Festa da Colônia de Gramado 2019: programação grátis e dicas

Gramado faz a Festa da Colônia todo ano, com programação grátis que homenageia tradições de imigrantes alemães, italianos e portugueses
Imigrantes tem cultura celebrada na Festa da Colônia de Gramado - Fotos: Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação
Imigrantes tem cultura celebrada na Festa da Colônia de Gramado - Fotos: Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação

ATUALIZADO EM 10 DE ABRIL DE 2019

Comida, música, trajes e danças típicas de imigrantes da Serra Gaúcha estão na programação da 29ª Festa da Colônia de Gramado, em 2019. O evento celebra as raízes e as culturas de produtores rurais do sul do país. Tradições de alemães, italianos e portugueses que moldaram essa região do Brasil podem ser conhecidas, com entrada grátis, assim como ocorre na Páscoa em Gramado e em alguns eventos do Natal Luz Gramado.

A festa, que costuma atrair em torno de 300 mil pessoas nos dias de evento, é realizada nos pavilhões do ExpoGramado, o centro de exposições da cidade. Mas a cidade de Gramado toda se envolve na celebração à cultura dos imigrantes. As ruas recebem decoração temática e espantalhos, em homenagem à característica rural da festa.

Decoração nas ruas presta homenagem às tradições rurais

Imigrantes que foram para Gramado

Na festa, bandinhas diversas animam o público, que também pode assistir a espetáculos de dança com grupos em trajes típicos dos imigrantes da Serra Gaúcha. Durante a celebração dos hábitos do interior de Gramado,  também são realizados jogos rurais, oficinas culturais e desfile de carretas.

[booking_product_helper shortname=”mapa gramado”]

Os visitantes da Festa da Colônia de Gramado encontram produtos coloniais, como cucas simples e em versões de chocolate e de frutas, por exemplo; pães de milho, de aipim e com linguiça; e apfelstrudel (folheado de maçã tradicional entre os doces típicos da Alemanha).

Quem quiser provar algumas das delícias regionais pode experimentar cervejas e pratos típicos na Bier Platz, área para alimentação. O item mais consumido (cerca de 78 mil unidades) é o bolinho de batata, feito pela família Fassbinder, descendentes de alemães da comunidade de Linha Serra Grande.

Feira de produtos regionais

Além de provar pratos típicos e assistir a apresentações de dança de grupos de imigrantes, o visitante tem a chance de comprar produtos diretamente dos agricultores na Feira de Produtos Coloniais. Uma dessas famílias é a Ruppenthal, da comunidade de Linha Marcondes, lugar de forte imigração alemã, que vende queijo, iogurte e doce de leite.

Os produtos mais procurados na festa em Gramado incluem salames, geleias, cucas, pães e a spritz bier — que, apesar do nome ‘bier’, não é cerveja, mas sim uma espécie de refrigerante alemão sem álcool.

Promovida pela Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur (empresa municipal que divulga o turismo na cidade), a Festa da Colônia ocorre no ExpoGramado, localizado na Avenida Borges de Medeiros, no Centro.

VALE SABER

Quando: Em 2019, de 1º a 19 de maio

Site: facebook.com/festadacolonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *