Halifax: memória do Titanic, no museu marítimo

Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (350)
Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Quando o Titanic se chocou contra um iceberg em abril de 1912, o principal porto mais perto do acidente era Halifax.  Hoje o Martitime Museum of the Atlantic, o museu marítimo da cidade, conta essa história.

Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (139)O acervo do museu trata da evolução de barcos (com lindos exemplares e maquetes), da participação da Marinha canadense na guerra, de expedições aos pólos e da relação da Nova Scotia com o Oceano Atlântico — engraçada a representação do mostro marinho que atacava navios em forma de um polvo gigante.

Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (329) Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (316) Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (318)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (343)Mas o destaque do Maritime Museum é mesmo a área dedicada ao Titanic. Textos e fotografias mostram a construção do navio e o falatório que aquela grande obra da engenharia naval provocou. “Não posso conceber nenhum desastre acontecendo com este navio. A construção naval já passou desse ponto”, diz o painel, em inglês e em francês.

Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (122)

Um quadro exibe um desenho do Titanic e explica como o espaço se dividia entre os passageiros da 1ª, da 2ª e da 3ª classe.

Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (355)

Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (356)

Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (357)Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (358)

Pequenas vitrines exibem fotografias, pedaços de tecidos e lustres que caracterizavam as cabines das diversas classes do Titanic. É claro que a gente sabe que existia diferença, mas foi interessante ver isso retratado em imagens e detalhes. Uma pena que as fotos saíram com reflexo, mas dá para ter uma ideia de como aparecem fotos das camas e retalhos das cortinas — detalhe para a lâmpada, sem lustre, na 3ª classe.

Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (127)

Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (367)Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (128)Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (384)Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (130)Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (379)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma espreguiçadeira original do Titanic (na foto do alto da página) também está na exposição, diante de uma foto do navio.  O acervo exibe ainda um pedaço de um arco de madeira do lounge do Titanic, fotos da escadaria e objetos de passageiros. Tocante ver o  par de sapatos de criança.

Cemitérios

Os corpos resgatados do Titanic que não puderam ser levados para suas cidades de origem foram enterrados em 3 cemitérios de Halifax. A maior parte está no Fairview Lawn, mas há corpos enterrados também no Baron de Hirsch e no Mount Olivet.

Para quem se interessa pelo assunto, há ainda o site Titanic in Nova Scotia, sobre conexões da província canadense com o navio.

Canada, Halifax, Nova Scotia - Nathalia Molina @ComoViaja (137)VALE SABER

Endereço: 1675 Lower Water Street, Halifax

Funcionamento: De 1º de maio a 31 de outubro, todos os dias das 9h30 às 17h30 (aos domingos, esse horário vale a partir de 1º de junho) — às terças, o funcionamento se estende até às 20 horas. No restante do ano, de terça a domingo, das 9h30 às 17 horas — às terças, o funcionamento se estende até as 20 horas e aos domingos, o museu abre às 13 horas

Preço: De 1º de maio a 31 de outubro, 9,55 dólares canadenses — de 6 a 17 anos, 5,15 dólares canadenses; até 5 anos, grátis. No restante do ano, 5,15 dólares canadenses — de 6 a 17 anos, 3,10 dólares canadenses; até 5 anos, grátis

Site: maritimemuseum.novascotia.ca

Booking.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO