Festival de Turismo do Sesc São Paulo: Mulheres

INSTITUTO TOMIE OHTAKE, EM SÃO PAULO - Foto: Nathalia Molina @ComoViaja
INSTITUTO TOMIE OHTAKE, EM SÃO PAULO – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Nas artes, nas letras, no direito de ir e vir (sozinha, por que não?) sem que isso ainda espante alguém. A participação feminina no turismo é o tema de Mulheres no Mapa, foco do Festival de Turismo do Sesc São Paulo em 2016, realizado nas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) na capital, na região metropolitana, no litoral e no interior.

Excursões e visitas fazem parte da programação do festival em todo o estado. O passeio São Paulo de Lina apresenta a capital paulista a partir das obras da arquiteta Lina Bo Bardi, com visitas à Casa de Vidro, ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) e ao Sesc Pompeia. Tem saída marcada do Sesc São Caetano, em 22 de outubro. Também de lá parte, em 5 de novembro, o grupo que conhece a São Paulo de Tomie. O roteiro, realizado em 5 de novembro, aborda a carreira da artista plástica Tomie Ohtake.

Troca entre culturas

FILME TÃO LONGE É AQUI, DE ELIZA CAPAI - Foto: Divulgação
FILME TÃO LONGE É AQUI, DE ELIZA CAPAI – Foto: Divulgação

Viajar é, antes tudo, troca. O documentário Tão Longe é Aqui nasceu dos encontros que a cineasta Eliza Capai teve com mulheres de tempos e culturas diferentes ao longo de suas viagens. As memórias dessa jornada resultaram no road movie, que será exibido em 28 de outubro na unidade Consolação.

festival-de-turismo-do-sesc-sao-paulo-interlagos_pedalinas-as-minas-e-o-pedal-foto-poline-lys-divulgacao
AS MINAS E O PEDAL, COM AS PEDALINAS – Foto: Poline Lys/Divulgacao

Espetáculos, rodas de conversa e palestras também serão promovidos durante o festival pelo Sesc São Paulo, que desde a criação do programa Turismo Social busca associar aprendizagem e conhecimento ao conceito de viajar. No Sesc Interlagos, por exemplo, as integrantes do grupo Pedalinas falam sobre viagens de bicicleta e conhecimentos básicos de mecânica para sair por aí de bike com autonomia. O encontro As Minas e o Pedal está marcado para 6 de novembro.

Nathalia e eu somos suspeitos quando o assunto é o Sesc São Paulo, já escrevemos sobre cultura e diversão que se encontram ali. As unidades que funcionam na capital paulista, por exemplo, dão um show em matéria de programação de qualidade. E o melhor: seus preços não machucam o bolso.

VALE SABER

Quando: Em 2016, de 21 de outubro a 6 de novembro

Site: Veja a programação completa em sescsp.org.br/mulheresnomapa

DEIXE SEU COMENTÁRIO