Oktoberfest Munique 2017: dicas, data e lugar da festa da cerveja

Tudo sobre a Oktoberfest Munique: dicas, data, localização, preços de cervejas e atrações da tradicional festa popular da Alemanha. Conheça também a história do maior evento da Baviera

ATUALIZADO EM 15 DE AGOSTO DE 2017

Não é preciso pretexto para celebrar a cerveja em Munique. Mas, para os mais empolgados, uma ocasião pode ser especial: a Oktoberfest. Anualmente a cidade recebe quase 7 milhões de pessoas para o evento, que chega à sua 184ª edição em 2017.

Teve origem em 1810 na celebração do casamento do príncipe bávaro Ludwig (mais tarde, rei Ludwig I) com a princesa Therese de Saxônia-Hildburghausen. A festa é realizada em Theresienwiese, lugar que acabou dando origem a um apelido para a Oktoberfest entre os moradores de Munique: ‘die Wiesn’.

PSCHORR-BRÄUROSL, UMA DAS 14 GRANDES CERVEJARIAS DA OKTOBERFEST MUNIQUE – Foto: A. Kupka/Divulgação

Cervejarias da Oktoberfest

A festa é organizada em tendas (ou pavilhões), sendo 14 grandes e em torno de 20 menores. Elas são restaurantes que servem cerveja e comida, embaladas pela típica música alemã. Algumas das mais tradicionais cervejarias de Munique têm seus pavilhões no evento.

A gigante Hofbräu oferece quase 10 mil lugares (6.898 internos e 3.022 externos) e disposição para servir meio milhão de litros de cerveja e cerca de 8 mil porções de salsicha. Na Augustiner, há 6.000 lugares dentro e 2.500 do lado de fora. A tenda Marstall está com espaço para receber até 3.200 pessoas na área interna e 1.000 na parte externa. Na Löwenbräu, um leão (löwen, em alemão) é quem dá boas-vindas aos visitantes, rugindo o nome da cervejaria do alto de uma torre a cada 2 minutos. O espaço comporta 8.500 pessoas, sendo 5.700 internamente.

CENA FREQUENTE: MULTIDÃO TOMA OS PAVILHÕES – Foto: Pierre Adenis/Divulgação

Oferecendo boa bebida e entretenimento, as tendas menores ajudam a compor o cenário festivo da Oktober. Restaurantes como Münchner Knödelei, Zur Bratwurst e Metzgerstubn são lugares onde é possível encontrar comidas típicas da Alemanha.

Preço da cerveja e vagas nos restaurantes

Em todas as tendas, grandes ou pequenas, o canecão com 1 litro de cerveja fica abaixo da linha dos 11 euros. Para se ter ideia do grau de transparência da organização, o site oficial da Oktoberfest Munique divulga quais cervejarias vendem suas bebidas ao preço máximo de 10.95 euros este ano: Fischer-Vroni, Schottenhamel-Festhalle e Winzerer Fänhndl. As cervejas mais baratas (10,60 euros) são vendidas no Old Wiesn e na Familienplatzl. A ressaca pode custar caro, já que 1 litro de água chega é encontrado a 11,60 euros!

CANECÃO CUSTA MENOS DO QUE ÁGUA MINERAL – Fotos: Divulgação

Para se sentar numa tenda (ou restaurante), não é necessário reservar. Se você for à Oktoberfest de segunda a quinta, até o meio da tarde, é provável que consiga vaga. Para garantir seu lugar em algum restaurante específico, é bom entrar em contato diretamente com ele. O site oficial do evento tem links para as páginas das tendas.

Festa com crianças

Além de comida e bebida, na Oktoberfest há um grande parque de diversão. Em 2017, as novidades são a montanha-russa Drifting Coaster e os não menos radicais Jules Vernes Tower e XXL Race (para todos, vale a regra consagrada no trânsito mundial: se beber, não suba no brinquedo). Para os nostálgicos, o espaço Oide Wiesn resgata atrações que faziam a alegria do público da Oktober muitos e muitos anos atrás. Nele há brinquedos menos radicais (um singelo carrossel, por exemplo), canções tradicionais, receitas clássicas, tudo em um ambiente vintage e bem mais intimista quando comparado à multidão que invade os pavilhões das grande cervejarias.

EQUILIBRISMO NA HORA DE SERVIR UMA HB – Foto: Divulgação

Não se paga nada para ver os desfiles nas ruas tampouco para entrar na área da Oktoberfest. Em família, para descontos em refeições e ingressos de brinquedos, vá numa terça durante a festa, chamadas de Dias da Família.

Crianças menores de 6 anos podem permanecer nas tendas de cerveja acompanhadas dos pais e até as 20 horas.

NÃO É PRECISO BEBER PARA VER O MUNDO GIRAR – Foto: Divulgação

 

Souvenir e trajes bávaros

São vendidos souvenirs como bichos de pelúcia, ímãs, chapéus e canecões de cerveja. Todo ano é lançada uma caneca oficial da festa. Olha aí a de 2016 — o modelo com capacidade para 0,5 litro de cerveja, custa 11 euros.

Os típicos trajes bávaros também são muito vistos e podem ser comprados por lá. A roupa das mulheres se chama ‘dirndl’, e a dos homens, ‘lederhosen’. Todo ano na Oktoberfest há um desfile com trajes típicos em Munique, no primeiro domingo de festa.

 

VALE SABER

Quando: Em 2017, de 16 de setembro a 3 de outubro — o desfile de trajes por Munique será em 17 de setembro, às 10 horas

Horário: A cerveja é servida das 10 horas às 22h30, nos dias de semana — a partir das 9 horas aos sábados, domingos e feriados. Todos os dias, a tenda Käfers Wiesnschänke fecha à meia-noite e meia e a tenda Weinzelt funciona até a 1 hora da manhã

Para brinquedos e apresentações, o horário vai das 10 horas às 23h30, de segunda a quinta e domingo — sexta e sábado, até meia-noite

Preço: O acesso à área da Oktoberfest é gratuito. Paga-se nas tendas e nas atrações.

Transporte: O Theresienwiese fica a apenas 15 minutos da Marienplatz, praça central de Munique e hub das principais linhas de trem e metrô da cidade. Por essa razão, a melhor alternativa para ir à festa é usando o transporte público.

Edição seguinte: de 22 de setembro a 7 de outubro em 2018

Site: oktoberfest.de

DEIXE SEU COMENTÁRIO