Chocolate na Europa: 7 festivais para conhecer

O chocolate é a estrela de festivais na Europa. Há de degustações a tratamento estéticos nesses eventos em Óbidos, Perugia e Paris. Bélgica, Suíça, Inglaterra e Alemanha também estão na programação europeia

ATUALIZADO EM 6 DE ABRIL DE 2017

Os europeus são os maiores consumidores de chocolate do mundo. Por isso mesmo não espanta saber a quantidade de feiras e festivais temáticos organizados por eles durante todo o ano. Experimentar criações (leia-se comer, sem culpa nem frescura) ainda é o principal motivo que leva milhares de pessoas a lotarem praças e pavilhões nestes eventos.

A cada edição, quem os organiza tem a preocupação de levar ao público algo novo, revelador. Daí que já não soa mais estranho ver chefes de cozinha preparando pratos do dia a dia com chocolate entre os ingredientes nem esteticistas aplicando massa de cacau na pele em caráter terapêutico.

A seguir, listamos 7 festivais que fazem a alegria de muitos chocólatras:

 

1 > SALON DU CHOCOLAT (FRANÇA) E SEUS EDIÇÕES ALÉM DE PARIS

Salon du Chocolat, Paris, Desfile, Florencia Soerensen & Philippe Bernachon - Foto Divulgação
Foto: Divulgação

Renomado na indústria do chocolate, o Salon du Chocolat foi criado em Paris em 1994 e se espalhou pelas também francesas Marselha e Lyon e por Moscou, Bruxelas, Milão, Londres e Monaco. No total, incluído as edições em outros continentes também, o Salon du Chocolat já recebeu 7,4 milhões de visitantes em 31 cidades pelo mundo — chegou a ter uma edição em Salvador. Entre as atividades tem demonstrações de patisseriers e de chocolatiers, aulas, workshops, concursos de chocolatiers e até desfile de moda com roupas confeccionadas com a iguaria.

VALE SABER

Quando: Em 2017, de 28 de outubro a 1 de novembro em Paris — de 13 a 15 de outubro em Londres, com o nome de The Chocolate Show London

Site: salonduchocolat.fr

 

2 > ANTWERP CHOCOLATE WEEK (BÉLGICA)

Fotos: Antwerpen Toerisme en Congres/Visit Flanders/Divulgação
Fotos: Antwerpen Toerisme en Congres/Visit Flanders/Divulgação

Vários chocolatiers participam do evento na Antuérpia. É possível comprar um passe, que em 2016 custou 10 euros, e experimentar 10 unidades da iguaria. Com o livreto em mãos, o visitante passeia pelas ruas da cidade belga e vai parando nas chocolaterias.

VALE SABER

Quando: Em 2017, de 3 a 12 de março

Site: antwerpenkoekenstad.be

 

3 > FESTICHOC (SUÍÇA)

Entre Genebra e Lyon, a vila de Versoix abriga Le Festival du Chocolat, ou simplesmente Festchoc. Realizado desde 2005, o encontro tem participação maciça de fabricantes belgas e presença de alguns produtores da França. Demonstrações e degustações são as principais atrações do festival, que promove concurso de esculturas e um jogo de perguntas e respostas sobre chocolate.

VALE SABER

Quando: Em 2017, em 1º e 2 de abril

Site: festichoc.ch

 

 

4 > CHOCOLATE WEEK (INGLATERRA)

Dos mesmos organizadores do Salon du Chocolat, de Paris, o evento coloca lado a lado produtores artesanais e grandes fabricantes. Durante 7 dias, bares restaurantes e chocolatiers espalhados pelo Reino Unido criam produtos e receitas exclusivas com os melhores chocolates do mundo. O ponto alto do evento é o Chocolate Show, com palestras, workshops e demonstrações feitas pelos grandes nomes da arte do chocolate.

VALE SABER

Quando: Em 2017, de 9 a 15 de outubro, por todo o Reino Unido

Site: chocolateweek.co.uk

 

 

5 > FESTIVAL INTERNACIONAL DE CHOCOLATE (PORTUGAL)

Foto retirada do site do evento
Foto retirada do site do evento

Todo ano, perto da Páscoa, as ruas da pequena Óbidos exalam chocolate. Em 2016, a cidade portuguesa realiza a 14 ª edição do Festival Internacional de Chocolate. Adultos e crianças podem ver esculturas preparadas com a iguaria, assistir a shows de chefs executando receitas ou ainda participar de workshops.

VALE SABER

Quando: Em 2017, de 10 de março a 2 de abril

Site: festivalchocolate.cm-obidos.pt

 

6 > EUROCHOCOLATE (ITÁLIA)

A International Chocolate Exhibition, ou apenas Eurochocolate, exalta a combinação de música com chocolate na italiana Perugia. Nesta edição, o evento ganha uma área dedicada às crianças, com atividades e jogos. A loja online do festival vende, além de chocolates dos mais diferentes formatos, obviamente, capas para iPhone e iPad com forma de barras de chocolate.

VALE SABER

Quando: Em 2017, de 13 a 22 de outubro

Site: eurochocolate.com/ita/home.php

 

7 > CHOCOLART (ALEMANHA)

Todos os anos, a cidade universitária de Tübingen recebe produtores da África, das Américas do Norte e do Sul e vizinhos europeus para quatro dias de reverência ao chocolate. Come-se, bebe-se, aplica-se chocolate em massagens sobre a pele. O cacau ainda inspira pinturas, leituras sobre o tema e um teatro nada convencional.

VALE SABER

Quando: Em 2017, de 5 a 10 de dezembro

Site: chocolart.de

DEIXE SEU COMENTÁRIO