Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte

Fotos: Jomar Bragança/Divulgação

As rochas, os processos de transformação de minérios e o papel deles no desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais. Tudo isso com muita tecnologia e interação. Aberto em 2010, o MM Gerdau — Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, mostra a mineração e a metalurgia, duas das principais atividades econômicas do Estado, em 44 atrações distribuídas por 18 salas.

Personagens como D. Pedro II e Xica da Silva são vistos nas 18 salas de exposição. Parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade, pólo de museus no centro da capital mineira, a instituição está instalada no Prédio Rosa, como é chamada a construção de 1897 que sofreu intervenção do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Foto: Divulgação

A edificação é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais. Por isso, não é permitido usar fogão a gás na cozinha do café. Os pratos do cardápio — entre eles, entradas e saladas — receberam nomes de minerais e pedras, seguindo a temática local.

VALE SABER

Endereço: Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa, Belo Horizonte

Funcionamento: De terça a domingo, das 12 às 18 horas — na quintas até as 22 horas; na última terça do mês, até as 17 horas

Preço: Grátis

Site: www.mmm.org.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO