Resort na Praia do Forte all inclusive: Iberostar é bom para famílias

Iberostar Praia do Forte é um resort all inclusive muito indicado para crianças na Bahia. Fomos 2 vezes em família e adoramos. Veja como é
Hotel Iberostar Praia do Forte, resort all-inclusive na Bahia - Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja
Hotel Iberostar Praia do Forte, resort all-inclusive na Bahia - Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

O Iberostar Praia do Forte foi o primeiro local para onde viajamos em família. Joaquim tinha menos de 2 anos. Sempre achei que não gostaria muito de resort, já que a minha ideia de viagem nunca passou por ficar parada. Curiosa e inquieta, achava que ficaria entediada em passar dias num ‘clube turístico’ e all inclusive. Mas, em família, curtimos bem o período de descanso. Tanto que voltamos 3 anos depois. Sozinha, retornei novamente, uma década mais tarde. Portanto, se você procura por resort na Praia do Forte all inclusive, o Iberostar é bom para famílias, posso garantir.

Antes de mais nada, o Iberostar Praia do Forte é maior que o vizinho Iberostar Bahia. Quem se hospeda no primeiro pode usufruir igualmente da infraestrutura do segundo. Ambos os resorts ficam a cerca de 60 km do aeroporto da capital baiana. Veja passagens para Salvador e, então, analise se vale a pena alugar um carro ou contratar um transfer de chegada e saída para os hotéis Iberostar. No segundo caso, a Easy Travel Shop parcela em até 10 vezes sem juros e ainda inclui o transporte diário dos hotéis para a vila da Praia do Forte, onde ficam atrações como o Projeto Tamar.

Iberostar Praia do Forte Bahia
Joaquim encantado com decoração em forma de cisne – Foto: Nathalia Molina

Como é o resort all inclusive na Praia do Forte

O Iberostar Praia do Forte é um resort all inclusive pé na areia. As acomodações se dividem em blocos de 3 andares. Há 8 categorias de quarto, todas com varanda. Nas 3 ocasiões, dormimos na menor suíte do complexo, com 46m² (maior do que muito apartamento recém-lançado em São Paulo, só para ilustrar).

A infraestrutura é igual em praticamente todas as acomodações. Ou há cama king ou duas de casal; ar refrigerado ou ventilador de teto para amenizar o calor da Bahia; ferro e tábua de passar à disposição de quem não usa roupa amassada. Chuveiro e banheira são separados (Joaquim adorou brincar na ‘piscininha’ particular a cada banho).

Da primeira vez em que fomos ao resort da Praia do Forte, decidimos não levar berço porque o resort oferecia. Se acaso for precisar também para o seu filho, basta avisar no ato da reserva ou no momento do check-in.

Iberostar Praia do Forte Bahia
Alamedas de coqueiros que ligam os dois hotéis

O que fazer no resort

Entre a nossa primeira e segunda hospedagens, o parque aquático infantil ganhou um balde gigante, que de tempos em tempos derrama água sobre a criançada. Joaquim adorou a brincadeira, por isso passou a se referir ao Iberostar Praia do Forte como o “hotel do balde”.

Ibesrostar Praia do Forte Bahia
O brinquedão e a queda d’água do balde

Quando o Joaquim era muito pequeno, nós aproveitamos o tempo em família para curtir as outras 5 piscinas do hotel com ele, que usou boia nas mais fundas, sem dúvida. E também fomos à praia.

Iberostar Praia do Forte Bahia
Joaquim empolgado com o mar

Nosso filho ficou animadíssimo quando viu o mar. Ele adora praia, desde bem pequeno. Depois de levar caldo de uma das ondas (coisa boba, nada grave), Joaquim se levantou e foi andando em direção à escadaria que dava acesso ao resort. Disse apenas ‘Tau, Paia’, acenando com a mãozinha.

Iberostar Praia do Forte
Depois do caldo, o adeus às ondas

Já mais crescidinho, nosso filho chegou a participar do Star Camp, o programa de entretenimento do hotel dividido por faixa etária: de 4 a 7 anos (Monkeys), de 8 a 12 anos (Dolphins) e de 13 a 17 anos (Eagles). A programação mescla atividades físicas de lazer, interação com o meio ambiente e jogos de mesa, entre outras brincadeiras. A monitoria pode auxiliar meninos e meninas na hora das refeições (há menu infantil em todos os restaurantes), caso papai e mamãe queiram ‘terceirizar’ essa tarefa.

Diversão em família na piscina perto do bar molhado

Pais relaxados e alimentados

É muito comum ver em hotéis e resorts levas de crianças sob os cuidados de monitores. Há pais que preferem assim (às vezes, achamos que a molecada também). Quando Fernando sugeriu ficarmos no Iberostar Praia do Forte pela primeira vez, a intenção era “não fazer nada, nem pensar no que preparar de comida”. Afinal, é ele quem cozinha aqui em casa. A vontade era de só curtir as férias com o Quim. E, quando a fome batesse, seguiríamos para os restaurantes.

Iberostar Praia do Forte Bahia
Uma das estações do Pelô, restaurante principal do Iberostar

Ao todo, o resort da Praia do Forte tem 6 opções de alimentação. O principal é o Pelô, onde são servidos café, almoço e jantar. Como ocorre em qualquer all inclusive, espere por muita opção comida, então dá para variar de prato a cada dia de hospedagem. Os pescados na grelha costumam ser frescos e bons.

