SEU COMENTÁRIO