Paris: as luzes de Natal

Paris, França, Natal, Saint-Germain-des-Prés - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (4)
MERCADO EM SAINT-GERMAIN-DES-PRÈS – Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Paris está inteirinha iluminada para o Natal. Cada bairro ou rua tem sua decoração. Se já é gostoso passear pela cidade simplesmente, as luzinhas dão uma graça a mais à caminhada. Tudo tão bonito…

Depois da minha visita ao Panthéon, saí andando pelas ruas no entorno. Me encantei com as estrelinhas e as luzinhas azuis que enfeitam aquela região.

Paris, França, Natal, Quartier Latin - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2)

 

Paris, França, Natal, Saint-Germain-des-Prés - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (3)No bairro ao lado, Saint-Germain-des-Prés, o brilho se concentra em torno da igreja que leva o mesmo nome da vizinhança. Ali, ao lado da torre, um mercadinho de Natal garante o aquecimento em forma de vinho quente (vin chaud), pão e chocolate.

Paris, França, Natal, Saint-Germain-des-Prés - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2)Paris, França, Natal, Saint-Germain-des-Prés - Foto Nathalia Molina @ComoViaja

O mercado de Natal mais famoso da cidade é o da Champs-Élysées, avenida mais famosa de Paris. Só pela iluminação, ela já levaria um tanto de gente para caminhar pelas calçadas enfeitadas. Com as barraquinhas, o apelo é ainda maior — dá uma olhada no que eu conto e mostro de lá.

Paris, França, Place Vendome, Natal - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (3)Cercada por luxo, a Place Vendôme mantém o clima de requinte com sua iluminação toda branca. Com a obra no icônico Hotel Ritz, numa das pontas da praça, achei que o Natal ficou meio sem gracinha por ali. Mas a árvore de Natal alta e simples me cativou. E as meninas que passavam também.

No Boulevard Haussmann, as grandes lojas (em francês, magasins) atraem muita gente para ver suas vitrines animadas — olha o que eu vi na Printemps e na Galeries Lafayette, dona da mais imponente árvore de Natal dos últimos tempos.

Paris, França, Natal, Árvore Coloridas - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2)Mas a última moda em termos de árvore de Natal em Paris é a colorida. Vi um monte nas minhas andanças pela cidade. Paris, França, Natal, Árvore Coloridas - Foto Nathalia Molina @ComoViajaEles tingem algodão e enrolam nos galhos. Tem árvores vermelha, rosa, enfim, da cor que a pessoa quiser. O efeito final de uma cor só pode até ficar legal dependendo da decoração. Mas eu não curti não. Me deu uma certa aflição imaginar o coitado do pinheiro todo enrolado. E você gostou?

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO