Noite Europeia dos Museus

Uma vez por ano museus da Europa abrem à noite e recebem o público de graça: é a Noite Europeia dos Museus (ou La Nuit des Musees, em francês). Em 2016, está marcada para 21 de maio. O evento é parte da programação inspirada no Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus, entidade com 35.000 museus participantes de 135 países — leia mais sobre o Dia Internacional dos Museus e sua programação.

MUSÉE D'ORSAY, EM PARIS - Fotos: Sarah Sergent/Paris Tourist Office/Divulgacao
MUSÉE D’ORSAY, EM PARIS – Fotos: Sarah Sergent/Paris Tourist Office/Divulgacao

Criada em 2005 pelo Ministério da Cultura e das Comunicações da França, La Nuit des Musees se espalhou por outros países do continente. Na data marcada, as instituições funcionam até meia-noite — algumas até 1 hora da manhã, como as de Barcelona, na Espanha. Os museus preparam atividades que incluem workshops, visitas temáticas e apresentações de dança e música.

O parisiense Musée d’Orsay, por exemplo, propõe um diálogo entre o jazz e a arte de grandes mestres da pintura em 2016. Enquanto ouve os 17 músicos do grupo The Amazing Keystone Big Band, o público aprecia as obras de Claude Monet, Vicent Van Gogh e Édouard Manet, entre outras maravilhas do acervo da instituição francesa.

Museus, palácios e monumentos administrados pela Direção Geral do Patrimônio Cultural (DGPC) de Portugal abrem gratuitamente a partir das 17h30. Entre eles estão o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém e o Palácio Nacional de Mafra.

Em 2015, a Noite Europeia dos Museus mobilizou 3.200 museus, sendo 1.265 deles na França. Os franceses receberam 2 milhões de visitantes durante o evento.

VALE SABER

Site: www.nuitdesmusees.culture.fr — apesar de mantida pelo Ministério da Cultura e das Comunicações da França, a página mostra a programação em outros países da Europa. Além de francês, há versões em inglês, espanhol, alemão e italiano

Para saber dos museus de Barcelona, acesse a página La Nit Dels Museus

DEIXE SEU COMENTÁRIO