Aluguel de bicicletas no Parque Villa-Lobos

Parque Villa-Lobos, indicado para alugar bike - Fotos: Fernando Victorino @ComoViaja

Há tempos eu queria experimentar em família o aluguel de bicicletas no Parque Villa-Lobos. Como nós morávamos perto da Avenida Paulista, quando vinha a ideia de parque, era sempre Trianon (em frente ao Masp) ou Ibirapuera. Mas essa realidade mudou em 2012. O Parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo, ocupou o lugar do Trianon como parque perto de casa, uma espécie de quintal com brinquedos e árvores. Faltava experimentar um espaço mais amplo, para atividades mais expansivas.

Finalmente fomos ao Villa-Lobos. Desde a minha viagem ao Canadá em 2013, onde voltei a pedalar após mais de 20 anos e fiz um passeio de bicicleta em Montréal, eu fiquei com aquela ideia de andar de bicicleta de novo. Se eu podia fazer isso em outra cidade, por que não em casa? Esse pensamento e um lindo sol de inverno foram essenciais para a nossa ida ao parque na zona oeste. Olha eu aí no pedal.

Eu de bike no Villa-Lobos

Na entrada principal do Villa-Lobos é possível alugar bicicletas. Meu marido e eu decidimos pegar apenas uma bike de marcha para dividirmos. Assim um ficava com o Joaquim enquanto o outro pedalava. Era a primeira vez em que o Joaquim andava de bicicleta — ele tinha aprendido a se virar bem com o patinete, mas nunca havia subido numa magrela. Então, para nosso filhote, na época com 4 anos, alugamos uma de rodinha.

Ciclovia do Villa-Lobos

Entramos no parque e fomos para a ciclovia. Ficamos à direita para sentir como seria a velocidade. Nosso medo era de atrapalharmos o fluxo e acabarmos sendo ‘atropelados’ por ciclistas experientes. A surpresa foi ver famílias e mais famílias pedalando juntas. Vimos crianças ainda ganhando confiança sem as rodinhas. Quando alguém empancava, o restante desviava na boa. O Villa-Lobos que eu vi não é território de ciclistas profissionais, e sim, de gente disposta a se divertir, onde novatos são bem-vindos. Adorei!

Paramos diversas vezes ao longo da volta completa da ciclovia. Numa dessas paradas, fomos dar uma espiada na Marginal Pinheiros. Um barato ver aquele ponto do ângulo oposto, já que geralmente passamos lá embaixo de carro e vemos o parque no alto. Leve protetor solar, chapéu ou boné. Inaugurado em 1994, o Villa Lobos ainda é um parque com poucas áreas de sombra. Hidrate-se, fique atento principalmente com as crianças

Diversão com amigos ou em família

Ah, ao andar na grama, um importante aviso especialmente para as crianças, dado pelo senhor que guarda carros perto do Villa-Lobos: cuidado com as formigas! A região é cheia de formigueiros, fora e dentro do parque. Sob um céu maravilhoso, nos divertimos muito pedalando em família. E, claro, tiramos muitas fotos juntos.

Foi emocionante ver o Joaquim enfrentando o medo de cair, caindo e seguindo adiante ralado e, no fim, já fazendo curva e tudo sozinho! Vê a desenvoltura do pequeno já na saída da área de aluguel. Fomos devolver as bicicletas e tomamos um sorvete para refrescar.

Me sentei na grama para curtir aquela visão deliciosa: o céu azul de pano de fundo e um garotinho animadíssimo. Que manhã de sábado gostosa.