Mozartkugel: chocolate da Áustria com Mozart em bombom

Mozartkugel, bombom de Salzburgo com Mozart na embalagem, tem várias versões na Áustria. Conheça esse chocolate, um ótimo souvenir. Em formato de bola, a guloseima leva nougat e marzipã

O nome, Mozartkugel, traz já o formato — em alemão, ‘kugel’ é bola. A pequena delícia da Áustria é espécie de símbolo de Salzburgo, cidade onde nasceu o compositor Wolfgang Amadeus Mozart. De um fabricante para outro, a receita do bombom muda levemente, mas a tradição é preparar o chocolate com marzipã e nougat. Na embalagem, a marca registrada é o rosto de Mozart estampado no papel.

Mozartkugel Komposit
VARIAÇÕES DO MOZARTKUGEL – Foto: Peter Gugerell/Domínio público/Wikimedia Commons

A história do chocolate inspirado em Mozart

Inventada pelo chocolatier Paul Fürst em 1890, em Salzburgo, a guloseima se chamava inicialmente Mozartbonbon. Hoje em dia várias empresas produzem o doce, com receitas um pouco diferentes entre si. As embalagens também mudam de uma versão para outra, e alguns fabricantes fazem os bombons com a base plana.

A Fürst segue preparando a bolinha espetada num palitinho. Com miolo de marzipã, é coberta por uma camada de nougat e depois banhada com chocolate. No fim do processo, o palitinho é retirado, e o buraquinho no doce, preenchido com chocolate. O papel da embalagem é prateado, com escritos em azul.

Fotos: Fürst/Divulgação
INGREDIENTES E PREPARO COM PALITINHO – Fotos: Fürst/Divulgação

Quando estive na Áustria, experimentei o bombom embalado em papel dourado com contorno vermelho, fabricado pela empresa Victor Schmidt. No miolo, tem nougat, coberto com marzipã, antes de levar o chocolate. Mesmo não sendo o original, achei bem gostoso.

Não fui a Salzburgo, onde fazer as bolinhas é uma tradição. Estive em Viena e em algumas pequenas cidades austríacas ao longo do Rio Danúbio, durante um cruzeiro fluvial por essa região europeia. Encontrei muitos estilos de Mozartkugel. Os bombons com o rosto de Mozart são facilmente encontrados pela Áustria, em diferentes versões, e servem como um delicioso souvenir, em bonitas caixinhas.

Foto: Marcel Kanehl/SalzburgerLand Tourismus/Divulgação

 

Até como enfeite de Natal na Áustria

Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja
Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Vi até uma árvore de Natal na capital austríaca em que as bolinhas douradas levavam a figura do compositor clássico e estavam com o escrito Echte Salzburger Mozartkugel (algo como o verdadeiro Mozartkugel de Salzburgo), da marca Mirabell. A empresa — que leva o mesmo nome do palácio e do jardim onde foram gravadas cenas de A Noviça Rebelde, em Salzburgo — faz parte do grupo Mondelez International, proprietário de outras famosas marcas de chocolate, como Toblerone e Milka.

Mozartkugel, Viena, Austria, Bombom, Mozart, Natal - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (1)

Com produção em larga escola, a fábrica adaptou o método tradicional ao processo industrial. São 14 passos em 2 horas e meia para chegar às renomadas bolinhas. O recheio de marzipã recebe duas camadas de pralinê (uma delas de chocolates escuro), antes da cobertura. Com tantas composições diversas, o bombom inventado em homenagem a Mozart toca o paladar de viajantes em busca de experimentar os doces sabores da Áustria.

DEIXE SEU COMENTÁRIO