Em Nuremberg, o museu do trem para criança

Fotos: Nathalia Molina; Vídeos: Fernando Victorino / @ComoViaja
Fotos: Nathalia Molina; Vídeos: Fernando Victorino / @ComoViaja

Tocar em tudo não só é permitido, mas incentivado no Kibala. Inaugurado em 2013, esse setor do Deutsche Bahn Museum, o museu do trem em Nuremberg, na Alemanha, é o território ferroviário das crianças, tradução ao pé da letra da sigla para Kinder Bahn Land.

Entre locomotivas e carros, o acervo do museu de trens mais antigo do mundo já é atraente também para a garotada. Uma das salas possui até arquibancada para que se possa sentar, ver e entender o funcionamento de uma ferrovia no dia a dia. Sobre uma respeitável maquete de cidade, serpenteada por trilhos, miniaturas elétricas circulam com rapidez impressionante. Tudo controlado à distância por um funcionário uniformizado da Deutsche Bahn (DB), a empresa ferroviária da Alemanha. Representantes da geração Ferrorama, Nathalia e eu invejamos aquele senhor que não se atrapalhava diante de tantos botões e alavancas. Nosso filho, Joaquim, ficou entusiasmado com o ‘brinquedinho’. E ainda nem havíamos passado pelo Kibala.

Crianca Trem Deutsche Bahn Museu Nuremberg Kibala - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (3)Toda interativa, a seção infantil foi inaugurada em 2013, mais um marco na história do museu da DB, cujas primeiras exposições foram abertas ao público no fim do século 19. Para começar, à direita da porta de entrada do Kibala há uma arara com roupas e acessórios. Meninos e meninas podem se vestir de condutor e fiscal, entre outros profissionais ligados à atividade ferroviária.

Crianca Trem Deutsche Bahn Museu Nuremberg Kibala - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (9)
Crianca Trem Deutsche Bahn Museu Nuremberg Kibala - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (13)Difícil é saber para onde ir com cerca de 1.000 m² de espaço e muitas atividades interativas. Livre, a meninada corre de um lado para o outro em busca do que explorar e mexer. Com nosso filho não foi diferente. Joaquim ficou zonzo ao ver o mundo ferroviário como uma brincadeira de criança. Recomenda-se ao pais procurar um lugar para sentar ou zanzar de um lado para o outro ao sabor da escolha de seus filhos. Joaquim testou praticamente todas as áreas.

À disposição das crianças estão material de desenho e quebra-cabeças, que chegam a ser atividades comuns demais se comparadas às outras possibilidades. Aconselho reservar, no mínimo, 1 hora para que seu filho se divirta com pistas e trenzinhos semelhantes aos do desenho Thomas e seus Amigos. Instalada em cima de uma mesa baixa, a atração se torna super acessível.

Crianca Trem Deutsche Bahn Museu Nuremberg Kibala - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (14)O clima de diversão predomina, mas há espaço para se aprender um pouco sobre o funcionamento dos trens, seus tipos de combustível e até carga e descarga de vagões, no cantinho com Playmobil — Nuremberg é conhecida pelos bonecos, já que eles foram inventados na vizinha Zirndorf, onde também fica o Playmobil FunPark, parque temático que visitamos.
Crianca Trem Deutsche Bahn Museu Nuremberg Kibala - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (11)Pequena dose de realidade pode ser experimentada na cabine onde se tem a sensação de estar a bordo de um ICE, o trem de alta velocidade da DB, em movimento. Para Joaquim isso já não era uma novidade — tínhamos andado num modelo desses de Berlim até Munique, num dos trechos da nossa viagem em família pela Alemanha. Mas nosso filho teve a chance no Kibala de brincar de condutor dentro de uma cabine da DB vestida com um par de óculos.

Com o auxílio de uma alavanca sobre um console qualquer um vira um condutor. Graças a um truque de edição de vídeo, o movimento do manche para frente faz o trem acelerar, com o cenário ao redor dele passando mais rapidamente. Fazendo-se o movimento contrário, de desaceleração, tudo parece estar em câmera lenta.

 

Trem da alegria

Crianca Trem Deutsche Bahn Museu Nuremberg Kibala - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (10)Crianca Trem Deutsche Bahn Museu Nuremberg Kibala - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (17)Não saber alemão não compromete na hora de entender as instruções no Kibala, mas claro que não se compreendem as informações adicionais vistas em alguns painéis, como o da Hauptbahnhof (estação central) do Kibala. Mas, como todas as brincadeiras propostas são muito intuitivas, basta experimentar os espaços montados com elementos da ferrovia e pronto! Joaquim alimentou a fornalha da locomotiva de faz-de-conta, voltou no tempo e posou numa foto com trajes de época de display com a mãe.

No fundo, as crianças querem mesmo é movimento real. E fazem fila para dar três voltas sentadas em banquinhos que servem de vagões num trenzinho elétrico de controle remoto que passeia dentro do museu. Joaquim não parava de rir de felicidade durante todo o trajeto, que inclui passagens de nível, túneis e pontes, tudo projetado de modo bem lúdico. Ao saltar do trem, nosso filho ostentava orgulhoso o próprio bilhete de passagem picotado pelo ‘controlador’ do Kibala. Confesso, deu certa invejinha por não ter menos idade para poder andar naquele trem e me sentir parte da brincadeira também.

 

Reserve hotéis em Nuremberg pelo Booking

VALE SABER

Crianca Trem Deutsche Bahn Museu Nuremberg - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2)Endereço: Lessingstrasse esquina com Sandstrasse, 6. Como o próprio site oficial diz, não tem como errar de endereço. O museu fica num majestoso edifício construído em 1925

Transporte: Se for visitar o museu da Deutsch Bahn, natural que sua primeira opção para chegar lá seja o trem. A estação central (Hauptbahnhof) fica a 850 metros. Tome a saída rumo a Eilgutstrasse e siga sempre em frente, vire à esquerda e continue pela Sandstrasse até ela se encontrar com a Lessingstrasse. A caminhada dura uns 11 minutos.

Se não quiser andar muito, ainda na Hauptbahnhof, faça a transferência para o metrô, utilize a linha U2 e desça na estação Opernhaus, a uns 100 metros de distância do museu.

Nós fomos a pé do hotel, que ficava na parte dentro da parte murada de Nuremberg. Levamos 10 minutos caminhando e atravessamos a saída da Färbertor, um dos portões da cidade. Cruzamos a Frauertorgraben (rua bem larga e movimentada), fomos em frente pela Zeltnertrasse e viramos à esquerda na Sandstrasse

Crianca Trem Deutsche Bahn Museu Nuremberg Kibala - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (18)Funcionamento: Para entrar no Kibala, é preciso acessar o Deutsche Bahn Museum. Abre de terça a sexta, das 9 às 17 horas; nos fins de semana e feriados, das 10 às 18 horas


Preço:
 A entrada custa o valor do ingresso regular do museu. 10 euros – até 6 anos, grátis; 4 euros (bilhete família: 2 adultos e até 4 crianças); 2,5 euros (crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos). Quem tiver tíquete de trem ou metrô do dia paga só 4 euros

Alimentação: Fomos ao museu depois de almoçarmos no Zum Gulden Stern, então não experimentamos o menu do Tinto — Tapas Y Vino. Cafeteria na parte da manhã, serve saladas, sanduíches e pratos na hora do almoço e, claro, tapas a partir das 18 horas. O restaurante funciona de terça a domingo, das 9 horas à 1 hora da manhã — nos fins de semana e feriados, abre mais tarde, às 10 horas

Site: dbmuseum.de

DEIXE SEU COMENTÁRIO