Playmobil: 7 curiosidades sobre os bonecos

Quando e onde os bonecos Playmobil tiveram origem, recorde de vendas, temas do brinquedo, novidades previstas: leia 7 curiosidades. Conheça também a evolução das figuras e as novidades para 2017

ATUALIZADO EM 9 DE ABRIL DE 2017

Nós estivemos no Playmobil FunPark, na cidade alemã de Zindorf, e nos divertimos muito em família. Por isso, recomendamos o parque do Playmobil na Alemanha para um passeio pertinho de Nuremberg com crianças. Mas se prepare para resistir às compras. Foi impossível não passar na lojinha no fim do passeio e trazer uns sets para casa. Desde então, os bonecos estão entre os brinquedos preferidos do nosso filho, Joaquim. Se você também curte Playmobil, descubra quando e onde tiveram origem, recorde de vendas, temas e novidades previstas para 2017, entre outras curiosidades sobre o brinquedo, que já passou dos 40 anos, celebrados em 2014.

JOAQUIM BRINCANDO COM PLAYMLOBIL NO HOTEL EM NUREMBERG, NA ALEMANHA – Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

 

1 > ORIGEM DO BRINQUEDO

Os bonecos Playmobil surgiram na Alemanha e até hoje são fabricados pela geobra Brandstätter GmbH & Co.KG, empresa da Baviera. A matriz da companhia está localizada na cidade de Zindorf (vizinha a Nuremberg), onde também fica o Playmobil FunPark. O brinquedo foi desenhado por Hans Beck a pedido de Horst Brandstätter, e lançado em fevereiro de 1974, durante a renomada Feira Internacional de Brinquedos de Nuremberg. Na ocasião, o holandês Hermann Simon esteve no evento e se encantou com os bonequinhos.

2 > RECORDE DE VENDAS DE PLAYMOBIL

O holandês fez uma encomenda equivalente a 1 milhão de marcos alemães. Um visionário aquele vendedor de brinquedos. Em 2016, a empresa registrou 611 milhões de euros em vendas em todo o mundo. O brinquedo é encontrado atualmente em cerca de 100 países — 70% da produção é exportada.

VISITAMOS TAMBÉM A SEÇÃO DO PLAYMOBIL NA GALERIA GAUFHOF, LOJA DE DEPARTAMENTO EM MUNIQUE

 

3 > QUANTIDADE DE BONECOS FABRICADOS

Desde a criação do Playmobil, foram vendidos aproximadamente 2,9 bilhões de bonequinhos. Se estivessem de mãos dadas, dariam a volta ao mundo 3,6 vezes. São encontrados atualmente em cerca de 100 países, e a cada segundo 3,2 figuras de Playmobil são fabricadas.

SETS COMPLETOS OU SÓ BONECOS INDIVIDUAIS SÃO VISTOS NAS PRATELEIRAS

 

4 > PRODUÇÃO DOS BRINQUEDOS NA EUROPA

Em torno de 70% dos brinquedos do mundo são produzidos na Ásia. A Brandstätter contraria essa tendência e mantém suas 5 fábricas na Europa: na Alemanha (são 2: em Zindorf e Selb), em Malta, na República Tcheca e na Espanha. Dos 4.283 funcionários da Brandstätter no mundo, 2.405 deles trabalham na Alemanha. Além do escritório-matriz em Zindorf, a companhia mantém subsidiárias em 13 países, localizados na Europa e na América do Norte.

Um Playmobil tradicional tem 7,5 centímetros de altura e é composto por sete peças (sem contar acessórios). Desde 1976, essas figuras básicas são fabricadas em Malta – cerca de 100 milhões por ano.

 

TRIO DE ARBITRAGEM: ACESSÓRIOS INCORPORADOS AO BONECO BÁSICO, COM 7,5 CM DE ALTURA

Compre brinquedos online na Ri Happy , na PBKids ou na Abra Cadabra*

 

5 > EVOLUÇÃO DAS FIGURAS E NOVIDADES PREVISTAS

Os primeiros bonecos eram construtores, cavaleiros e indígenas originários dos Estados Unidos. As figuras e os acessórios foram se diversificando ao longo dos anos — os de praia, por exemplo, vieram apenas em 2010. Com a evolução da tecnologia, já em 1982, os bonecos puderam ganhar também tons de pele e mãozinhas que giram. Mas a primeira figurinha barriguda apareceu em 1987, com o capitão dos piratas (que usa um chapéu típico). O Papai Noel do Playmobil foi lançado em 1995, 5 anos depois da linha 1.2.3, indicada para pequeninos a partir de 1 ano e meio.

Ano a ano, a marca lança edições temáticas. Para 2017, estão previstos bonecos Playmobil nas versões dos filmes Como Treinar seu Dragão e Os Caça-Fantasmas.

PAREDE COM VERSÕES DE BONECOS NA LOJINHA DO PLAYMOBIL FUNPARK, EM ZINDORF

 

6 > TEMAS E VERSÕES ENCONTRADOS

As crianças dispõem de brinquedos Playmobil em aproximadamente 30 temas, em cerca de 5.100 versões. Os temas incluem assuntos como vida urbana (City Life e City Action), Velho Oeste (Western), férias de verão (Summer Fun) e esportes (Sports & Action).

A linha de futebol, com os bonecos capazes de chutar uma bolinha, foi lançada em 2006, ano da Copa do Mundo da Alemanha. Já a de hóquei — que diverte meu sobrinho Rafael no Canadá; aos 4 anos, já muito fã do esporte nacional de seu país — surgiu no primeiro semestre de 2015.

CRIANÇAS JOGANDO FUTEBOL DE PLAYMOBIL NA ÁREA COBERTA DO PARQUE, PERTO DE NUREMBERG

 

7 > PLAYMOBIL PARA MENINAS

No Brasil, os bonecos Playmobil estão muito associados ao universo dos meninos. Mas há até bonecas com vestidinhos para trocar, criadas em 2013. O primeiro boneco com figura feminina foi lançado pela empresa alemã muito antes, em 1976. Depois de 5 anos, a companhia passou a fabricar meninos e meninos, com 5,5 cm de tamanho, e bebês, de 3,5 cm. Mas a boneca grávida surgiu apenas em 2012.

Quando estivemos na Alemanha, em 2014, as prateleiras estavam cheias de caixas com sets femininos. Trouxemos umas caixinhas para dar de presente. Princesas e mães com bebês eram algumas das bonequinhas à venda. Os temas onde o rosa predomina são Princess (Castelos e Princesas), Fairies (Contos de Fada) e Dollhouse (Casa de Boneca). No Brasil, esses brinquedos já aparecem nas lojas.

CAIXINHAS COM 1 UNIDADE, TANTO COM BONECOS QUANTO COM BONECAS, À VENDA NO PLAYMOBIL FUNPARK

*Quando você compra na Ri Happy , na PBKids ou na Abra Cadabra, um percentual do valor é repassado ao Como Viaja. Assim, você contribui para que a gente continue a escrever aqui. Conheça outros parceiros do Como Viaja, que oferecem passagens, hotéis, guias e reservas de atrações

DEIXE SEU COMENTÁRIO