Berlim de chocolate: Fassbender & Rausch reproduz pontos turísticos

No nosso roteiro pela Alemanha, fomos à chocolateria Fassbender & Rausch, com os pontos turísticos de Berlim em forma de chocolate. Fica numa das esquinas da Gendarmenmarkt, bonita praça da capital alemã

ATUALIZADO EM 15 DE DEZEMBRO DE 2017

A união de duas famílias produtoras de chocolate fez surgir em Berlim um dos endereços mais gostosos da Alemanha. De frente para a Gendarmenmarkt fica a Fassbender & Rausch. De dia, o prédio por si só impõe respeito. À noite, as luzes que atravessam as grandes vidraças deixam a loja ainda mais bonita. Os pontos turísticos da capital alemã, como a Torre de TV de Berlim e o Portão de Brandemburgo, viraram esculturas de chocolate.

 

Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja
FACHADA NA PRAÇA DE BERLIM – Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Fassbender & Rausch, Berlim, Chocolate, Alemanha, Gendarmenmarkt - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (4) (754x1024)

Lá dentro prevalece o requinte: nas prateleiras, nas vitrines, no uniforme dos funcionários (havia até um sujeito de cartola circulando pelo salão, solene como o ambiente).

São caixas, tubos, saquinhos, latas. Bombons, trufas, finas placas (crocantes ou não), tudo feito com matéria-prima vinda da Venezuela, da Costa Rica ou de Papua Nova Guiné. Ao todo, em torno de 200 variedades de doces à base de chocolate estão disponíveis para quem quiser comer, beber ou simplesmente olhar.

Fotos: Nathalia Molina @Como Viaja

Chamam atenção as réplicas avantajadas de cartões-postais de Berlim. A Gedächtniskirche, igreja memorial do Kaiser Guilherme — quase destruída totalmente por bombas dos Aliados durante a Segunda Guerra — é rica em detalhes. O Portão de Bradenburgo, o Reichstag (prédio do parlamento alemão) e a Torre de TV também estão entre as esculturas da Fassbender & Rausch, que atraem visitantes.

O que comer na Fassbender & Rausch

Capricho e inventividade andam lado a lado. Um elegante sapato feminino de salto alto, em tamanho natural, é feito de chocolate escuro com detalhes em chocolate branco. E o que dizer então de um menu todo composto por receitas que levam chocolate, da entrada à sobremesa? Desde 2006, o restaurante capitaneado pelo chef Michael Meier serve pratos como o steak com palitos de babata doce e chocolate 65%, acompanhado de salada ao molho de cranberry.

Nathalia, Joaquim e eu visitamos a chocolateria num fim de semana, quando o restaurante não abre. Tomamos um café e provamos as tortas de tiramissú com raspas de chocolate e de manga com chocolate branco.

Fassbender & Rausch, Berlim, Chocolate, Alemanha, Gendarmenmarkt - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (18) (758x1024)

Faltava um mês para a Páscoa, mas já havia caixinhas e coelhos à venda por toda a loja. Diferentemente do Brasil, é tradição na Alemanha presentear com ovinhos pequenos na hora de desejar Frohe Ostern (Feliz Páscoa).

Fassbender & Rausch, Berlim, Chocolate, Alemanha, Gendarmenmarkt - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (11) (931x1024)

VALE SABER

Endereço: Charlottenstrasse, 60, Berlim — fica na esquina com Mohrenstrasse

Transporte: De metrô, desça na estação Stadtmitte, pegue a saída da Friedrichstrasse e vá em direção à Kronenstrasse e vire nela à direita. Você vai andar pouco mais de 100 metros antes de virar à esquerda na Charlottenstrasse, a rua onde fica a Fassbender & Rausch

Funcionamento: Diariamente, a loja abre das 10 às 20 horas — domingo abre 1 hora mais tarde.

O café funciona todos os dias, entre 11 e 20 horas; e o restaurante, de terça a sábado, do meio-dia às 19 horas (fecha no domingo e na segunda)

Site: rausch.de

DEIXE SEU COMENTÁRIO