Ganhei o prêmio da Comissão Europeia de Turismo de novo!

Texto e fotos de Nathalia Molina

Sonhos - Nathalia Molina @ComoViajaMeu filho, Joaquim, acordou hoje me dizendo que tinha sonhado algo mágico, mas que não podia me contar porque era segredo. Ele está nessa fase de fantasia, adorando ideias de mundos mágicos.

Tocamos nossa rotina normalmente, deixei o Joaquim na escola e segui para a minha caminhada. Nem sempre levo o celular, mas resolvi carregar para registrar qualquer nesga de raio de sol que surgisse.

Peguei o celular no bolso do casaco de moleton para aproveitar para checar emails. Enquanto o aparelho carregava um tanto de mensagens, uma pulou da tela: Resultado do 24º Concurso Europa de Jornalismo. Pensei: ‘Deve ter um arquivo em anexo com os nomes dos vencedores, vou ver quem ganhou desta vez’. Abri a mensagem e no corpo do email dei de cara com este texto:

Cara Nathalia

É com grande satisfação que informamos que você é uma das vencedoras do 24º Concurso Europa de Jornalismo, criado pela Comissão Europeia de Turismo na América Latina, formada pelos escritórios de turismo da Alemanha, Austria, Espanha, Irlanda, Itália, Portugal, República Tcheca e Suíça.

Nome do veículo: Como Viaja!

Categoria do Concurso: Melhor Reportagem na Internet

Data da publicação ou veiculação: 4 de dezembro de 2012

Título da matéria inscrita: Natal na Europa: Uma Viagem Encantada

Parabéns!!

Salvatore Costanzo Presidente CET América Latina

Diretor ENIT Agencia Nacional Italiana de Turismo

Quase tive um troço! Comecei a chorar no meio da rua (na verdade, no meio da esquina). Descontrolada pela emoção, só conseguia pensar numa coisa: ‘Ligar para o Fernando. Tenho de contar isso para ele’. Esse prêmio é dele também. É ele que cuida do nosso filho, da casa, de tudo, para que possa investir neste sonho que é fazer o Como Viaja!. Claro que nada disso me veio à cabeça na hora, só queria ligar para o Fernando. E chorava como uma louca no meio da rua.

Aí você pode se perguntar: ‘Tudo isso por causa de um prêmio?’ Sim. Muita gente é blasé com essa história de prêmios. Eu não sou não. Aliás, não sou blasé com nada mesmo. Eu fiquei zonza, e ainda estou sob o efeito dessa notícia. Nem nos meus melhores sonhos isso teria acontecido. Obrigada, Comissão Europeia de Turismo por reconhecer meu trabalho mais uma vez! Leia mais sobre mim e sobre a minha experiência como jornalista e blogueira.

Eu já tinha ganhado esse prêmio com o Como Viaja! em 2011, naquela ocasião era a segunda vez que eu vencia o Concurso Europa de Jornalismo (a primeira eu ainda trabalhava para o jornal Estado de S.Paulo), mas vencer com o blog teve um gostinho muito especial.

Positano, Costa Amalfitana, Italia, Foto Nathalia Molina www.comoviaja.com.brEm 2011, ganhei na mesma categoria de Melhor Reportagem na Internet, com o texto Costa Amalfitana de Ônibus, resultado de uma viagem sonhada que fiz com meu marido pela Itália — veja como foi a noite de entrega da placa comemorativa a bordo de um cruzeiro no Rio Danúbio. Isso foi logo no ano de estreia do blog. Nem consigo descrever a minha felicidade e o tamanho do incentivo. O prêmio me deu muito ânimo para seguir adiante com o Como Viaja!.

Mas nunca poderia imaginar vencer de novo o Concurso Europa de Jornalismo com outra reportagem do blog. Decidi me inscrever no prêmio porque gostei muito da série que fiz, Natal na Europa: Uma Viagem Encantada. Tem um enorme valor afetivo para mim. Eu amei ver aqueles mercados ao vivo, depois de editar textos anos seguidos sobre o assunto. Nem achei que fosse achar tão legal assim. Até estar lá, diante daquele brilho, daquela festa, sentindo o astral das pessoas nessa época.

Mercado de Natal, Alemanha, Regensburg, Europa - Foto Nathalia Molina @ComoViaja

Eu só lembrava do Joaquim. Ele é louco por Natal — desde que fiz essa viagem, em 2011, ele pede outro calendário do Advento, com as janelinhas para abrir dia a dia à espera do 24 de dezembro. Por isso, quando voltei, resolvi fazer essa série para ele. Escrevi O Natal na Terra de Reis e Rainhas, em forma de historinha infantil como os enredos malucos que eu inventava à noite para meu filho quando ele era menorzinho.

Agora, ele tem quatro anos. Também inventa muitas histórias e me ajuda a seguir criando as minhas. Obrigada pela inspiração, filho. Ah, Quim, me conta aquele segredo do sonho mágico?

Mercado de Natal, Alemanha, Biscoito, Europa - Foto Nathalia Molina @ComoViaja

10 Comments

  1. Andréa

    Nath! que emocionante! ontem vc falou e eu vim hoje dar uma fuçada no seu blog! Te desejo todo o sucesso do mundo! um super beijo Andréa

    • Alexandra, muito obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso!

      Adoro teu blog e tuas dicas!

      Volte sempre,

      Nathalia

  2. Andrea Revoredo

    Parabens Natalia! Merecido prêmio. Leio sempre suas matérias! São excelentes! Beijão

    • Andrea, obrigada pelo carinho de sempre e por me acompanhar desde o início do Como Viaja!
      Beijo grande

  3. Que legal, darling! parabéns mil pra vc, viu? e parabéns duplo, aliás, a começar por lembrar de se inscrever para os prêmios, que é algo que nunca consegui me organizar pra fazer hahahaha Parabéns! :*

  4. carol

    Que história emocionante! Adorei

    • Carol, fico feliz em saber que você gostou!
      Obrigada, volte sempre!

DEIXE SEU COMENTÁRIO