Livro para criança: as grandes cidades do mundo

Na hora de comprarmos livros para nosso filho, Nathalia e eu costumamos dar uma boa folheada para saber um pouco sobre o conteúdo apresentado e ver se a linguagem é condizente com a fase de desenvolvimento do Joaquim e se o enredo seria capaz de fazer um garoto de 6 anos devorar todas as páginas em pouco tempo. Joaquim já lê bem sozinho, mas até hoje gostamos de nos juntar a ele — seja para escutar a história em sua voz ou para contar pra ele (por razões óbvias, o papai-locutor aqui capricha nas narrações). E também porque é possível aprender com livros infantis.

É o caso de Fique Por Dentro — Grandes Cidades, escrito por Rob Lloyd Jones, com ilustrações de David Hancock, nossa sugestão para quem adora viajar em família. Essa leitura é uma chance de apresentar a crianças algumas das metrópoles mais visitadas do mundo. De modo criativo e divertido, o livro destaca 7 cidades: Sydney, Londres, Nova York, Veneza, Xangai, Istambul e Paris. Um parágrafo resume cada destino, separados em capítulos. Seus cartões-postais são descritos de forma direta, sempre acompanhados por abas para serem levantadas (essa parte o Joaquim adorou). Debaixo dessas bordas, surpresa! Há de curiosidade de almanaque a informação histórica. São mais de 70 janelas. Algumas têm um binóculo desenhado indicando que a figura foi ampliada para mostrar o detalhe de um monumento, uma ponte ou uma catedral.

Nas duas últimas páginas do livro, outros 6 destinos são apresentados em poucas linhas. O Brasil está representado pelo Rio de Janeiro, que figura ao lado de Washington, Cairo, Moscou, Tóquio e Berlim. Essas duas últimas cidades mais Roma — descartada em detrimento de Veneza como destino italiano — bem que poderiam estar nas páginas duplas do início, assim como nosso Rio de Janeiro. O que não impede dizer que Fique por Dentro das Grandes Cidades traz as informações essenciais de cada destino, apresentadas de forma simplificada e reforçadas pelas ótimas ilustrações, formato ideal para crianças. O resultado dessa combinação é um livro que diverte até adultos viajados.

Reprodução

*Temos parceria com a Amazon – Brasil e com a Livraria Cultura. Quando você compra produtos pelos links que encontra aqui, um percentual do valor é repassado ao Como Viaja. Assim, você contribui para continuarmos a escrever neste espaço. Conheça todos os parceiros do Como Viaja, que oferecem passagens, hotéis, guias e reservas de atrações

DEIXE SEU COMENTÁRIO