Expoflora, em Holambra (SP): 9 dicas do que fazer na festa das flores

Dicas da Expoflora, festival das flores de Holambra: melhor horário para chegar, o que comprar e onde ver dança e chuva de pétalas. Tudo para você aproveitar a feira mo interior paulista 

ATUALIZADO EM 21 DE AGOSTO DE 2017

Com cerca de 300 mil visitantes a cada edição, a Expoflora, festival das flores de Holambra (SP), é bem disputada. Por isso, baseados em nossa experiência na feira no interior paulista, reunimos 9 dicas para você saber o que fazer e aproveitar o melhor da Expoflora.

Expoflora, Festa das Flores em Holambra, São Paulo - Nathalia Molina @ComoViaja
Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

1 > MELHOR HORÁRIO PARA CHEGAR

A festa começa às 9 horas. Para aproveitar o lugar mais vazio, vá logo no começo do dia. Nossa ideia era chegar às 10 horas, acabamos entrando perto das 11h30. Tinha bastante gente, mas o pico do movimento foi mesmo à tarde, entre 13h30 e 16h30.

2 > MELHOR FORMA DE COMBATER O CALOR

Pare nos jardins com fontes para abastecer a garrafinha de água, dar uma refrescada e apreciar a beleza das orquídeas. Exagere nos líquidos.

Ah, refrigerante, suco e água de coco que compramos estavam estupidamente gelados (#adoro). Aproveite a hora em que todo mundo almoça (você vai saber pelas filas nos restaurantes) para tomar um sorvete.

Expoflora, Festa das Flores em Holambra, São Paulo - Nathalia Molina @ComoViaja3 > MELHOR HORÁRIO PARA COMER

Não faça como nós (e as torcidas de todos os times juntos): não vá comer na hora do almoço. A gente ainda tentou evitar a fila, fazendo nosso pedido de pannekoek (espécie de panqueca holandesa) na área da lanchonete e não no salão do restaurante Pannekoek Huis. Você se senta naquelas cadeiras de plástico, para a gente estava bem. Mas uma confusão da atendente fez a gente esperar cerca de 40 minutos para comer — havia vários pratos parados lá no balcão quando meu marido foi perguntar se ainda demoraria muito. Coma antes das 13 horas ou espere até depois das 15 horas (quando as filas se transferem para as docerias e sorveterias).

Ainda com relação à alimentação, alguns leitores perguntam sobre quanto se gasta, em média, na Expoflora. Essa conta fica difícil de ser feita porque varia de pessoa por pessoa.

4 > MELHOR PALCO PARA ASSISTIR À DANÇA HOLANDESA

São cinco palcos na feira. Os bailarinos começam a se apresentar a partir das 14 horas. É lindo, vale ver em qualquer um deles. Mas, para mim, o melhor ponto para ver a dança holandesa é o Palco dos Lírios porque tem gramado perto.

Dá para se sentar com as crianças e observar a coreografia na sombrinha das árvores. E até gravar debaixo das árvores como fez meu marido.

LEIA OUTROS TEXTOS RELACIONADOS À EXPOFLORA

5 > MELHOR PONTO PARA SENTIR A CHUVA DE PÉTALAS

Ver você pode ver de qualquer lugar do alto do espaço. Mas, se quiser ficar embaixo da chuva, prepare-se para encarar a multidão que se posiciona em frente à grande caixa de onde o canhão sopra as pétalas. Só não faça isso se não estiver a fim de voltar com pétalas até dentro da roupa!

Expoflora, Festa das Flores em Holambra, São Paulo - Nathalia Molina @ComoViaja

6 > MELHOR ROUPA PARA TOMAR BANHO DE PÉTALAS

Estranhou o item? Pois meu filho estava com uma camiseta clarinha e voltou toda manchada de tons de rosa. Meu tênis de salto branco voltou rosinha também – aliás, tênis é o calçado mais indicado pelo tanto que se anda. Já lavamos tudo e não me incomodei, mas é bom avisar para quem não quiser ter nenhum item manchadinho no fim do dia. Para mim, valeu a emoção.

7 > MELHOR HORÁRIO PARA VER A EXPOSIÇÃO E A MOSTRA SEM PROCISSÃO

Uma coisa importante a saber é que a Mostra de Paisagismo e a Exposição de Arranjos estão conectadas por um percurso só, ou seja a segunda é continuação da primeira. Então, você entra ali e vai seguindo o fluxo. No meio do dia, a quantidade de gente faz do trajeto uma procissão.

Depois da Chuva de Pétalas, o caminho costuma ficar mais vazio. Visitamos perto das 16 horas e também conseguimos andar sem problemas porque muita gente já estava se dirigindo para a área da Chuva de Pétalas. Ir logo cedinho também pode ser uma boa ideia. Se alguém esteve lá nesse horário, conta para a gente se estava tranquilo de andar.

Expoflora, Festa das Flores em Holambra, São Paulo - Nathalia Molina @ComoViaja

8 > MELHOR COMPRA DA FESTA

A caixinha de biscoitos Stroopwafel da doceria Martin Holandesa é sucesso total, tanto para comer em família quanto para dar de presente. Outra compra bacana são os enfeites de louça, como pares de sapatinhos holandeses (vi uns fofinhos por R$ 8) e miniaturas de moinhos. E, claro, flores! As opções são muitas no Shopping das Flores.

Expoflora, Festa das Flores em Holambra, São Paulo - Nathalia Molina @ComoViaja

9 > MELHOR HORÁRIO PARA IR EMBORA

Para evitar congestionamento, não vá logo depois da Chuva de Pétalas. Se estiver cansado para encarar a Mostra de Paisagismo e a Exposição, dê um tempo numa lanchonete. Nós saímos de lá por volta das 18h30 e não pegamos engarrafamento na saída.

18 Comments

  1. Infelizmente uma festa bonita se transformou num assalto, 38,00 para estacionar, 46,00 para entrar ao não ser que vc encontre alguns malandros vendendo ingresso por 25,00, almoço ruim por 30,00 sem lugar p sentar, água mineral 500ml 5,00, sem contar as flores mais caras que no mercado da esquina da sua casa, sem contar a sonegação fisca, pois ninguém emite cupom fiscal, será que na Holanda eles fazem isso também?

    • Milton, obrigado por compartilhar com outros leitores a sua experiência na festa, principalmente a questão dos cambistas.
      Como a gente sempre diz por aqui, a Expoflora não é um programa barato de ser feito. Dá para economizar nas entradas comprando os ingressos antes do começo da realização da festa, como era possível ser feito no início do ano, quando os descontos chegavam a 63%.
      Volte aqui mais vezes e siga o Como Viaja nas redes sociais: procure por @ComoViaja

  2. Adeleide N Coimbra Moreira

    Q a média com gastos em alimentação na Explflora?
    Obrigada!

    • Adelaide,

      Agradecemos pela sua participação!
      Não temos como calcular esse tipo de gasto. Como explicamos no texto, são muitas as opções de alimentação espalhadas pela festa, de fast food a restaurantes à la carte.
      Volte mais vezes aqui ao Como Viaja, que nas redes sociais é encontrado como @ComoViaja.

    • Maria Dalva Gasque

      Pela 1 vez que fui amei tudo, mas uma dica seria jogar as pétalas de helicóptero

      • Oi, Maria, é uma boa dica. Eles fazem a chuva de pétalas de helicóptero em cima da feira toda, no fim da tarde, mas fazer naquela área onde é realizada a chuva de pétalas normalmente poderia mesmo alcançar mais gente.
        Agradecemos seu comentário, volte mais vezes. E busque @ComoViaja nas redes para seguir a gente.

  3. rapha

    Oi, gostaria de saber se pode entrar com alimento na feira?

    • Obrigado pelo comentário! Não é permitido entrar com alimentos na Expoflora.

      Volte sempre por aqui e siga a gente nas redes: busque por @ComoViaja

  4. Valdirene

    Oi ganhei ingresso dos trabalhadores da coca cola estes vale e se crianças de que idade paga

    • Oi, Valdirene, só temos informações sobre a venda de ingressos para o público em geral.
      Em casos como esse de convites, o indicado é perguntar mesmo para quem deu os ingressos.

      Volte sempre ao Como Viaja! E siga a gente nas redes: busque por @ComoViaja

  5. Aline

    Todo final de semana acontece a chuva de pétalas?

    • Oi, Aline, sim, a chuva de pétalas rola todo dia durante a Expoflora, às 16h30.
      Nos últimos sábados e domingos, tem uma a mais, às 17h30, em que as pétalas são jogadas de um helicóptero sobre a área do evento. Aproveita para ler também todas as informações gerais para visitar a Expoflora, festa de Holambra:

      Volte sempre ao Como Viaja! E siga a gente nas redes: busque por @ComoViaja

  6. Leny

    Boa tarde,
    adorei suas informações.
    Me falaram que próximo a Hombra existem cidades otimas para uma visitinha e principalmente para compras. Você tem alguma dica?
    Obrigada
    Leny

    • Que bom que gostou das dicas, Leny!
      Pertinho de Holambra, a uns 20 km, fica Jaguariúna, onde tem uma estação da maria-fumaça. Já fizemos o passeio de ida e volta, saindo de lá para Campinas. Mas na época achamos que o sentido contrário é mais vantajoso porque não tem muito o que fazer na estação de Campinas enquanto se espera o trem para a volta. Já a estação de Jaguariúna era bem estruturada, com restaurante.
      Mas, se sua ideia for compras, talvez seja melhor ir a Pedreira (cerca de 35 km de Holambra), para ver as lojas de porcelana e utensílios para casa, ou a Serra Negra (em torno de 60 km de Holambra), para malhas e doces em compota.
      Volte sempre e se inscreva em http://madmimi.com/signups/90213/join para receber as novidades do Como Viaja por email.

  7. kelen

    Agradeço as dicas…vão ser muito proveitosa pra mim!!! Valeuuu

  8. ótimas dicas, sou de Campinas mas só fui na Expoflora 1 vez, durante a semana há muito tempo rs. Adoro mesmo visitar Holambra fora da festa, pq a cidade é muito fofa!

    • Que legal seu comentário, Fernanda, obrigada!

      Eu estou para ir a Holambra fora da festa também. Deve ser linda!

DEIXE SEU COMENTÁRIO