Natal em Toronto: onde ver luzes e fazer compras

natal-em-toronto-noite-de-patinacao-no-nathan-phillips-square-foto-nathalia-molina-comoviaja
Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Toronto está toda enfeitada para o Natal. Acabo de voltar de lá e pude ver como a metrópole canadense se ilumina no fim de ano. A magia está lá, em mínimos detalhes. Passando uma noite pelo Ripley’s Aquarium, vi floquinhos de neve sobre a fachada do aquário que fica aos pés da CN Tower, torre-ícone da cidade. Uma cena linda.

Sobram nas lojas artigos com desenhos natalinos. Vi sueter com boneco de neve, Papai Noel e até cachorro-rena. A moda de fim de ano motivou uma boa dose de autocrítica numa loja do multicultural bairro de Kesington Market, que ostentava a plaquinha Seriously Ugly Xmas Sweaters (algo como horrorosos sueteres de Natal).

Com ou sem vestimenta temática, cheque o Natal em Toronto. Para você entrar no clima, com compras, decoração e muita iluminação, listo a seguir os pontos que vi e que achei que se destacam:


Eaton Centre: compras entre renas

maior-arvore-de-natal-do-canada-eaton-centre-shopping-de-toronto-foto-nathalia-molina-comoviajaComo um bom shopping center, não iria deixar passar a data sem enfeitar os andares. O Eaton Centre marca presença com a maior árvore de Natal do Canadá, com 30,50 metros de altura. É difícil até de fotografar inteira.

Eu gostei mesmo foi das enormes renas brancas brilhantes espalhadas pelos corredores. Enquanto checa a decoração, você pode passar na H&M ou na Forever 21, por exemplo, para comprar presentes.

decoracao-de-natal-do-eaton-centre-shopping-de-toronto-no-canada-foto-nathalia-molina-comoviaja


Hudson Bay e Saks Fifth Avenue: vitrines e enfeites

compras-de-natal-em-toronto-no-canada-hudson-bay-foto-nathalia-molina-comoviajaAs vitrines de Natal de lojas de departamento são sucesso em Paris e em Nova York. Em Toronto, a Hudson Bay e a Saks Fifth Avenue também capricham na composição, com música e figuras animadas. Muito fofos os gansos que vi dançando lá agora em dezembro.

Vizinhas, as duas lojas têm zilhões de departamentos. Impossível não encontrar o que se busca. Agora até comida. A Saks, que abriu em Toronto em fevereiro, fez uma parceria com um empório gastronômico local, o Pusateri’s. Localizado no subsolo, oferece ingredientes e também artigos prontos, como chocolates de Toronto ou europeus, para doces lembrancinhas.

Também dá para garantir muitos enfeites de Natal para a casa toda, de bolinhas e penduricalhos para a árvore a globos de neve e kits de panos de prato e luvas térmicas temáticos.


INSCREVA-SE NO CANAL DO COMO VIAJA NO YOUTUBE


Nathan Phillips Square: patinação e árvore

arvore-de-natal-em-toronto-no-nathan-phillips-square-canada-foto-nathalia-molina-comoviajaVale encarar o medo e se arriscar nos patins sobre o gelo para sentir o clima de fim de ano como fazem os locais. E tirar a clássica foto em frente ao nome de Toronto escrito em letras coloridas.

Devo dizer que não resisti a cumprir todo o roteiro na Nathan Phillips Square, ainda que isso tenha confirmado que, como patinadora, sou uma ótima fotógrafa. Não importa. Contam a diversão e o clima de fim de ano que senti na praça central da cidade da província de Ontario.

A pista de patinação fica diante do prédio da prefeitura, iluminado num tom roxo. Ao lado, está um enorme pinheiro natural enfeitado como árvore de Natal.

inverno-em-toronto-no-canada-patinacao-no-nathan-phillips-square-foto-nathalia-molina-comoviaja


Mercado de Natal: barraquinhas no Distillery Historic District

canada-toronto-christmas-market-no-distillery-historic-district-mercado-de-natal-foto-nathalia-molina-comoviajaEste mercado realmente me surpreendeu – leia meu texto sobre o Toronto Christmas Market. O evento se propõe a seguir o estilo das seculares feiras de Natal da Alemanha, que eu tive a chance de conhecer em várias cidades europeias. Em Toronto, todas as tradições estão lá, compondo o conjunto: barraquinhas com artigos e enfeitinhos alemães, vinho quente, corais, brinquedos para a criançada e uma linda árvore de Natal.

Além disso, a área onde o Toronto Christmas Market é montado, o Distillery Historic District, é um charme. Com prédios industriais da era vitoriana, de tijolinhos, o cenário combina perfeitamente com o clima natalino. E ainda oferece opções de presentes, comidas e bebidas canadenses, além de cafés e restaurantes.


Brookfield Place: luzes nas linhas de Calatrava

toronto-no-canada-brookfield-place-foto-nathalia-molina-comoviajaO complexo de escritórios tem também opções de restaurantes dentro. A decoração de Natal do Brookfield Place tem flocos de neve estilizados, posicionados no chão e pendurados do teto. Super bonita. Fios de luzes brancas acompanham as linhas de Santiago Calatrava, arquiteto catalão que desenhou o átrio do edifício de Downtown. No formato de um túnel alto, visto logo ao se entrar no prédio, ele é chamado de Allen Lambert Galleria.

natal-nas-ruas-de-toronto-no-canada-foto-nathalia-molina-comoviaja


One of a Kind Show: artesanato do Canadá

natal-em-toronto-artesanato-do-canada-na-feira-one-of-a-kind-show-foto-nathalia-molina-comoviajaEsta feira é realizada sempre no início de dezembro em Toronto. É uma tradição entre os moradores garantir seus presentes de Natal no One of a Kind Show.

Nos stands, encontra-se uma grande variedade de artesanato, feito em todas as regiões do Canadá. Dá para comprar de produtos de lavanda de Québec a luvas quentinhas (chamadas de mittens) fabricadas em Ontario a partir da reciclagem de suéter.


Viagem a convite do Destino Canadá e do Ontario Tourism

Booking.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO