Festivais de música na Europa em 2017

Os festivais de música na Europa têm uma programação de verão que vai do clássico ao jazz, passando por rock and roll e eletrônico.  Milhares de pessoas transformam ruas e parques em grandes pistas de dança ao ar livre

O volume das caixas de som aumenta na mesma proporção em que as temperaturas se elevam por toda a Europa com a chegada do verão, estação do ano que leva multidões para ruas e para parques em busca de sol e diversão. São muitos os festivais ao ar livre realizados pelo continente, com ritmos que vão do clássico ao pop, do jazz ao bom e velho rock and roll. A seguir, uma palhinha do que rola na temporada mais quente do ano.

BERLIM É PALCO DO CLASSIC OPEN AIR – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Inglaterra

GLASTONBURY
O Festival de Glastonbury foi realizado pela primeira vez em 19 de setembro de 1970, dia seguinte à morte do guitarrista Jimi Hendrix. Cerca de 1.500 almas compareceram ao evento na oportunidade. Desde então muita coisa mudou, principalmente a quantidade de gente que se desloca para o sudoeste da Inglaterra para ver revelações e grande nomes do pop e do rock em ação. Em 2017, Radiohead, Foo Fighters, Katy Perry e Liam Gallagher estão entre atrações que vão se apresentar em um dos maiores festivais de música ao ar livre de todo o mundo.

Quando: Em 2017, de 21 a 25 de junho
Site: www.glastonburyfestivals.co.uk

 

Alemanha

CLASSIC OPEN AIR
No centro histórico de Berlim, a belíssima praça Gendarmenmarkt é o cenário do Classic Open Air, onde peças clássicas são executadas em cinco concertos ao cair da tarde. Neste ano a programação será aberta com a apresentação de temas compostos especialmente para o cinema por maestros como Ennio Morricone, John Williams e Hans Zimmer. Ao redor da praça estão algumas das mais belas obras arquitetônicas da capital alemã: o Konzerthaus, a Französischer Dom e a Deutscher Dom.

Quando: Em 2017, de 20 a 25 de julho
Site: www.classicopenair.de/

 

Espanha

BBK BILBAO
Do lineup do BBK Bilbao fazem parte artistas como os escoceses do Primal Scream, os americanos do The Killers e o trio pop inglês Depeche Mode. Eles tocam neste festival que mistura rock e música eletrônica, realizado no Monte Cobetas, o maior parque da cidade de Bilbao, no País Basco.

Quando: Em 2017, de 6 a 8 de julho
Site: bilbaobbklive.com

 

Holanda

LOWLANDS
Sobram eventos ao ar livre por toda a Holanda. E o Lowlands vai além da música. O festival oferece também cinema, teatro e debates com políticos, cientistas e empresários. Tudo rola a cerca de 70 km de Amsterdã, na cidade de Biddinghuizen, onde são esperadas cerca de 55 mil pessoas. Entre as 200 apresentações programadas para a edição deste ano estão grupos como Bastille e Cypress Hill e veteranos dos palcos como o cantor Iggy Pop.

Quando: Em 2017, de 18 a 20 de agosto
Site: lowlands.nl

PÚBLICO DO FESTIVAL LOWLANDS – Foto Divulgação

 

República Tcheca

BOHEMIAN JAZZ FESTIVAL
O guitarrista Stanley Clarke e o pianista McCoy Tyner foram algumas lendas que já subiram ao palco do Bohemian Jazz Festival, evento reconhecido como um dos mais importantes pela revista Down Beat, a bíblia do jazz. Todos os shows ocorrem em praças históricas das principais cidades da República Tcheca: Praga, Pilsen Liberec, Dimazlice, Tábor e Brno. E o melhor: tudo é de graça!

Quando: Em 2017, de 8 a 23 de julho
Site: www.bohemiajazzfest.cz/en/

 

Portugal

FESTIVAL MÚSICAS DO MUNDO
Este evento é duplamente especial. Primeiro, porque reúne artistas de vários cantos do mundo; segundo, porque os músicos tocam em diferentes palcos montados pelos principais pontos turísticos da cidade alentejana de Sines, como a Avenida Vasco da Gama, o Largo Marquês de Pombal e o Castelo de Sines. O rapper brasileiro Emicida é uma das 34 atrações já confirmadas para os nove dias de evento.

Quando: Em 2017, de 21 a 29 de julho
Site: www.fmmsines.pt

EMICIDA, ATRAÇÃO DO MÚSICAS DO MUNDO 2017 – Foto: Jose de Holanda -Turismo do Alentejo/Divulgação

DEIXE SEU COMENTÁRIO