Gastronomia do Canadá em semana temática em São Paulo

Semana de Gastronomia Canadense celebra no Brasil os 150 anos do Canadá, com menu criado por dois chefs, de Toronto e de São Paulo. Pratos misturam influências dos dois países e têm ingredientes como maple

Quem quiser sentir um gostinho dos pratos canadenses sem sair do Brasil pode ir à 2ª edição da Semana de Gastronomia Canadense, realizada em São Paulo. Juntar as duas culturas por meio de suas cozinhas é uma deliciosa forma de celebrar o aniversário de 150 anos do país norte-americano, celebrado no Dia do Canadá, em 1º de julho.

Comandam a semana gastronômica, juntos, o chef Doug Penfold (à frente dos restaurantes Cava e Chabrol, em Toronto) e o chef Rafael Januzzi, do Casa Santo Antônio. O cardápio montado para o evento tem ingredientes canadenses, como maple, e receitas típicas do Canadá, caso da poutine, sempre incorporados a novos pratos criados pelos chefs.

Entre as opções de entradas do menu — composto por entrada, prato principal e sobremesa —, estão Polvo com Amêndoas, Tomate e Manjerona e Gnocchi Poutine com Aspargos e Alho Poro. Peito de Pato Marinado no Maple com Repolho, Batata e Molho de Vinho Tinto e Peixe Branco Assado com Compota de Cranberry e Nozes são alguns dos pratos principais disponíveis. A sobremesa é Torta de Maçã com Sabaione de Maple e Hortelã.

DE ENTRADA, POLVO COM AMÊNDOAS, TOMATE E MANJERONA – Fotos: Divulgação

Os pratos são resultados de várias influências, assim como a cozinha do Canadá e do Brasil. Antes de ser sócio do Cava, restaurantes espanhol em estilo moderno (que levou as tapas a Toronto) e do francês Chabrol, Penfold trabalhou com alguns dos melhores chefs canadenses no Canoe, no Avalon e no Pastis. todos de Toronto. Ultimamente, o chef vem explorando a cozinha marroquina e a influência francesa sobre ela.

Do lado brasileiro do evento, Januzzi passou por experiências que apuraram seu gosto pela gastronomia italiana, como suas passagens pelo Buffet Fasano e pelo Hotel Emiliano. Com formação em chef de cozinha e master em enogastronomia pelo ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigner), ele começou sua carreira em 2005, como estagiário no D.O.M., famoso restaurante de Alex Atala.

Realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), em parceria com os restaurantes Casa Santo Antonio (em São Paulo) e Puro (no Rio de Janeiro), o evento tem o apoio do Consulado Geral do Canadá em São Paulo e patrocínio da Air Canada e Mercure Hotels.

COMO PRATO PRINCIPAL, PEITO DE PATO MARINADO NO MAPLE COM REPOLHO, BATATA E MOLHO DE VINHO TINTO

VALE SABER

Endereço: Casa Santo Antônio (Av. João Carlos da Silva Borges, 764 – Granja Julieta – São Paulo.  Horário de funcionamento: De terça a sexta, do meio-dia às 15 horas e das 19 às 23 horas; sábado, do meio-dia às 16 horas e das 19 horas à meia-noite; domingo, do meio-dia às 17 horas

Quando: De 27 de junho a 2 de julho

Preço do menu: R$ 125, com entrada, prato principal e sobremesa

Site: página da Semana de Gastronomia Canadense

Booking.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO