Ilha de Museus, em Berlim: conheça os 5

Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja
Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

É uma ilha, posto que é cercada por água. Mas é acessível por terra, visto que nós chegamos até ela a pé. Uma vez ilha, poderíamos dizer, sem medo, que é paradisíaca, dada a quantidade de museus (5) que, reunidos, guardam em torno de de 6 mil anos de história da humanidade. A Ilha de Museus (Museumsinsel) fica em uma faixa de chão envolvida pelo Rio Spree, no distrito de Mitte, região central de Berlim.

Em virtude do monumental acervo, é praticamente impossível ver tudo em uma mesma visita. Se quiser conhecer só as principais obras expostas, reserve pelo menos 1 dia inteiro para isso (às quintas-feiras, o horário de funcionamento é estendido em 2 horas). Neste caso a tarefa é facilitada porque os museus ficam perto uns dos outros.

Berlim Ilha de Museus e Catedral Viagem Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja Ilha de Museus Neusmuseum Berlim Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja

Mapa da Ilha de Museus Berlim Viagem Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViajaA proximidade explica porque quase todos eles terminaram arrasados ao final da Segunda Guerra. Além dos bombardeios sobre Berlim que destruíram muitas obras de arte, algumas peças foram roubadas em meio ao caos que tomou conta da cidade, sem falar na divisão feita em parte do acervo após a separação das Alemanhas. O processo de revitalização dos museus ainda não havia começado quando Nathalia esteve em Berlim, em 1992 — o 1º museu reaberto totalmente foi o Alte Nationalgalerie, 2 anos após a UNESCO declarar a Ilha de Museus Patrimônio da Humanidade, em 1999.

Cada prédio tem estilo arquitetônico próprio, motivo suficiente para conhecer o conjunto formado por eles. Visitar a Ilha de Museus é prestar adoração à arte, tomá-la como algo sagrado. A seguir, um resumo do que você vai encontrar em cada espaço.

Reserve seu hotel em Berlim pelo Booking

1 > ALTES MUSEUM

Inaugurado em 1830, é o mais antigo museu da ilha, obra de arquitetura neoclássica do renomado Karl Friedrich Schinkel, que projetou um pórtico de quase 90 metros de altura, sustentado por 18 colunas em estilo jônico. Trata-se do maior e mais importante acervo de arte antiga, com peças greco-romanas e etruscas. Esculturas, vasos, moedas e joias estão entre as peças em exposição, com destaque para a estátua da Deusa Berlim. Veja também as representações dos rostos de Júlio César e Cleópatra.

Altes Museum Berlim Museu Ilha Museumsinsel Viagem Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja
ALTES MUSEUM

 

2 > NEUES MUSEUM

Neus Museum Ilha de Museus Berlim Museumsinsel Viagem Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja
NEUS MUSEUM

Também construído na metade do século 19, o Novo Museu foi bastante castigado pelas bombas na Segunda Guerra, permanecendo em ruínas até 1999. Restaurado e reaberto 10 anos depois, apresenta peças de arte egípcia e coleções que abrangem do período Paleolítico à Idade Média. Vale ver o busto da rainha Nefertiti, encontrado em 1912 durante escavações em Amarna, capital do Egito Antigo.

 

3 > ALTE NATIONALGALERIE

Depois de projetar o Neues Museum, o arquiteto Friedrich August Stüler se inspirou na Acrópole de Atenas para erguer a Antiga Galeria Nacional, inaugurada em 1876. Lá estão obras do século 19 doadas pelo banqueiro Joachim Heinrich Wilhelm, principalmente quadros de Caspar David Friedrich, representante da pintura romântica alemã.

O museu foi o primeiro do mundo a comprar quadro impressionistas, em 1896, de Édouard Manet e Claude Monet. Atualmente o acervo de impressionistas é inspirador, com quadros também de Pierre-Auguste Renoir e Paul Cézanne — difícil fazer Nathalia querer sair do 2º pavimento, dedicado aos impressionismo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

4 > BODE-MUSEUM

Por fora, é o prédio que mais passa a sensação de que os museus ficam mesmo sobre uma ilha — sua estrutura lembra um pouco a proa de um navio. Esculturas produzidas do início da Idade Média até o final do século 18, obras do Período Bizantino, de parte do Renascimento Italiano e uma das maiores coleções de moedas do mundo fazem parte do acervo do museu, que leva o sobrenome de seu 1º diretor, Wilhelm von Bode. Há uma galeria para as crianças participarem de oficina de artesanato, lerem ou ouvirem histórias.

ILHA DE MUSEUS
BODE-MUSEUM

5 > PERGAMONMUSEUM

Pergamonmuseum Berlim Ilha de Museus Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2)Quando Nathalia, Joaquim e eu atravessamos a Via Procissional da Babilônia, rapidamente entendemos o que aquele corredor deseja despertar nos visitantes que se aproximavam da cidade. A ferocidade dos leões pintados nas paredes buscavam intimidar a quem desejasse transpor aquela fronteira sem que tivesse sido convidado a fazer isso.

Não era o nosso caso. Vencido o grande corredor, nos depararmos com a majestosa Porta de Ishtar, um dos acessos para a cidade da Babilônia. Aquela imensidão de azulejos azuis vitrificados nos torna ínfimos diante de seus mais de 14 metros de altura e 30 metros de extensão. A luz natural que entra pelo teto do museu potencializa a grandiosidade arquitetônica da obra.

Caçula da ilha, o Pergamon é o museu mais frequentado de Berlim, com 1 milhão de visitantes por ano. Erguido em 1930, está dividido em 3 espaços e se destaca por reconstruir partes de cidades da Antiguidade. Quando estivemos na Alemanha, o museu já se encontrava em reforma, mas ainda foi possível nos sentarmos na escadaria do Altar de Pérgamo, obra erguida no século 2 a.C e dedicada a Zeus. Joaquim e eu nos aboletamos nos degraus enquanto ouvíamos as explicações do audioguia (Quim não entendia nada do inglês que era dito, mas fazia aquela cara de conteúdo, que terminou despertando risos num grupo de estudantes sentados ao nosso lado).

O altar e o painel de 113 metros em baixo relevo que narra a luta entre deuses e gigantes da mitologia estão fechados para visitação atualmente. A reabertura está prevista para 2019. Na ala dedicada à arte islâmica encontram-se ruínas da fachada do palácio de Mshatta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Reserve seu hotel em Berlim pelo Booking

VALE SABER:

Museu Bode e Barco Berlim Ilha Viagem Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViajaEndereço: A Ilha de Museus fica em Mitte, perto da Catedral de Berlim (Berliner Dom)

Funcionamento: Terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 10 às 18 horas (quintas, até 20 horas). Os 5 museus fecham às segundas

Preço: Neues Museum, Bode-Museum, Pergamonmuseum e Alte Nationalgalerie, 12 euros (Altes Museum, 10 euros). O ingresso que dá acesso a todos os museus custa 18 euros (ou seja, se você já tiver interesse em visitar pelo menos 2 museus, esse é bilhete a ser comprado)

Transporte: Se os museus ficam em uma ilha, natural que uma das maneiras de se chegar até lá seja navegando. Em Berlim, há várias empresas que realizam passeios de barco pelo rio Spree, cada uma com um píer próprio. A Berliner Wassertaxi tem tour que parte ao lado do DDR Museum — a cerca de 700 metros da ilha. Passear de barco pela cidade antes da abertura dos museus pode ser uma boa dobradinha. Navegando é apenas uma das maneiras de se chegar à Ilha de Museus. Conheça as demais:

De metrô (U-Bahn), use a linha U6 e desça na Friedrichstrasse

De trem (S-Bahn), utilize as linhas S1, S2, S25 e desça também na Friedrichstrasse ou as linhas S5, S7 e S75 para descer na Hackescher Markt

De tram (trem de superfície), use as linhas M1 ou 12, que param na Am Kupfergraben ou M4, M5, M6 e desça em Hackescher Markt

De ônibus, tome as linhas 100 e 200 e desça no Lustgarten (o Jardim das Delícias fica em frente à entrada do Altes Museum) ou pegue o TXL e salte na Staatsoper ou ainda utilize a linha 147 e desça na Friedrichstrasse

Madeleine Berlim Museu Alte Nationalgalerie Ilha Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViajaAlimentação: Cada um dos 5 museus possui um café. Paramos para um lanche rápido dentro da Alte Nationalgalerie. Enquanto folheou livros infantis, Joaquim faturou umas 4 ou 5 madeleines, aqueles bolinhos franceses em forma de conchas que acompanham uma xícara de café. Virou fã. Agora acha que tem madeleine sempre que paramos para um café

Pergamonmuseum Audioguia Berlim Ilha de Museus Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViajaDicas: Se a ideia for se aprofundar um pouco mais sobre acervos e exposições, pergunte na bilheteria sobre audioguias.
Guarda-Volume Museu Pergamonmuseum Berlim Ilha Museumsinsel Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja

Lembre-se de andar com moedas de 1 euro se quiser usar os guarda-volumes dos museus. A moeda é usada para abrir o compartimento. Quando você retira suas coisas, ela é devolvida

Site: smb.museum

DEIXE SEU COMENTÁRIO