Festival de Jazz Montreál 2019, com 10 dias de shows e atividades

Montréal tem festival de jazz no verão. São 10 dias com shows e atividades, pagas e também gratuitas no centro da cidade do Canadá
Festival de Jazz de Montréal
Festival de jazz em Montreal - Foto: Frédérique Ménard-Aubin/Montreal Jazz Festival/Divulgação

Todo ano o verão em Montréal é cheio de música. As ruas do centro da cidade na província de Québec, no Canadá, são tomadas por shows, a maior parte deles gratuitos. É o Montréal Jazz Festival, o Festival Internacional de Jazz de Montréal, que chega à sua 40ª edição em 2019.

É o mais longo festival de jazz do mundo, segundo o Guinness World Book, o livro dos recordes. Durante dez dias, em torno de 500 shows são realizados em 20 palcos, sendo dois terços das apresentações de graça. Participam do evento cerca de 3.000 artistas de 30 países. Na edição de 2018, estiveram lá nomes como Ben Harper, Al Di Mrola, Seal, Bobby McFerrin e Ry Coder, além do brasileiro Vinícius Cantuária.

Em torno de 2 milhões de pessoas costumam ir às apresentações, sendo aproximadamente 25% de visitantes à cidade. Entre as apresentações em espaços fechados em 2018 destacaram-se: a cantora e guitarrista americana Ani DiFranco, que voltou ao festival depois de 12 anos, com apresentação no Théâtre Maisonneuve; e SLĀV, performance no Théâtre du Nouveau Monde com canções afro-americanas imortalizadas pelo americano Alan Lomax, especialista em história da música, abordando da segregação à emancipação dos negros dos Estados Unidos.

Do meio-dia à meia-noite, há apresentações ao ar livre gratuitas no Montréal Jazz Festival. O evento se concentra no Quartier des Spectacles (o Quarteirão dos Espetáculos, em português), no centro da cidade. Fica no quadrilátero formado pelo Boulevard Saint-Laurent, pela Avenue du Président-Kennedy, pela Rue Sainte- Catherine e pela Rue De Bleury, perto do Desjardins Complex e da Place des Arts (praça onde fica a estação de metrô mais próxima).

Crianças no festival de Montréal

A meninada também tem seu espaço no festival de Montréal, com atividades na Grande-Place do Complexe Desjardins, durante todos os dias do evento, das 11 horas às 13h30. Com instrumentos musicais gigantes para brincar, as crianças podem ainda fazer uma divertida iniciação musical, na interativa La Petite École du Jazz (A Pequena Escola de Jazz). As atividades dessa área infantil são gratuitas.

Em 2018, na Salle Wilfrid-Pelletier, o Dreamworks Animation in Concert foi uma apresentação paga que juntou orquestra tocando ao vivo enquanto trechos de animações da Dreamworks foram projetados; entre eles, Shrek e Madagascar.

Programação durante o ano todo

Quem visita Montréal (mesmo fora do período do evento) pode visitar a Maison du Festival Rio Tinto Alcan para conhecer mais sobre esse grande encontro da música e sobre lendas que já participaram do festival. O espaço fica no número 305 da Rue Sainte-Catherine, no centro. No site do evento, o link Program mostra as apresentações na cidade durante o ano todo (procure por All-Year Round).

Montréal Jazz Festival, Orchestre National, Canadá, Québec - Foto Retirada do Site Oficial

VALE SABER

Quando: Em 2019, de 27 de junho a 6 de julho

Informações: Há aplicativos disponíveis para download para iOS e para Android, com informações que incluem da programação do festival a Google Maps com itinerários e link para programas dos shows

Site: montrealjazzfest.com

[booking_product_helper shortname=”mapa montreal”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *