Hotel Legoland na Alemanha: dormindo num castelo

Dormimos num hotel-castelo na Legoland Alemanha, parque perto de Munique. Em 2017, hotel foi eleito o melhor para família no país. A escolha foi feita pelos viajantes no Tripadvisor. Com várias opções de acomodação, a vila de férias (Feriendorf) fica ao lado do parque de diversão em Günzburg, na Baviera

ATUALIZADO EM 8 DE MARÇO DE 2017

Perfil do hotel: 🌳 (no interior ou na montanha) 🚗 (até 200 km da capital)🎈 (para criança) >>

Cheiro de madeira jovem no ar. Papel de parede reluzente, carpete impecavelmente nivelado, macio, do tipo que levaria você a pisá-lo descalço não estivesse ele instalado no corredor de acesso aos quartos. Sensação comparável àquela de quando entramos em um carro zero. Foi assim que Nathalia, Joaquim e eu encontramos o Königsburg (Castelo Real), hotel inaugurado no verão de 2014 na Legoland Alemanha, na cidadezinha de Günzburg, perto de Munique, na Baviera. Ele tinha apenas 2 dias de funcionamento quando nos hospedamos por 1 noite, como presente de aniversário do nosso filho.

Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja
Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Quim ficou eufórico ao ver o hotel, cuja fachada recria um castelo medieval, com paredes decoradas como se fossem construídas com imensas e pesadas pedras cinzentas. Saiu correndo pela alameda que liga a recepção ao Königsburg. Só parou no meio do caminho para subir em um dragão feito de Lego, que fica em frente a entrada do Ritterburg (Castelo do Cavaleiro), hotel vizinho e mais antigo, também de inspiração medieval.

Legoland Günzburg Hotel Castelo Alemanha Crianca Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (1024x765)

Além do Königsburg e do Ritterburg, a Legoland inaugurou em março de 2016 o Drachenburg, com um dragão como mote. Tem a mesma quantidade de quartos do castelo do cavaleiro (34) e de facilidades à disposição dos hóspedes. Isso vale também para os 44 aposentos do Königsburg, que ainda tem outras 12 suítes com 10 m² a mais, sofá-cama (que permite a uma 5ª pessoa dormir) e console de Nintendo Wii U.

No Traveller’s Choice Award 2017, o complexo chamado de Feriendorf (vila de férias, numa tradução livre do alemão) foi eleito pelos viajantes no TripAdvisor como o melhor hotel para família na Alemanha e ocupa o 7º lugar na mesma categoria mundialmente. Para a temporada 2018, o complexo prepara uma grande novidade em hospedagem: o Pirate Island. Com 142 quartos, o hotel de temática de pirata terá capacidade para abrigar até 594 hóspedes.

Legoland Hotel Lego Dragao Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2) (1024x765)

Como é o hotel-castelo

O Königsburg tem aparência de castelo, altura de castelo, mas nem por isso obriga seus hóspedes a usarem escada o tempo todo. Há um moderno elevador para ligar os dois andares do hotel. No térreo ficava um balcão de apoio próximo à entrada do restaurante, com um funcionário que tirava dúvidas simples sobre serviços disponíveis ou entrava em contato com a recepção graças ao único telefone que havia no prédio.

Legoland Hotel Castelo Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (4) (598x800)

Legoland Hotel Castelo Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (12) (675x900)

Os quartos não tinham ramal, o que causou desconforto quando precisamos de ajuda para entender como regular o ar-condicionado. Fui até o térreo, mas o funcionário que estava lá não sabia como lidar com os comandos também. Ficamos sem saber porque a recepção do complexo já estava fechada. Atualmente ela funciona 24 horas. Como eu disse acima, o Königsburg estava funcionando havia apenas 2 dias, o que geralmente exige ajustes naturais.

Legoland Hotel Castelo Quarto Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2) (749x1024)Legoland Hotel Castelo Quarto Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (1) (598x800)Ficamos no quarto com 30 m², de paredes magicamente decoradas, com muitos objetos construídos com as pecinhas de Lego. As instalações eram confortáveis, mas básicas, com cama king-size, ar-condicionado, banheiro com ducha, secador, frigobar, cafeteira, duas televisões e um balde de Lego para as crianças brincarem durante a hospedagem.

Legoland Hotel Castelo Quarto Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (6) (1024x778)

Elas dormem no espaço localizado na entrada do quarto, numa espécie de antessala, separada do banheiro e do quarto do casal por um porta de correr. Pendurada na parede, a placa com a inscrição ‘kids only’ deixa claro que a crianças mandam no pedaço. No lugar do chocolate em cima da cama, costume em hotelaria, pecinhas amarelas aguardam os hóspedes.

Legoland Hotel Alemanha Restaurante Buffet - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (3) (765x1024)

Você pode imaginar como foi a reação de Quim diante daquilo tudo. Ele ia de um lado para o outro do quarto, admirado com as paredes cheias de personagens, cenas, com os objetos de decoração construídos de Lego — basta ver pela foto que ele quis tirar ao lado da porta do banheiro.

Legoland Hotel Castelo Quarto Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2) (1024x765)

 

O que fazer na vila de férias: Feriendorf

Considerando que há um parque de diversões muito próximo, fica até difícil imaginar que alguma criança vá ter disposição para brincar com algo eletrônico em algum momento. Isso sem falar que cada um dos hotéis possui seu próprio playground, com brinquedos de madeira, escorregador e tanque de areia.

E mais: no complexo há uma área (Hochseilgarten) com circuito de triciclo (que Joaquim experimentou) e espaços para escalada, tirolesa, boliche e mini-golfe — para brincar é preciso comprar ingresso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Chegamos à Legoland por volta das 10h30. Fizemos check-in, mas só poderíamos acessar o quarto depois das 15 horas. Deixamos a bagagem na recepção e seguimos para o parque carregando apenas mochila com casacos, biscoitos e água. Almoçamos cedo. Fome no restante do dia? Só de diversão.

Legoland Hotel Familia Alemanha Recepcao - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (800x600)

À noite, depois de um bom banho, saímos para jantar. No Königsburg, há o Zun Tafelrund, restaurante anexo ao castelo. Em clima de taberna, serve de tábua de frios a hambúrgueres, passando por pizzas e massas, sem falar em menu infantil e em pratos com carne e acompanhamento. No entanto, foi de olho num leque de opções aberto e na economia que fizemos na reserva online dessa despesa extra que escolhemos jantar no Dschungel Buffet, na área da recepção do resort. Vizinho a ele, o teakhouse serve grelhados e acompanhamentos.

O Dschungel Buffet tem paredes decoradas com os simpáticos bonequinhos, pequena área de recreação infantil e o buffet tinha um balcão dedicado às crianças, na altura da garotada. Mesmo para quem paga no local, a placa com os preços na porta (apesar de estar escrita apenas em alemão) não deixava dúvida: o Dschungel era o melhor custo-benefício porque o valor incluía bebida.

Legoland Hotel Alemanha Jantar no Buffet - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (3) (800x600)Legoland Hotel Alemanha Jantar no Buffet - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2) (800x565)Lá dentro, 3 descobertas. 1ª: o preço do menu incluía apenas refrigerantes, não suco. 2ª: para esclarecer essa dúvida e saber que sabores de suco havia, tivemos de apelar para a mímica porque a garçonete que nos atendeu não falava inglês. 3ª: havíamos demorado demais para ir ao restaurante, que fecha às 22 horas e, como em qualquer buffet, a comida já não estava tão fresca quanto no momento em que começou a ser servida, às 17 horas. Resultado: nosso jantar terminou com uma pontinha de frustração porque só chegamos para comer perto das 21 horas.

Legoland Hotel Alemanha Restaurante Buffet - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2) (800x645)Legoland Hotel Criancas Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2) (800x600)Então, vale saber: ou você termina a brincadeira mais cedo no parque e segue para o jantar.no Dschungle ainda no início do buffet, ou janta nos restaurantes à la carte. Ou seja, almoça e lancha no parque, aproveita até o fechamento e escolhe entre o Zun Tafelrund (aberto até as 23 horas, no Königsburg) e o Steakhouse (até as 23h30, perto da recepção). Ambos aceitam pedidos até as 22 horas pelo menos.

Servido em dois horários, o café da manhã é a única refeição incluída na hospedagem. Como tínhamos direito a mais 1 dia de parque antes de seguir para Stuttgart no fim da tarde, saímos da cama bem cedo. Entre 7h30 e 8h45 tivemos tempo mais que suficiente para nos alimentarmos com o café do tipo continental. Joaquim ainda foi cumprimentado pelo mascote de dragão que circulou pelo salão. Ficou meio ressabiado, ainda sob efeito do trauma que tinha sido o passeio pela montanha-russa daquele mesmo personagem.

Além dos 3 hotéis em forma de castelo, a Legoland alemã possui outros tipos de hospedagem, ideais para quem quer ficar mais dias gastando menos. Há chalés que acomodam de 4 a 6 pessoas, em instalações semelhantes às dos castelos e 3 tipos de decoração temática. Na frente de cada conjunto de casinhas também há playground.

Outra alternativa é estacionar um motorhome na área de camping ou pernoitar em quartos de madeira construídos em formato de barril. Essas 2 opções ficam em um bosque, a cerca de 10 minutos de caminhada do parque temático. O pacote dos visitantes — acampados ou em chalés — inclui ingresso para brincar no parque temático.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quando estivemos por lá, com o parque apenas no 2º dia de funcionamento daquela temporada, a ocupação era alta nas vilas de casas. Carros grandes, famílias numerosas. Crianças correndo como se estivessem no quintal de casa. Pais sentados na soleira da porta, vendo a vida passar sem pressa alguma.

A Legoland é, sim, um resort. Está lá na inscrição da placa de entrada, em inglês. Entretanto, a denominação resort quase sempre nos leva a pensar em um tipo de complexo hoteleiro cheio de facilidades e, em alguns casos, serviços exclusivos e um certo luxo. Mas, ao pé da letra, resort significa estância, um lugar para descansar. E ponto.

E o nome do lugar em alemão (feriendorf) demonstra isso: você está em um genuína colônia de férias. Com conforto, serviços e entretenimento à disposição, mas sem afetação, com um clima de casa de campo. Vivemos férias legitimamente alemãs nesse pedaço da nossa viagem em família à Alemanha. Então, em Günzburg, faça como os alemães e como nós fizemos: descanse e divirta-se!

Legoland Hotel Lego Dragao Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (1) (765x1024)

VALE SABER

Perfil do hotel: 🌳 (no interior ou na montanha) 🚗 (até 200 km da capital)🎈 (para criança)

Endereço: Legoland Allee, 89.312, Günzburg, Alemanha

Transporte: De carro, use a estrada A8, entre Munique e Stuttgart, e pegue a saída em direção a Günzburg. O estacionamento custa 6 euros por dia.

De trem, desça em Günzburg. À esquerda da saída da estação há um ônibus que faz a ligação com o parque, com saídas a 15 minutos na alta temporada e meia-hora na baixa. O transporte é grátis para quem apresentar o tíquete do trem

Legoland Hotel Como Chegar Alemanha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (1) (1024x768)

Funcionamento: Em 2017, até 5 de novembro

Site: Legoland Feriendorf

Reserve na Legoland Alemanha pelo Booking*


*Quando você reserva pelo Booking, um percentual do valor é repassado ao Como Viaja. Assim, você contribui para que a gente continue a escrever aqui. Conheça todos os parceiros do Como Viaja, que oferecem passagens, hotéis, guias e reservas de atrações

DEIXE SEU COMENTÁRIO