Cidade das Artes: Rio em Lego, projetos, música, teatro e livros

CENTRO CULTURAL NA BARRA - Foto: Nathalia Molina @ComoViaja
CENTRO CULTURAL NA BARRA - Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, reúne maquete do Rio em peças de Lego, projetos culturais e espetáculos de música e teatro. Prédio projetado pelo arquiteto francês Christian Portzamparc tem ainda uma Sala de Leitura, com 8.000 títulos e espaço infantil

ATUALIZADO EM 2 DE MARÇO DE 2018

De todos os novos edifícios que apareceram (e não foram poucos) na paisagem da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, a Cidade das Artes se destaca. A Olimpíada do Rio mudou a paisagem urbana nessa região da cidade. E um dos prédios mais emblemáticos dessa fase é esse edifício, que se ergue a 10 m do chão, é visto de longe, no contorno próximo ao Terminal da Alvorada.

O centro cultural reúne teatro, música, dança, literatura e artes plásticas. E ganhou em março de 2018 uma exposição permanente com 25 ícones cariocas feitos em Lego, entre eles Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Calçadão de Copacabana, Morro Dois Irmãos, Lagoa Rodrigo de Freitas, Sambódromo, Arcos da Lapa e Estádio do Maracanã. A maquete foi feita com quase 1 milhão de peças.

CENTRO CULTURAL NA BARRA – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

 

Como é o centro cultural na Barra

O prédio projetado pelo francês Christian Portzamparc — mesmo arquiteto que assina a Cité de La Musique, em Paris — foi concebido para ser a Cidade da Música, quase levou o nome do jornalista Roberto Marinho e, após adiamentos, finalmente foi inaugurado em 2013.

Ao todo, são 97.000 m² de área construída, duas salas de porte (Grande Sala, para 1.250 pessoas, e o Teatro de Câmara, com capacidade para 450 espectadores), espaços multiuso e 3 cinemas. A Sala de Leitura conta com cerca de 8.000 títulos. Tem espaço infantil, computadores, rede wifi e área de pesquisa.

Uma exposição permanente que deve agradar adultos e crianças é a maquete com 25 ícones cariocas. Doada pela Lego, foi construída com 947.000 pecinhas numa área aproximada de 20 m². Durante a Olimpíada, em torno de 85.000 pessoas viram a obra, então exibida no Boulevard Olímpico. Atualmente pode ser vista na Galeria, um dos espaços da Cidade das Artes: de quarta a sexta, do meio-dia às 18 horas; sábado e domingo, a partir das 10 horas.



Booking.com

 

O que fazer na Cidade das Artes

A programação é bem vasta. O prédio e a exposição permanente de Lego já fazem a visita valer. Mas fique de olho na programação, que recebe toques temáticos de acordo com o mês. No Ano Novo Chinês, por exemplo, meu irmão esteve por lá com a família. Viram a apresentação chinesa, e meus sobrinhos ainda tiraram uma foto com o leão e o dragão.

Em março, quando o dia 8 celebra a importância da mulher, o projeto Conversa Literária de 2018 inclui o tema entre os destaques, juntamente com a cidade do Rio de Janeiro e o poeta Castro Alves, aniversariantes do mês. A edição Poesia, Mulher e Cidade ocorre em 14 de março. Com entrada livre, o projeto é realizado toda quarta, às 15 horas.

Há várias atividades gratuitas na Cidade das Artes, aliás. Outra delas é o projeto Interlocuções: Psicanálise e Literatura, desenvolvido pelas psicanalistas Gilda Pitombo Mesquita e Marília Flores. Desde 2015, elas estudam obras literárias com os participantes. Neste ano (sexta, às 16 horas), o livro escolhido foi Colóquios sobre A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

 

[mc4wp_form id=”28979″]

 

VALE SABER

Endereço: Avenida das Américas, 5.300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Transporte: O complexo cultural oferece 750 vagas de estacionamento (carro e Barra são quase sinônimos) e a forma mais fácil de acessá-lo nesse caso é pela Avenida das Américas, sentido Recreio dos Bandeirantes.

Se for de ônibus, desça no Terminal Alvorada, que tem uma passagem subterrânea que sai dentro da Cidade das Artes.

Funcionamento: De terça a domingo, das 10 às 18 horas — em dias de espetáculo, o horário muda

Preço: Há atividades gratuitas e pagas; consulte a programação no site

Alimentação: Tem café e restaurante

Site: cidadedasartes.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *