Comida di Buteco: bares com petiscos em votação

Comida-di-Buteco-Foto-retirada-do-site-oficial-do-evento (300x300)

Votação dos melhores petiscos reúne bares de todo o país no Comida di Buteco 2018. São Paulo e Rio somam 119 receitas concorrentes. Ao todo, 21 cidades participam da 19ª edição do concurso, que tem Floripa como estreante

ATUALIZADO EM 13 DE ABRIL DE 2018

O que começou como um evento para valorizar comidinhas tradicionais em bares de Belo Horizonte se expandiu para as quatro regiões do país e está presente hoje em 21 cidades brasileiras. Nossa, e pensar que no início dos anos 2000, a gente cobriu lá pela editoria de Turismo do Jornal da Tarde as primeiras edições, ainda só na capital mineira. Mas a ideia é mesmo muito legal (bem, eu não sei beber sem comer).

Cidades como São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Recife, além, claro, de Belo Horizonte, estão no mapa do Comida di Buteco, competição que elege os melhores petiscos entre frequentadores de botequins de todas as regiões do Brasil. Na edição deste ano, Florianópolis surge como estreante. Participam da 19ª edição do evento 600 bares, que venderam em torno de 390 mil tira-gostos. Cerca de 520 mil votos definiram o grande campeão. Pelo terceiro ano consecutivo, os petiscos que participam do concurso devem ser vendidos por, no máximo, R$ 25,90.

O concurso não tem tema previamente escolhido para que os bares apresentem suas criações. Ou seja, em 2018, vale a criatividade das cozinhas. Em Belo Horizonte, o Bar Palhares decidiu homenagear o narrador esportivo Fernando Sasso com o prato Tá no Filó: iscas de pernil empanado, cebolas crocantes e molho de pimenta com rapadura e cachaça. E foi batizado com o bordão criado pelo locutor mineiro para narrar gol durante as transmissões esportivas.

BAR PALHARES, EM BH: Tá no Filó — Homenagem a Fernando Sasso — Foto: Rodney Costa/Divulgação

Os ‘butequeiros’ votam de acordo com quesitos determinados: tira gosto, higiene, atendimento e temperatura da bebida. A nota do público e a do júri valem 50% cada. Desde 2016, os 20 melhores bares participam da eleição nacional, em junho. Um júri especial visita cada estabelecimento para eleger então o grande campeão. Em 2017, o Bar do Jão, em São Paulo, faturou o título com o petisco Bacalhau da Dona Arminda. Em busca do bicampeonato, o boteco que fica na Penha, zona leste da cidade, apresenta o petisco ‘Entre um queijo e outro, que tal um filezinho?’.

BAR DO JÃO, MELHOR BOTECO DE 2017: aposta deste ano é no filezinho com molho de queijo e pão italiano

No site oficial do Comida di Buteco você clica na cidade, depois em ‘Butecos’ para escolher o seu. Tem ainda a possibilidade de ver os participantes marcados num mapa, para decidir aonde ir de acordo com a região da cidade. Em São Paulo, participam 58 estabelecimentos; no Rio, 58; em Belo Horizonte, 50.

VALE SABER

Quando: Em 2018, até 13 de maio

Site: comidadibuteco.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *