Mercado de Natal em Toronto

distillery-historic-district-em-toronto-mercado-de-natal-no-canada-foto-nathalia-molina-comoviaja
Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

O conjunto de prédios de tijolinhos, erguido em 1832, é mesmo um cenário incrível para se instalar um mercado de Natal. Eu já tinha visitado o charmoso Distillery Historic District, em Toronto, fora da época de fim de ano. Mas, agora em dezembro, voltei para ver a feira natalina instalada lá: o Toronto Christmas Market.

Foi uma grata surpresa. O mercado da metrópole canadense se diz inspirado nas feiras realizadas nesta época do ano na Alemanha. E de fato é. Realizado desde 2003, o evento em Toronto tem barraquinhas de madeira (com opções de comida canadense também), artesanato, dança e uma árvore de Natal montada num grande pinheiro natural.

As crianças podem ouvir a contação de histórias em inglês com contos dos irmãos Grimm, dar uma voltinha na (pequenina) roda-gigante ou tirar foto com o Papai Noel. Já os adultos dispõem de jardins de cerveja (os biergartens) e também podem se aquecer com o vinho quente tradicional nas feiras alemães (glühwein), chamado em inglês de mulled wine. Em torno de 350 apresentações estão na programação do Toronto Christmas Market, com cantores, bandas ou dançarinos. Os estilos musicais variam do jazz ao folk, passando por consagradas canções natalinas.

O mercado de Natal de Toronto está bombando tanto que o site do evento já encoraja os visitantes a irem durante a semana para evitar filas para entrar ou comprar comidas e bebidas. Quando estive lá, num domingo, estava bem cheio, mas dava para circular. O tempo já estava bem frio, uns 5 graus, mas não nevava. Agora, no meio de dezembro, as noites registram em média uns 10 graus a menos e começou a nevar na cidade. Deve estar muito lindo porque o cenário combina com essa atmosfera natalina — leia sobre outros mercados de Natal no Canadá.

natal-no-canada-mercado-e-arvore-em-toronto-foto-nathalia-molina-comoviaja

Lojas e restaurantes do Distillery Historic District

comida-mexicana-em-toronto-no-canada-restaurante-el-catrin-no-distillery-historic-district-foto-nathalia-molina-comoviajaNos prédios industriais da Era Vitoriana, funcionou a destilaria Gooderman & Worts. Há cerca de 10 anos, a região foi restaurada para receber lojas, cafés e galerias de arte. Jantamos no excelente restaurante mexicano El Catrin — na mesa, pedimos uns 10 pratos variados; e todos eram muitos bons.

Além das barraquinhas do mercado, dê uma espiada nas lojas locais. Há em torno de 80 empreendimentos disponíveis no Distillery Historic District. Entre os mais antigos estão a Soma (de chocolates artesanais) e a Mill St. (cervejaria que mantém sua loja original no local, com diversos tipos de cerveja à venda).

enfeites-de-natal-de-toronto-no-canada-foto-nathalia-molina-comoviajaComo eu já tinha trazido da Alemanha enfeites para nossa árvore de Natal em 2011, em Toronto busquei algo mais canadense. Já penduramos o alce (ou rena, sei lá) e o boneco de neve prateados, além do par de patins, para lembrar muita tentativa de deslizar sobre o gelo na Nathan Phillips Square, praça central de Toronto. Uma fofa lembrança para o Natal de 2016.

VALE SABER

Endereço: 55 Mill Street, Distillery Historic District, Toronto

CONTAGEM REGRESSIVA

Funcionamento: Até 22 de dezembro: de terça a quinta, do meio-dia às 21 horas — na sexta, se estende mais 1 hora; sábado, das 10 horas às 22 horas; domingo, das 10 horas às 21 horas.

Os jardins de cerveja (beer gardens) abrem a partir das 17 horas, de terça a sexta, e desde as 11 horas, aos sábados e domingos

Preço: Durante a semana,a entrada é gratuita. A partir das 17 horas de sexta até o fim de domingo, custa 6 dólares canadenses — crianças até 2 anos não pagam

Site: torontochristmasmarket.com


Viagem a convite do Destino Canadá e do Ontario Tourism

DEIXE SEU COMENTÁRIO