Mundo para crianças: viagem por livro com informações de países

Com muitas informações, livro mostra o mundo para crianças de modo interessante, mostrando países e continentes numa viagem sem sair de casa
Mundo para crianças: viagem pela leitura
Livro mostra o mundo para crianças - Fotos: Fernando Victorino @ComoViaja

Imagine um livro de geografia cheio de informações que os guias e os sites de viagem normalmente trazem. Assim é Mundo – Uma Introdução para Crianças, de Heather Alexander, autora americana especialista em livros infantis.

Recomendo para famílias viajantes ou não. Ele não é palavroso, pelo contrário. Com cerca de 100 páginas, o livro traz numa linguagem bem direta temas que vão do surgimento da Terra aos aspectos que caracterizam os continentes e seus principais países, como alimentos típicos, animais nativos e feriados nacionais, por exemplo. Tem ainda uma seção que destaca as regiões do Brasil.

Nosso filho, Joaquim, folheou um exemplar numa livraria e foi atraído principalmente pelas ilustrações super bem-humoradas, assinadas por Meredith Hamilton. Eu acrescento ainda a qualidade da edição, com caixinhas coloridas de textos trazendo geralmente curiosidades – entre outras coisas, você fica sabendo nomes engraçados de cidades pelo mundo, casos de Boogertown (Cidade da Meleca) e Bearbottom (Bunda de Urso), ambas nos Estados Unidos, e Lagoa da Confusão, no estado do Tocantins.

Para conquistar o mundo pela leitura

Aliás, para conhecer mais sobre o nosso país de um jeito divertido, outro livro que indicamos é Brasil Animado, de Mariana Caltabiano, que apresentou muitos destinos ao Quim de forma absolutamente natural.

Curiosidades sobre diferentes lugares

Não são poucas as vezes que Nathalia e eu levamos um susto quando Joaquim solta alguma informação de um destino sobre o qual estamos conversando ou escrevendo. Geralmente nos entreolhamos e um de nós acaba perguntando:

“Onde você ouviu falar disso?”

Mundo – Uma Introdução para Crianças, ué”, responde, com a maior naturalidade.

Como quase tudo que tem páginas e cai nas mãos dele, esse foi mais um livro devorado pelo nosso menino, que já achou outra função para o exemplar: virou um jogo de estratégia, com os mapas servindo de tabuleiro, pecinhas de Lego no papel de navios e clipes coloridos fazendo as vezes de exército.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *