Comidas e doces da Expoflora, a festa das flores de Holambra (SP)

O que comer na Expoflora, a festa das flores de Holambra (SP): prove comidas típicas e doces inusitados, do pannekoek ao appleboem. Uma lista de sugestões para matar a fome e conhecer receitas holandesas

ATUALIZADO EM 24 DE AGOSTO DE 2017

A comida disponível na Expoflora lembra um pouco a culinária alemã, com o uso de muita carne de porco, salsicha, variações de batata e purê de maçã, por exemplo. Você encontra de eisbein (joelho de porco) a vis holand, peixe à moda holandesa servido de duas formas: frito ou preparado como sardinha fresca defumada.

Quando visitamos a festa da flores, em Holambra, decidimos guardar a barriga para provar um monte de guloseimas, já que os restaurantes costumam preparar receitas exclusivas para o período da feira.

Na parte da comida, com tanto nome diferente e diversas opções de lanche, fica sempre a dúvida: o que provar? A relação abaixo dá uma ideia do que você pode encontrar. De quebra tem a avaliação do que experimentamos durante nossa visita.

 

Expoflora, Festa das Flores em Holambra, São Paulo - Nathalia Molina @ComoViaja
MARTIN HOLANDESA, TRADIÇÃO NA EXPOFLORA – Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

LEIA OUTROS TEXTOS RELACIONADOS À EXPOFLORA


1 > POFFERTJES

Para mim, a melhor coisa que comi na Expoflora, na doceria Casa Bela. Um troço de bom! As panquequinhas (com uns três dedos de diâmetro) são tão fofas… Dá uma olhada na última foto deste post para ver as bolinhas assadas. Pedi com morango e chantily. Vale cada caloria adquirida. Ah, já ia esquecendo. Os poffertjes (ou fofinhos) surgiram na França de Napoleão, mas passaram a ser fartamente consumidos na Holanda a partir do século 18.

Expoflora, Festa das Flores em Holambra, São Paulo - Nathalia Molina @ComoViaja
POFFERTJES – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

2 > STROOPWAFEL

O biscoito é formado por dois discos de massinha recheados com caramelo. Não provamos lá. Tive medo de comprar uma caixinha com dez porque achava que seria muito doce, mas meu marido insistiu na ideia. Ainda bem! É delicioso, a doçura do caramelo é na medida. A tradição manda pôr o biscoito acima de uma caneca com algo quente, como café, chocolate ou chá. Assim o biscoito amolece um pouquinho antes de você comê-lo. Posso falar? Gostei mais dele crocante! O stroopwafel foi criado em Gouda, a mesma cidade que dá nome a um dos mais famosos queijos da Holanda.

STROOPWAFEL – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Em 2017, a doceria Oma Bappie apresenta o tradicional biscoito recheado de caramelo coberto por chocolate.

STROOPWAFEL, DO OMA BAPPIE – Foto: Divulgação

 

3 > PRATO DO OPA

A Casa Bela Restaurante prepara filé mignon acompanhado por três tipos de purê (batata, cenoura e gorgonzola), molho de maça verde e cebola em conserva. A porção serve duas pessoas. Em holandês, Opa quer dizer vovô. Se alguém experimentar, conte aqui o que achou.

PRATO DO OPA – Foto: Divulgação

 

4 > PANNEKOEK

Lembra uma panqueca. Comi uma com batata rosti, e meu marido provou com alho poró. As duas levavam queijo gouda. Achamos gostoso, mas não sensacional. Ah, se não estiver com muita fome, divida com alguém porque a massa com o recheio cobre o prato inteiro e enche bem. Se quiser causar uma boa impressão e mostrar intimidade com o idioma, pronuncie panecuque.

Expoflora, Festa das Flores em Holambra, São Paulo - Nathalia Molina @ComoViaja
PANNEKOEK – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

5 > BATATA NO CONE

Vale pela embalagem curiosa, que é tradição na Europa. O Joaquim curtiu a porção só de batata, mas há também a opção de combos (por exemplo, batata frita e tirinhas de frango à milanesa). Vale só pelo apelo da batata frita na embalagem incomum.

Expoflora, Festa das Flores em Holambra, São Paulo - Nathalia Molina @ComoViaja

 

6 > APPLEBLOEM

A applebloem (flor de maçã) é a aposta da Confeitaria Martin Holandesa. A foto revela um doce tão lindo que dá até pena de comer.

APPLEBLOEM – Foto: Divulgação

 

7 > FLOR DA TERRA

Novidade da Casa Bela para a edição 2017 da Expoflora. O vasinho tem recheio de bolo de chocolate triturado com brigadeiro de hortelã, decorado com uma rosa de biscoito.

FLOR DA TERRA – Foto: Mateus Lustosa/Divulgação

 

8 > TORTA TOFFEE COM GANACHE

Outra criação da Casa Bela para a 36 edição da festa das flores de Holambra. Com massa que leva amêndoas na composição e recheio de de caramelo toffee, a torta ganha cobertura de ganache de chocolate meio amargo e especiarias.

TORTA TOFFEE COM GANACHE DE ESPECIARIAS – Foto: Mateus Lustosa/Divulgação

 

9 > HOLANDSE VERBOGEN

Yes, eles têm escondidinho! Esse aqui leva pedaços de eisbein desfiado, três tipos de salsicha (schüblig, cervela e weisswurst) e escarola entre outros ingredientes que dão a cremosidade típica ao prato. À venda na Martin Holandesa.

HOLANDSE VERBOGEN – Foto: Divulgação

10 > PICOLELÉ

Não, não digitei errado. Deu foi a louca na sorveteria Vanilla Ice, que deixou bases prontas de picolés para a criançada cobrir com o que quiser. Os sabores são baunilha, pistache, avelã, chocolate, caramelo e menta estão à disposição da molecada. Dá para cobrir com chocolate ao leite ou branco e confeitar com castanha, coco, cereais, amendoim, confeitos coloridos, granulado ou farofa crocante. Acha pouco? A sorveteria traz este ano duas novidades: os sabores beterraba e bacon para os não ortodoxos em matéria de sorvete.

PICOLELÉ – Foto: Divulgação

2 Comments

    • Huummm, que delícia de post, Fernanda! Eu adorei stroopwafel, vou provar os que você indica!

DEIXE SEU COMENTÁRIO