Comida di Buteco: bares com petiscos em votação

Votação dos melhores petiscos reúne bares de todo o país no Comida di Buteco 2017. São Paulo e Rio somam 119 receitas concorrentes. Ao todo, 20 cidades participam da 18ª edição do concurso, que tem cereais como tema

ATUALIZADO EM 13 DE ABRIL DE 2017

O que começou como um evento para valorizar comidinhas tradicionais em bares de Belo Horizonte se expandiu para as quatro regiões do país e está presente hoje em 20 cidades brasileiras. Nossa, e pensar que no início dos anos 2000, a gente cobriu lá pela editoria de Turismo do Jornal da Tarde as primeiras edições, ainda só na capital mineira. Mas a ideia é mesmo muito legal (bem, eu não sei beber sem comer).

Cidades como São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Recife, além, claro, de Belo Horizonte, estão no mapa do Comida di Buteco, competição que elege os melhores petiscos entre frequentadores de botequins de todas as regiões do Brasil. Participaram da última edição do evento 500 bares, que venderam em torno de 390 mil tira-gostos. Cerca de 450 mil votos definiram o grande campeão.

BAR DO DAVID, NO RIO: MELHOR BOTECO DE 2016 – Foto: Reynaldo Peixoto / Imagem retirada do site oficial
BAIXO GAGO - Foto: Marcos Pinto/ Imagem retirada do site oficial
BAIXO GAGO, NO RIO – Foto: Marcos Pinto/ Imagem retirada do site oficial

O concurso volta a ter um tema previamente escolhido para que os bares apresentem suas criações. Em 2017, os cereais devem fazer parte das receitas concorrentes. Pelo segundo ano consecutivo, os petiscos que participam do concurso devem ser vendidos por, no máximo, R$ 25,90.

Os ‘butequeiros’ votam de acordo com quesitos determinados: tira gosto, higiene, atendimento e temperatura da bebida. A nota do público e a do júri valem 50% cada. Desde o ano passado, os 20 melhores bares participam da eleição nacional, em junho. Um júri especial visita cada estabelecimento para eleger então o grande campeão. Em 2016, o Bar do David, no Rio de Janeiro, faturou o título com o petisco Resurgência. Para tentar o bicampeonato, a aposta é no Saudosa Maloca.

No site oficial do Comida di Buteco você clica na cidade, depois em ‘Butecos’ para escolher o seu. Tem ainda a possibilidade de ver os participantes marcados num mapa, para decidir aonde ir de acordo com a região da cidade. Em São Paulo, participam 59 estabelecimentos; no Rio, 60; em Belo Horizonte, 49.

VALE SABER

Quando: Em 2017, de 14 de abril a 14 de maio

Site: comidadibuteco.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO