Toronto e Montréal: as grandes cidades

Canadá, Montréal - Nathalia Molina @ComoViaja
Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

O comandante começa o aviso aos passageiros com “madames et monsieurs” e depois repete o texto em inglês. É a senha: você está em Québec, a caminho de Montréal. Tudo na província é dito e escrito antes na língua local. O país é o mesmo, o Canadá, mas parece que uma hora de voo a partir de Toronto o levou à outra parte do mundo.

Canadá, Toronto - Nathalia Molina @ComoViajaToronto lembra uma metrópole dos Estados Unidos, em menor escala. A comparação com Nova York é recorrente pelo perfil multicultural e pelo nome anterior da canadense, York. Montreal parece um pedacinho europeu pelas vielas de sua parte antiga, pelos poucos arranha-céus e pelo apreço ao direito de comer bem — e sem pressa.

A dupla, no entanto, guarda semelhanças. Para enfrentar o rigoroso inverno, ambas construíram caminhos subterrâneos entre prédios do centro. Gosta de navegar? Há tours de barco no Lago Ontário, do lado inglês, e no Rio São Lourenço, no francês.

Canadá, Toronto - Nathalia Molina @ComoViajaAmbas têm mercados de frutas e verduras que valem uma passada pela diversidade. No Saint Lawrence Market, em Toronto, há também lanchonetes. Prove o sanduíche mais famoso da cidade, o peameal bacon, da Carousel Bakery, feito com lombo. Não saia do Jean-Talon, em Montréal, sem experimentar o milho cozido, com sabor um tanto adocicado, e sem comprar frutas silvestres secas. Cranberries ficam ótimas em saladas e sanduíches. As frutinhas são uma espécie de consenso, estão em todo canto no Canadá, segundo produtor mundial. Pode haver melhor maneira de esticar sua viagem em casa?

Reserve seu hotel no Canadá pelo Booking

 

Canadá, Montréal - Nathalia Molina @ComoViaja


*

Este texto foi publicado no caderno Viagem do jornal Estado de S.Paulo, dentro da reportagem de capa com o título Epopeia Canadense (edição de outubro de 2010).

Os outros textos dessa reportagem são: Canadá: a viagem de trem de Toronto a Vancouver, Como é a rotina no The Canadian, Diversos roteiros de trem pelo país, Vancouver: roteiro na cidade, Toronto e Montréal: Museu do Hóquei e Parque Olímpico, Québec: roteiro na cidade

 

Booking.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO