Festa de Iemanjá (Salvador): dia 2 de fevereiro no Rio Vermelho

Rio Vermelho é o lugar da Festa de Iemanjá em Salvador. Veja dicas para curtir o dia 2 de fevereiro no bairro e saudar a rainha do mar
Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro em Salvador
Em Salvador, a festa de Iemanjá, no 2 de fevereiro - Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

2 de fevereiro no Rio Vermelho é dia de festa de Iemanjá. Salve a Rainha do Mar! O antigo bairro de Salvador fica com as ruas ficam repletas de gente, flores e oferendas. Era algo que eu queria ver e acabei tendo a oportunidade de estar na cidade 2 vezes nessa data. Digo que é mesmo emocionante, mas não é para qualquer um, pela lotação do lugar. Para vivenciar a celebração com mais tranquilidade, o indicado é reservar um hotel por lá mesmo e acordar cedo.

Para se ter ideia da grandiosidade dessa festa de Iemanjá no Brasil, o comércio de rosas aumenta em 30% no fim de janeiro, de acordo com os produtores de Holambra, no interior de São Paulo. Tudo por causa da celebração. De fato, ela existe pelo litoral brasileiro todo, mas viver a festa de Iemanjá em Salvador tem um sentido a mais.

| Confira 2.500 audiolivros e 40.000 ebooks na Tocalivros para curtir no caminho |

Não sou praticante de nenhuma religião. Como uma boa brasileira, fui batizada na Igreja Católica, mas aposto com fé no sincretismo deste país e, sei lá por que motivo, tenho uma grande empatia com Iemanjá. Talvez pelo mar, por ter nascido aquariana numa quente quinta de fevereiro depois do Carnaval. Pelo Conto de Areia da Portela, por tanta Clara Nunes que ouvi quando criança, por O Mar Serenou de Candeia embalando meu verão carioca de menina, no fim dos anos 70. Por Dorival Caymmi e seus Caminhos do Mar, pelo Arrastão de Vinicius de Moraes. Pela estreia de Marisa Monte resgatando a contagiante Lenda das Sereias, cantada na minha infância por Clara. Pelo meu pai e pela minha mãe (que ironicamente não vai à praia), que me apresentaram muito do navegar musical nessa malemolência a cara do Brasil.

Tudo azul e branco na festa de Iemanjá
Tudo azul e branco na festa de Iemanjá

O fato é que o acaso me levou ao Rio Vermelho pela primeira vez para oferecer minhas rosas à Rainha do mar. Em 2002, fui convidada a viajar a trabalho pela editoria de Turismo do Jornal da Tarde, de São Paulo, e só me dei conta do Dia de Iemanjá no meio do roteiro, quando já estava na Bahia. Com os outros colegas fiz questão de estar no bairro de Salvador para viver a festa de Iemanjá. Joguei rosas ao mar e fiz meus pedidos. Depois de 10 anos, quis voltar para agradecer por tudo realizado.

Acabei fazendo isso em 2013. Decidimos esticar nossa ida ao Iberostar Praia do Forte, no litoral norte da Bahia, com uns dias em Salvador, justamente para conseguir estar na cidade no dia 2 de fevereiro. Meu filho, Joaquim, e eu escolhemos rosas vermelhas. Meu marido, branca. Foi um momento belo e delicado de uma viagem em família.

Nossa família no Rio Vermelho
Nossa família no Rio Vermelho

Joaquim tinha quase 4 anos na época. Carregou sua rosa feliz pelas ruas de mão dada ao pai, enquanto observava com curiosidade as baianas que cruzavam o caminho. Gostou de se sentar nas pedras do Rio Vermelho comigo, atirar flores ao mar, esperar Iemanjá buscá-las e pensar em coisas boas da vida a agradecer. Pedi somente saúde. Até o início dos anos 2000 era algo que eu nunca pedia. Depois de quebrar o pé em Salvador naquela mesma data, à noite no Pelourinho, mudei de atitude.

Baianas e oferendas nas ruas de Salvador
Baianas e oferendas nas ruas de Salvador

Considerando o que vi nas 2 vezes em que estive lá durante a celebração, reuni informações e dicas para quem pretende saudar a querida orixá africana em Salvador.

Como é o 2 de fevereiro em Salvador

Se for ficar hospedado no Rio Vermelho, procure se instalar antes do dia 2 de fevreiro. A festa de Iemanjá lota a região. Até você chegar, fazer o check-in e deixar a mala no quarto, pode acabar pegando a celebração mais tarde. Nós fomos para Salvador na véspera, e já rolava um frenesi no ar.

Nós ficamos no Ibis Salvador Rio Vermelho. Funcional, com bom preço e perto o suficiente para se ir andando até o trecho da praia onde são jogadas as flores e de onde saem os barcos dos pescadores com as oferendas. Do lado do Ibis, está o Mercure Salvador Rio Vermelho, de propriedade da mesma rede hoteleira Accor, mas numa categoria superior.

