Guerra Fria no Checkpoint Charlie, em Berlim

Berlim Guerra Fria Checkpoint Charlie Zentrum Kalter Krieg Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViajaQuem tem mais de 40 anos certamente ouviu muitas e muitas vezes o noticiário da TV falar sobre a Guerra Fria e do permanente clima de tensão vivido pelo mundo a cada movimento feito por Estados Unidos e pela ex-União Soviética. A construção do muro pelos comunistas, em 1961, tornou palpável a polarização do planeta.

Berlim Crianca Alemanha Viagem Oriental Ocidental Checkpoint Charlie - Foto Nathalia Molina @ComoViajaOs principais fatos, as crises que marcaram a política mundial entre 1945 e 1990 estão expostos em BlackBox – Cold War (Zentrum Kalter Krieg), atração sobre a Guerra Fria que funciona desde 2012 no interior de uma grande caixa preta, como o nome em inglês diz. Do lado de fora, 175 painéis com fotos e informações abordam aspectos relacionados ao Checkpoint Charlie, como também trata dos movimentos sociais que contribuíram para o fim do socialismo não só na Alemanha como em outras partes do Leste Europeu.

As explicações estão em inglês e alemão. Durante nosso giro por Berlim Oriental, Fernando serviu de audioguia adaptado para o Joaquim, que ficou no colo enquanto percorremos a exposição. O preto e branco das fotos não agradou muito ao nosso menino. Quim gostou foi do mapa da divisão de Berlim em 4 setores, menos pelo aspecto geopolítico (claro), mais pelas bandeirinhas de cada país envolvido no controle da capital alemã.

VALE SABER

Berlim Checkpoint Charlie Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (7)Endereço: Na esquina da Zimmerstrasse com Friedrichstrasse, 47 – Berlim, Alemanha

Funcionamento: Diariamente, das 10 às 18 horas

Preço: 5 euros, adultos — menores de 14 anos, grátis. A entrada combinada que dá direito ao BlackBox e à exposição Panorama Die Mauer, que fica na calçada oposta da Zimmerstrasse, custa 12,50 euros

Transporte: De metrô, use a linha U6 (desça na Kochstrasse/Checkpoint Charlie). Se utilizar ônibus, tome o M29 (desça na Kochstrasse). De um modo ou de outro, você vai ter de caminhar um pouco (mas é pouco mesmo)

Site: bfgg.de

 

 

Booking.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO