Festa para o vinho do Porto

Textos e fotos de Nathalia Molina

Uma balada para celebrar a colheita no Vale do Douro. DJs animam a Sunset Port, festa realizada em 3 de setembro, na Quinta Vale de Locaia, em Cais de Lamego. A noite começa às 20h30, com degustação gastronômica promovida por cinco restaurantes associados à Rota do Vinho do Porto. Depois da meia-noite, DJs assumem as pick-ups. A entrada, a 30 euros, pode ser comprada na sede da Rota do Vinho do Porto, em Régua. Aproveitar só a balada após a meia-noite sai por 10 euros.

É mesmo tempo de festa no Douro. Diversas quintas celebram a vindima em setembro e outubro. Há opções para participar da colheita, com almoço típico incluído, pisar as uvas nas chamadas lagaradas e ainda pacotes com hospedagem e jantar ou tratamentos de spa. Durante todo o ano, na Rota do Vinho do Porto, cerca de 60 quintas oferecem visita com degustação de vinho, a partir de 5 euros. Mas nesta época do ano dá para sentir o gostinho de participar do processo de produção.

O dia de vindima da Quinta de Santa Eufémia inclui passeio pelas vinhas, almoço típico, visita à adega e lagarada, por 45 euros. Na Quinta da Pacheca, é possível tanto colher as uvas no programa completo de um dia (74 euros) quanto apenas pisá-las (lagarada e um copo de vinho a 12,50 euros). Além do programa Vivenciar as Vindimas (85 euros), com colheita, almoço, visita à adega, prova de vinho, jantar e lagarada, a Quinta do Portal tem também uma opção com hospedagem (duas noites), desde 220 euros por pessoa.

Para quem não tem tempo de esticar a viagem pelo Douro, a Comboios de Portugal oferece um passeio de um dia saindo da Cidade do Porto. O trem percorre a linda paisagem do vale, acompanhando o rio, até Régua. De lá, um traslado leva até a Quinta de Campanhã para almoço regional com música, visita à adega e prova do vinho do Porto. À tarde, o visitante pode participar das lagaradas. Com saídas em 11, 18 e 24 de setembro e 1º de outubro, o roteiro completo custa 49 euros.

Se estiver hospedado no Douro e quiser experimentar uma viagem de trem, aproveite o trem histórico da Comboios, que funciona apenas de julho a outubro (neste ano até o dia 1º). Vai de Régua a Tua, passando por Pinhão, onde dá para visitar a Wine House. Na viagem, um cálice de vinho do Porto e música regional. Apenas ida ou os dois trechos custam o mesmo preço, 45 euros.

Leia mais sobre o Douro em: Pelo interior de Portugal

DEIXE SEU COMENTÁRIO