Minimundo em Hamburgo, na Alemanha: miniaturas do Miniatur Wunderland

Na Alemanha, minimundo de Hamburgo tem aeroporto com avião voando e maior maquete de ferrovia em miniaturas do Miniatur Wunderland. Saiba mais sobre esse passeio que encanta crianças e adultos

ATUALIZADO EM 24 DE SETEMBRO DE 2017

O Miniatur Wunderland é desses passeios recomendados para quem está de passagem por Hamburgo, na Alemanha. Se estiver viajando com criança, então, a visita se torna obrigatória. A maior maquete de ferrovia do mundo chama a atenção por sua impressionante riqueza de detalhes e pela tecnologia que a faz funcionar à perfeição em miniatura. Não foi à toa que o programa se tornou o queridinho dos turistas nas duas últimas votações das Top 100 atrações do país, em 2016 e 2017.

AEROPORTO FICTÍCIO COM AVIÕES DECOLANDO NO MINIMUNDO DA ALEMANHA – Fotos: © Miniatur Wunderland/Divulgação

Um mundo tão pequeno e, ao mesmo tempo, de números superlativos: 760.000 horas de trabalho consumidas até hoje na construção; 35.000 luzes (pouco menos 10% do total utilizado) só para recriar o brilho de Las Vegas; cerca de 1.000 trens serpenteando 20 km dos mais belos cenários da Europa e da América. Até hoje, 16 milhões de euros foram investidos na atração, que recebe 1 milhão de visitantes ao ano.

Tudo matematicamente calculado como cada pedaço daquele território. Ideia de Frederik Braun em parceria com seu irmão gêmeo, Gerrit. O Miniatur Wunderland fica às margens do Rio Elba, em Speicherstadt, conjunto de armazéns na região portuária de Hamburgo, cidade onde nasceram seus idealizadores.

PROJETO COM AS LUZES DE LAS VEGAS

 

Como é o minimundo de Hamburgo

Inaugurado em agosto de 2001, o complexo de maquetes possui 6.800 m² (o projeto de expansão até 2028 prevê 10.000 m² de construção). Atualmente, existem 9 cenários para serem visitados.

Toneladas de gesso ganharam forma e cor na hora de reproduzir os Alpes da Áustria, com direito a teleféricos como os que levam turistas às estações de esqui. No norte da Alemanha, a pequena Harz recebe a inusitada visita de um disco voador.

No quesito ficção, Knuffingen merece destaque. Aos pés dos Alpes, trata-se de uma cidade imaginária, dona de um moderno sistema de automação que reproduz o vaivém de automóveis e caminhões em deslocamentos simultâneos. Tudo no Miniatur Wunderland é controlado de uma sala com 64 computadores.

Quando visitamos o Deutsche Bahn Museum, museu da ferrovia em Nuremberg, já ficamos impressionados com a destreza de um único funcionário que controlava uma grande maquete com apenas alguns trens circulando.

ESTAÇÃO DE TREM DE HAMBURGO REPRODUZIDA NO MINIMUNDO

 

O que fazer no Miniatur Wunderland

Tire fotos, grave e mostre para todos que você voltou a ser criança diante do mundo em miniatura. Acompanhe o sobe e desce dos aviões em Knuffingen, a cidade imaginária onde o aeroporto funciona 24 horas sem parar. A propósito, no minimundo um dia inteiro é simulado a cada 15 minutos, graças a um complexo sistema de som e de luz, responsável por fazer Las Vegas brilhar com suas inconfundíveis luzes.

Além de se ligar no movimento dos trens e carros e circulam, fique atento ao que está parado, aos detalhes. Os mínimos, de preferência. São homens, mulheres, crianças. Objetos, fachadas, monumentos, cartões-portais recriados em escala. Fotos e vídeos já dão ideia de como tudo foi feito caprichosamente pequeno, em sintonia com cenários e paisagens.

ATENÇÃO AOS DETALHES
ROMA E SEU COLISEU

Aberta ao público em 2016, a seção Itália está materializada em monumentos como o Coliseu, o Vaticano e a Torre de Pisa. E na beleza de regiões como Toscana e Cinque Terre. Veneza deve estar acabada até o fim de 2017. Mônaco, Inglaterra e França fazem parte dos planos de expansão. O que está em construção fica exposto para que o público possa acompanhar as mudanças que estão por vir.

O Miniatur tem data certa para chegar ao seu destino final: 2028 e com ele a possibilidade dos trilhos atingirem regiões da África, da Ásia e do Oriente Médio.

É nesse cenário composto mais de pontes e sem fronteiras que o mundo se torna quase perfeito, como numa brincadeira de criança.

VALE SABER

Endereço: Kehrwieder 2-4, Speicherstadt, Hamburgo

Transporte: A estação mais próxima do metrô é a Baumwall. A partir da estação central de Hamburgo (Hauptbahnhof), utilize a linha U3 (amarela) com destino a Rathaus/Barmbek. De lá, siga em direção a Niederbaumbrücke, vire à direita na Kehrwieder, onde fica o Miniatur Wunderland

Funcionamento: Diariamente, das 9h30 às 18 horas (terças e sábados, fecha às 21 horas; domingos, 20 horas)

Preço: O ingresso custa 13 euros — crianças de colo, grátis; menores de 16 anos, 6,50 euros. Quem quiser conhecer os bastidores do Miniatur Wunderland pode participar da visita guiada, à parte, para grupos de 6 pessoas, no máximo. O tour é em alemão, mas é possível reservar uma sessão em inglês. Custa 16 euros para maiores de 16 anos; menores de 15 anos, 12 euros; crianças até 6 anos, 5 euros

Site: miniatur-wunderland.com

2 Comments

  1. Manfredo Rosa

    Fiquei conhecendo o Miniatur Wunderland de Hamburgo no mês de julho passado. É inacreditável.

    • Manfredo, que legal! Obrigada por compartilhar aqui sua impressão sobre o Miniatur Wunderland.
      Nós escrevemos muito sobre a Alemanha. Você esteve em outras cidades? Pode dar uma olhada geral nos destaques do país em http://comoviaja.com.br/alemanha-cidades-turismo/.

      Volte sempre ao Como Viaja! E siga a gente nas redes: busque por @ComoViaja

DEIXE SEU COMENTÁRIO