Quem curte o dia na beira da piscina geralmente recorre ao Maresia. De 11h30 às 16 horas, o fluxo de adultos e crianças em trajes de banho é grande. Joaquim adotou a máquina de água de coco (tomava hectolitros, quando pequeno). E até dividiu com o pai o suquinho congelado de morango. É uma versão frozen sem álcool, é claro — essa parte ficou para a mamãe!

Nath e a versão com álcool do frozen de morango

À noite, o resort ganha outras opções de alimentação, todas disponíveis mediante reserva. O Maresia se converte em restaurante mexicano. O Odoiá serve culinária baiana, enquanto o Mai Tai dá um giro pela Ásia com receitas da Tailândia, da China e do Japão. O Novecento prepara pratos italianos e o Bistrô do Lago tem menu de clássicos da França (aceita crianças a partir de 8 anos).

Iberostar Praia do Forte Bahia
Jantar asiático no restaurante Mai Tai

Diversão para todas as fases da família

Da primeira vez, a proposta da viagem era mesmo aproveitar a infraestrutura do resort. Descansamos, rimos, tiramos centenas de fotos. Conseguimos curtir bem o Iberostar Praia do Forte durante o dia e ainda demos um pulo na vila da Praia do Forte e no Projeto Tamar Praia do Forte.

O resort tinha um transfer para a vila com hora marcada para buscar os hóspedes depois. Aproveitamos essa facilidade para dar um passeio e mostrar as tartarugas marinhas para o Joaquim.

Quim tocando o casco de enormes tartarugas no Projeto Tamar

No fim do dia, ele ficava esgotado, bem enjoado no horário do jantar, pelo cansaço. Não vimos nenhum show do resort à noite naquela viagem. A gente procurava respeitar os horários e o limite dele. E também o nosso.

Sonequinha depois de brincar muito

Na segunda viagem, Joaquim já estava com quase 4 anos, então vimos os shows do resort todas as noites. Ele comia a pipoca que a garçonete passava servindo entre as cadeiras da plateia e não queria saber de ir dormir cedo. Cresceu, como costumo dizer quando me deparo com as mudanças de atitude.

5 respostas

  1. Olá!! Cheguei no seu blog através do Viajando com Pimpolhos. Estou programando uma viagem para a Praia do Forte também. Será que você poderia me tirar umas dúvidas? O que você achou da praia em frente ao hotel? Era adequada para crianças, digo, calminha? E do hotel, em geral? Obrigada! 🙂

    1. Oi, Livia, que legal, seja bem-vinda!

      A praia em frente ao Iberostar Praia do Forte não é calminha. Estivemos no hotel em duas ocasiões e em ambas houve dias em que a bandeira vermelha estava lá.
      Nós adoramos tomar banho de mar, mas a limitação em alguns dias não afetou muito nossa experiência no resort. O Joaquim curtiu brincar na areia.
      A gente ia na maré baixa, caminhava pela praia e conseguia se molhar (nos dias em que não havia bandeira vermelha, é claro). Mas não pegamos praia direto nas duas vezes.

      Sobre o hotel, achamos que em 2010 estava mais bonitinho, eram apenas dois anos após a inauguração. Na segunda vez em que fomos, em 2013, a conservação não estava tão bacana, especialmente das cadeiras da piscina (encontramos algumas quebradas). Mas, em compensação, tinham criado uma área de piscina infantil, com um navio, que meu filho amou. Os bufês também tinham mais camarão, o que a família toda curtiu! 🙂
      Nós gostamos do hotel e voltaríamos. Mas agora quero levar meu filhote para conhecer outros resorts.

      Espero que ajude, apareça mais vezes!

      1. Oi, Nathalia!! Nossa, super obrigada pela atenção na resposta, tão detalhada!! Obrigada mesmo!!! Aproveitando o assunto.. Você indicaria outras hospedagens em Praia do Forte?? E Maragogi?? Você conhece?? Indica para ficar com crianças?? 🙂

      2. Que bom que foi útil, Livia!
        Na Praia do Forte mesmo, na vilinha, nós ficamos na Pousada Casa de Praia (http://www.booking.com/hotel/br/pousada-casa-de-praia.pt-br.html?aid=357116). É bem localizada, nós gostamos. Para crianças, tem apenas um cantinho com brinquedos. Mas a gente usou o lugar mais como base para explorar a vila mesmo. O preço era bom.
        Se você quiser uma pousada mais bacana, tem a Refúgio da Vila (http://www.booking.com/hotel/br/pousada-refugio-da-vila.pt-br.html?aid=357116). É integrante da Associação Roteiros de Charme e possui piscina. Nunca fiquei lá, mas já ouvi falar bem.
        Para mega estrutura, tem de ser resort mesmo. Já fiquei tanto no Iberostar Praia do Forte (http://www.booking.com/hotel/br/iberostar-praia-do-forte.pt-br.html?aid=357116) quanto no Salinas do Maragogi (http://www.booking.com/hotel/br/salinas-do-maragogi-all-inclusive-resort.pt-br.html?aid=357116). Os dois são ótimos para crianças.
        Em Maragogi há passeios para fazer também (barco e buggy), mas a Praia do Forte tem uma vilinha charmosa, que em si já é bacana para caminhar, tomar sorvete, comer num restaurante. Aí depende da proposta da viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *