Como é feito o xarope de maple

Quem vai a Québec, no Canadá, om crianças pode seguir essa dica da minha irmã, Carla Molina: ver como é feito o xarope de maple. Para isso, é possível visitar uma cabane à sucre. O que é isso? Ao pé da letra seria algo como casa de açúcar (fofo, não?), mas na prática é a fazenda de um produtor do famoso xarope, em Québec chamado de sirop d’erable, já que a província fala francês. Leia mais sobre o xarope de maple e sobre a folha da bandeira que é símbolo do Canadá.

A PEQUENA JULIA CURTINDO O PASSEIO - Fotos: Carla Molina/Arquivo Pessoal
A PEQUENA JULIA NO PASSEIO – Fotos: Carla Molina/Arquivo Pessoal

A cada ano, minha irmã leva meus sobrinhos para conhecer uma cabane à sucre. Vão aqui as dicas dela:

“A tradição de cabane à sucre começou para festejar o fim do inverno e para comemorar o início das atividades para a próxima colheita.

Em geral, cabana à sucre que se preza tem um almoço, com omelete, presunto, feijão e batatas. As sobremesas variam um pouquinho de uma para outra, mas são sempre baseadas no sirop d’erable. Você não vai encontrar um bolo de chocolate, por exemplo. Geralmente são coisas como bolinho de chuva, e você rega com o sirop.

ALMOÇO EM FAMÍLIA

 

Fora isso, algumas oferecem passeios pelo campo d’erable, passeio de charretes e animais para você ver.

PASSEIO NA FAZENDA PRODUTORA DE ERABLE

Existem cabanes mais comerciais e outras mais familiares. Eu prefiro as menores, a gente se sentiu mais à vontade para aproveitar o lugar com calma. Em todas as cabanes há o tire d’erable, um pirulito de erable feito na hora. Fica lá uma pedrona de neve, e eles esquentam o xarope e vão jogando de pouquinho em pouquinho na neve. Daí quem quiser pega um palitinho e vai enrolando para fazer seu pirulito. É bem legal!”

XAROPE NO GELO

No site do Les Cabanes à Sucre du Québec, as cabanes à sucre estão divididas em links por região da província de Québec. Estes sites citados são em francês, sem versão em inglês.

Mas a língua não chega a ser um impedimento para visitar um produtor de maple, já que a ideia é participar das atividades e contemplar o lugar.

2 Comments

  1. Carla

    Ameiiii! Mas ja jà o frio vai chegar e mandarei dicas de passeios no inverno com crianças! Mas jà adianto que à juju vai ter sua iniciaçao no ski e patins de gelo. O Rafa vai tem que esperar mais um aninho

    • Que legal!! Quero só ver a Juju na neve!

      Oba, dicas de passeios com crianças no inverno de Québec!

      Adorei ver seu comentário por aqui, Carlota. Fico feliz que tenha gostado do post. Obrigada pela dica, beijão!

       

DEIXE SEU COMENTÁRIO