Goulash (Hungria): prato típico em Budapeste, em sopa ou spätzel

No Ocidente, goulash é um prato de carne acompanhado pelo macarrão spätzel. Mas, em Budapeste, é o nome da sopa de carne, servida de entrada
Goulash em Budapeste, no restaurante Menza - Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja
Goulash em Budapeste, no restaurante Menza - Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Se você é fã de goulash, cuidado ao olhar o cardápio e fazer seu pedido em Budapeste. Pode acabar tomando sopa. O Gulyás (nome húngaro para o prato) é prato principal no Ocidente, com pedaços de carne no molho com páprica, acompanhados pelo macarrão spätzel, espécie de nhoque.

Mas, na Hungria, se você disser apenas goulash, vão entender que quer a sopa, feita com carne e temperos como cebola e páprica. Pode ser degustada de entrada, como eu experimentei no Halászbástya — palavra em húngaro para o ponto turístico onde o restaurante fica: o Bastião dos Pescadores, no alto de Buda, umas das metades da cidade e do nome que a batiza.

Em receita tradicional, líquido como sopa

No menu do restaurante, basta procurar por Halászbástya derített bélszín gulyás (ou Halászbástya clarified beef goulash, na versão em inglês). É um caldo de carne de gosto marcante.No menu do restaurante, basta procurar por Halászbástya derített bélszín gulyás (ou Halászbástya clarified beef goulash, na versão em inglês). É um caldo de carne de gosto marcante.

No restaurante no Bastião dos Pescadores, o prato típico da Hungria em forma de sopa

O Halászbástya é ótima pedida para um jantar romântico. Ao som de violinos, é maravilhoso ver as luzes das pontes da cidade, conectando essa margem do Rio Danúbio à outra, chamada de Peste. Completa o cenário o Parlamento (Országház) iluminado. É para uma noite especial porque obviamente se paga também pelo serviço, pelo ambiente e pela localização. 

Ou sólido, servido com spätzel

Mas no fim como se chama aquela carne com macarrãozinho? Pörkölt. Quando quiser comer um goulash como conhece no Brasil, peça um pörkölt na Hungria. Eu comi um bem gostoso no descoladaço Menza — a foto do prato está no alto deste texto. Com mobília em estilo anos 1970, o ambiente é moderno, com uma boa seleção musical – a trilha do site dá uma ideia (eles avisam que vendem a sequência no restaurante). O Menza fica na agradável Liszt Ferenc ter, uma praça mais para rua de pedestres cheia de bares e restaurantes.

Restaurante de Budapeste com visual anos 1970: o descolado Menza

No menu do restaurante, procure por Marhapörkölt galuskával para comer a carne com spätzel. Se preferir outro prato principal e quiser experimentar a versão líquida de entrada, peça Gulyásleves, sopa de carne com páprica.

Gulyás significa comida de vaqueiro em húngaro. O caldo forte, originalmente preparado num caldeirão sobre a fogueira, dava energia e mantinha o corpo quente. O costume se alastrou pelo antigo Império Austro-Húngaro. Ou seja, em Viena e adjacências também dá para provar goulash. Mas ali aperte a tecla sap de volta e peça goulash mesmo (ou gulasch, em alemão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *