Machu Picchu (Peru): ingresso, melhor época, altitude e curiosidades

Saiba sobre ingresso para Machu Picchu, melhor época para ir, altitude da cidade inca e mais curiosidades desse Patrimônio Mundial, no Peru
Machu Picchu, em Peru
Um dos principais destinos turísticos do mundo: Machu Picchu - Fotos: Promperu

Machu Picchu foi descoberta em 1911 pelo americano Hiram Bingham, que virou nome de trem de luxo no Peru. Localizada em Cusco, está na lista de Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1983. A altitude de Machu Picchu é de 2.445 m, o que não impediu os incas de construírem sua cidade, com praças, plataformas de cultivo e templos, transportando e polindo imensos blocos de pedra. Essas são apenas algumas das curiosidades do lugar que venceu como Melhor Destino Turístico do Mundo, no World Travel Awards 2021, o Oscar do Turismo.

Antes da pandemia, recebia cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano, de acordo com dados da Promperu, órgão responsável pela divulgação do turismo no país. Considerando a popularidade e alta procura, é indicado comprar passeios e ingressos de Machu Picchu antes da viagem, ainda no Brasil. Aliás, recomenda-se garantir a entrada com antecedência, pois o sítio arqueológico tem limitação de visitantes por dia. Existe ainda a possibilidade de escolher uma excursão de 1 dia para Machu Picchu.

Melhor época e como chegar a Machu Picchu

Uma dúvida muito comum é a melhor época para fazer essa viagem ao Peru. Na região do Vale Sagrado de Machu Picchu, as temporadas se dividem entre seca (de abril a setembro) e chuvosa (de outubro a março). Maio, junho e julho são os meses com menor possobilidade de chuva, por isso, considerados a alta temporada em Machi Picchu.

Sabe aquela montanha que aparece em todas as fotos do destino peruano? Se chama Huayna Picchu, e é possível subir até o topo para tirar uma foto acima da cidade inca; seu pico fica a 2.720 m de altitude – veja aqui ingresso para a trilha de Huayna Picchu. Os atrativos principais do sítio arqueológico incluem ainda os templos do Sol e do Condor.

Para os que pensam em conhecer essa maravilha inca, sempre vale lembrar as recomendações para a visita: caminhar por percursos sinalizados, levar bebidas somente em cantil, não carregar alimentos nem comer lá, não subir nos muros, usar as lixeiras indicadas, ir em grupo de no máximo 20 pessoas, não perturbar as espécies da flora e da fauna local.

A Trilha Inca de 4 dias é uma das posibilidades para conhecer a fundo a região do Vale Sagrado. É indicada apenas para quem tem bom preparo físico porque, além dos dias de caminhada, há que se considerar a altitude de Machu Picchu, que dificulta a respiração para quem não está acostumado. Para a maioria dos viajantes, a melhor forma de visitar a cidade inca é tomar um trem de Cusco ou de Ollantaytambo.

Veja abaixo informações gerais sobre Machu Picchu, para programar sua visita:

VALE SABER

Horário: Geralmente, das 6h às 17h30

Ingresso: US$ 70. Na Get Your Guide, o ingresso de Machu Picchu para os primeiros horários do dia (6h, 7h e 8h), não reembolsável, sai por US$ 69.

Dicas: Reserve seu hotel em Cusco. De abril a outubro, a temperatura nessa cidade histórica do Peru fica em torno dos 20°C, com dias ensolarados, e uns 10°C à noite

Sites: Machu Picchu na Promperu; compre passeios e ingressos de Machu Picchu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *