Canadá: vinho do Grand Pré, na Nova Scotia

Vinho do Grand Pré, Nova Scotia, Canadá, Vinícola Domaine de Grande Pré - Nathalia Molina @ComoViaja (4)

Texto e fotos de Nathalia Molina

A Nova Scotia possui três lugares declarados patrimônio mundial pela Unesco: Lunemburg, Joggins Fossil Cliffs e Grand Pré. Vinho do Grand Pré, Nova Scotia, Canadá, Vinícola Domaine de Grande Pré - Nathalia Molina @ComoViaja (2)O último foi listado há um ano, no fim de junho de 2012, e engloba o Grand Pré National Historic Site, área administrada pelo Parks Canada (departamento do governo responsável pelos parques nacionais).

A região abrigou acadianos (primeiros colonos vindos da França para o Canadá) durante o período entre 1682 e 1755. Em 1750, a maior colônia de acadianos das Províncias Marítimas (Nova Scotia, New Brunswick e Prince Edward Island) se encontrava no Grand Pré, com 5 mil pessoas.

Muitos desses franceses que no século 17 foram para o Grand Pré se instalaram no Vale de Anápolis (Annapolis Valley) e eram originalmente da Normandia e de outras regiões produtoras de vinho. Eles construíram diques nas áreas de charco para garantir a drenagem da água e para impedir que a maré alta alagasse o solo e implantaram a cultura do vinho na Nova Scotia.

Vinho do Grand Pré, Nova Scotia, Canadá, Vinícola Domaine de Grande Pré - Nathalia Molina @ComoViaja (8)Isso durou até 1755, ano em que os acadianos foram expulsos pela Coroa Britânica porque se negaram a tomar partido na disputa entre ingleses e franceses pela posse do leste do Canadá. A região do Grand Pré só retomou o plantio das vinhas e produção de vinhos recentemente. Depois de 225 anos, portanto, em 1980.

Lá, eu visitei a vinícola Domaine de Grand Pré. Não entendo de vinho, mas sei dizer o que gosto de beber. Provei o tinto Castel (muito doce para o meu gosto; a 16,78 dólares canadenses), o branco Tidal Bay (um pouco melhor do que o tinto; por 19,39), o espumante Champlain Brut (meu preferido na degustação; a 25,47) e o espumante Maple (divertido; por 17,13). Além da lojinha, dos vinhedos e de um lindo jardim com pérgola, o casarão tem um anexo para o restaurante Le Caveau.

A região do Grand Pré está distante cerca de 85 quilômetros de Halifax, ou seja, em torno de uma hora de carro.

Vinho do Grand Pré, Nova Scotia, Canadá, Vinícola Domaine de Grande Pré - Nathalia Molina @ComoViaja (11)Vinho do Grand Pré, Nova Scotia, Canadá, Vinícola Domaine de Grande Pré - Nathalia Molina @ComoViaja (6)

Para ler todos os meus textos sobre o Canadá, acesse a área do blog específica sobre o país: Como Viaja! no Canadá

Vinho do Grand Pré, Nova Scotia, Canadá, Vinícola Domaine de Grande Pré - Nathalia Molina @ComoViaja (3)

DEIXE SEU COMENTÁRIO