Hotel bom e barato em Salvador: Ibis Rio Vermelho
Hotel bom e barato em Salvador

| Reserve o Ibis Salvador Rio Vermelho na Booking |

Talvez a principal dica a ser dada aqui seja evite a qualquer custo estar num carro no Rio Vermelho no 2 de fevereiro. Não importa se alugado, táxi, Uber ou carona, o risco é alto de você ficar engarrafado. O esquema de trânsito costuma ser diferente nessa data (vias são fechadas, e rotas, alteradas), então, os veículos costumam se avolumar. Hospedado no Rio Vermelho, o indicado é mesmo caminhar.

Protetor solar e alguma coisa para cabeça (um boné ou chapéu) caem bem. O sol pega fortíssimo nas rochas e nas ruas do Rio Vermelho. Nem precisa levar garrafinha de água (são facilmente encontradas à venda por ambulantes e nas barracas), mas lembre-se de beber muuuiiito líquido sem álcool. Como em todo destino de calor (ainda mais no alto verão), vale separar roupas leves: vestidos, saias, bermudas, camisetas (deixe a camisa polo em casa; ela não combina com Salvador). Como em toda festa de rua, vale levar apenas documentos essenciais e algum dinheiro, sem grandes carteiras ou bolsas.

De tarde, ruas lotadas no Rio Vermelho
De tarde, ruas lotadas no Rio Vermelho

Para a Rainha do Mar, você pode levar o que você quiser. Mas o costume é oferecer algo que lembre feminilidade ou vaidade: flores, espelhos, perfume, sabonete… Nós preferimos flores, pela simbologia e por serem naturais (assim são absorvidas pelo meio ambiente com mais facilidade). Há muitos vendedores pelo caminho até a orla.

| Reserve o Mercure Salvador Rio Vermelho na Booking |

No Ibis, na véspera da festa, um cesto na recepção recebia as oferendas dos hóspedes. Os presentes podem ser entregues na Casa de Iemanjá, no Rio Vermelho, até o meio da tarde, quando barcos deixam a região em direção ao mar. Se fizer questão de enviar assim seu presente, prepare-se para enfrentar fila. Eu vi uma longa nas duas vezes em que estive lá. Para tentar evitá-la, vá bem cedo, por volta das 5 horas da manhã.

Oferendas para a Rainha do Mar
Oferendas para a Rainha do Mar

Neste ano, após 2 anos de pausa por causa da pandemia, a celebração em Salvador retorna com força, assim como o Carnaval é muito aguardado no país todo.

O que fazer na festa de Iemanjá

Tudo depende do tipo de festa que você procura. Se a ideia for mandar sua oferenda com certa tranquilidade, quanto mais cedo, melhor. Nós tomamos café e partimos para a praia, por volta de umas 9 horas. As ruas estavam com movimento, mas ainda sem muvuca.

Uma amiga baiana nos convidou para comer um cozido na casa dela no Rio Vermelho. No 2 de fevereiro, é comum os moradores fazerem almoço e enfeitarem a casa para celebrar a data. Subimos até a parte alta do bairro. De lá, vimos a saída da procissão de barcos dos pescadores para a entrega das oferendas – em 2023, está marcada para as 16 horas. É muito bonito presenciar o ritual.

Procissão dos barcos em Salvador
Joaquim olhando a procissão dos barcos

| Confira 2.500 audiolivros e 40.000 ebooks na Tocalivros para curtir no caminho |

Na volta, mais para o fim da tarde, a lotação no Rio Vermelho já era tremenda. É uma festa popular, então, é óbvio que não falta gente na rua, né? Ainda mais que o Dia de Iemanjá acaba servindo como uma espécie de esquenta para o Carnaval, pois a animação só aumenta até a chegada da folia. Cruzamos as ruas abarrotadas, em ritmo de axé, com o Joaquim de cavalinho.

Ou você tem um amigo baiano para aproveitar a tradição do almoço, ou procura um restaurante no Rio Vermelho. Na ocasião, nós vimos vários, cercados com tapume, organizando almoços especiais para a data. Recomenda-se pesquisar e reservar antes, para garantir um lugar. Também havia barracas montadas nas ruas próximas à praia.

Bares do Rio Vermelho cercados na festa de Iemanjá
Bares do Rio Vermelho cercados na festa de Iemanjá

Se quiser uma programação mais tranquila, veja a festividade no Rio Vermelho logo cedo pela manhã. Depois, distante da muvuca, almoce e termine o dia perto do hotel. Não esquenta com a lotação? Fique pelas ruas do bairro e se jogue na festa até altas horas.

Em Salvador, tem festas que botam todo mundo para dançar e comemorar desde a noite da véspera. Carlinhos Brown comanda a tradicional Enxaguada de Yemanjá. A programação no Rio Vermelho inclui, entre outros eventos, o Festival Oferendas, promovido pelo Lálá Multiespaço, na Rua da Paciência.

Barracas no 2 de fevereiro em Salvador
Barracas no 2 de fevereiro em Salvador

| Reserve hotéis em Salvador na Booking |

2 respostas

  1. estarei em Salvador no período da festa, estou procurando programações, onde possa ir, com boa programação para assistir a festa e as dicas são muito válidas. agradeço e se tiver mais dicas aceito. Não conheço a priori ninguém em Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *