Playmobil FunPark na Alemanha: parque perto de Nuremberg

Veja atrações e novidades do Playmobil FunPark na Alemanha. Nosso filho adorou o parque dos bonecos em Zindorf, perto de Nuremberg. São 90.000 m² de área com setores temáticos e atividades em região coberta

ATUALIZADO EM 8 E ABRIL DE 2017

Passamos pelos guardas, e Joaquim foi logo saudar o rei e a rainha. Reverência feita, saiu em disparada. Havia mais gente para visitar, lembrava o Ritterburg no alto da colina à frente. O castelo do cavaleiro com suas bandeirinhas nas pontas das torres causa impacto imediato em quem atravessa o portão do Playmobil FunPark. Sem brinquedos eletrônicos, apenas com atividades lúdicas, o parque temático dos bonequinhos na Alemanha fica em Zindorf, perto de Nuremberg.

Playmobil FunPark Bonecos Parque Alemanha Nuremberg - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (900x900)
Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Com rede de corda para escalada e ágeis escorregadores de metal, o Ritterburg é sucesso de público, como descubro depois nas informações do parque para a imprensa. Igualmente disputado pelas crianças é o navio pirata. Foram mesmo os lugares mais cheios que vimos. E reforçamos a preferência. Nosso filho não titubeia ao responder do que mais gostou no Playmobil FunPark.

De fato são imperdíveis. Mas perde muito quem se limita a conhecer a dobradinha popular entre os cerca de 700 mil visitantes anuais (em 2016, o parque ultrapassou a marca recorde de 800 mil visitas na temporada). Distante em torno de 15 km de Nuremberg, o parque nos surpreendeu pela quantidade de atividades disponíveis. Em 90.000 m² de área, se espalham setores temáticos de Playmobil, com bonecos e cenários em tamanho aumentado. Além de cavaleiros e piratas, há cowboys, dinossauros, construtores e animais. Entre outras possibilidades para a criançada se soltar estão um lago com pedalinhos, o playground de chafarizes, a área de parcours com um pequeno pula-pula e um parque de atividades como minigolfe, boliche e bocha.

Como é o parque em Zindorf

Nosso filho, então com 5 anos, aproveitou o parque com gosto. Nós, os pais, também. Ficamos encantados com o conceito do Playmobil FunPark. Na era da tecnologia, não há recursos eletrônicos. Nada se mexe sozinho.

Para a brincadeira existir, a criança tem de se movimentar, tem de brincar. Seja escorregando, remando, escalando, rodando alavancas. É preciso ser muito criativo para fazer um parque ser interessante nos dias de hoje sem fazer nada se mover eletronicamente. Por mais paradoxal que soe, o estilo à moda antiga acabou sendo uma ideia arrojada.

Playmobil FunPark Alemanha Parque Criancas Nuremberg Dinossauro - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2) (598x800)

O Playmobil FunPark privilegia o lúdico. Sem perceber, brincando, a meninada exercita a coordenação motora, testa limites e gasta muita energia. Tudo com uma ajudinha da Mecânica (aquela da Física que a gente estuda na escola, lembra?). Puxa a corda, e o barquinho se move. Gira a roda, e o pedaço de pedra se enrosca ladeira acima.

Playmobil FunPark Alemanha Parque Crianca Nuremberg Construção - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (3) (640x499)Depois de quase um mês rodando na Alemanha, o parque pertinho de Nuremberg foi uma das experiências mais marcantes para Joaquim na nossa viagem. Isso porque ele sequer tinha brincando com os conhecidos bonequinhos. Seu primeiro Playmobil foi o pintor Albrecht Dürer, presente de boas-vindas deixado no quarto do hotel pelo Turismo de Nuremberg na nossa chegada à cidade.

Já o pai… Ao falarmos no Brasil sobre a ideia de levar Quim ao parque, Fernando viajou direto para o tempo em que criava histórias do xerife recuperando o ouro das mãos do bandido. Nossa geração brincou de Playmobil. Pudera, o brinquedo regula idade com a gente. Fez 40 anos em 13 de julho de 2014 — leia curiosidades sobre a marca Playmobil. Me lembro de primos que tinham os bonecos, mas a versão feminina conheci só no parque da Alemanha.

Playmobil FunPark Boneco Nuremberg - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (514x640)

Quando incluímos Nuremberg na viagem, o Playmobil FunPark entrou para o programa logo após nossa pesquisa básica em busca de atrações do universo infantil. Fernando se empolgou com a ideia de levar Joaquim para conhecer bem na fonte — o brinquedo foi inventado em Zirndorf, pequena cidade da Baviera onde fica o parque — os bonecos que fizeram sua alegria na infância.

Mudamos o roteiro da viagem em família à Alemanha por causa do Playmobil FunPark. Pela geografia, o mais lógico seria parar em Nuremberg, no caminho da ferrovia entre Berlim e Munique. Mas o parque não estaria em pleno funcionamento na data em que planejávamos passar pela região. Antes de fechar a ordem das 5 cidades que visitaríamos, me informei sobre o que estaria funcionando na época da nossa passagem por Nuremberg, inicialmente ainda durante a temporada de inverno do Playmobil FunPark. Veríamos apenas o HOB-Center, espaço coberto com brinquedos e lanchonetes. Mudamos os planos. Demos, então, uma volta no mapa da Alemanha, indo direto de Berlim para Munique, depois para Stuttgart e só aí retornando para Nuremberg, antes de seguir para Frankfurt.

Valeu ter feito a inversão. O HOB-Center é muito mais legal do que poderíamos supor ao ver o site do parque. Afinal, são 5.000 m² para diversão indoor. Ver as atrações ao ar livre, no entanto, torna o passeio incomparavelmente melhor. Teria sido frustrante viajar de tão longe para ficar só no playground coberto.

Claro que, se você já for passar por Nuremberg durante o frio, uma visita ao Playmobil FunPark vai fazer a alegria da garotada. Mas, caso você possa escolher a data da viagem, o ideal é se programar para ir com o lugar em pleno funcionamento.

Playmobil FunPark Alemanha Parque Crianca Nuremberg Construção - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2) (640x486)

Estivemos lá no meio de abril, no 1º dia do parque inteiro aberto. Era fim de semana, e as famílias aproveitaram a chegada da primavera para ir conferir as atrações ao ar livre. Em início de temporada, o Playmobil estava bem tranquilo de ser explorado. Se você for visitá-lo durante o alto verão europeu, procure os espaços mais concorridos (castelo e navio pirata) na 1ª hora de funcionamento, para evitar aglomeração.

Chegar cedo, de preferência logo que o parque abrir, é minha recomendação, se o objetivo for explorar atrações internas e externas. Dá para usufruir do período da manhã, mais vazio, e para fazer a visita no tempo das crianças, com mais calma. Ainda assim, você pode precisar acelerar em certas horas puxado pela urgência da meninada em querer ver tudo.

O que fazer no Playmobil FunPark

Playmobil FunPark Fazendinha Parque Alemanha Parque Crianca Nuremberg - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2) (478x640)

Para a temporada 2017, o parque aquático ganha mais atrações para amenizar o calor do verão europeu, como labirintos e rodas de águas, novidades que começam a funcionar a partir de maio. Já no mês seguinte tem a estreia do torneio de cavaleiros, que promete agitar a região do castelo em batalhas que colocarão frente a frente os corajosos guerreiros mirins.

Com tantas atrações para brincar, natural que as crianças fiquem eufóricas. Quim, por exemplo, não se continha a cada novidade que surgia durante a nossa visita. “Olha a girafa!”, apontou para o par de animais diante da Arca de Nóe (Arche Noah, no nome alemão). Aí correu para a casa fofa da fazendinha (Bauernhof), onde brincou de ordenhar a vaca.

Reserve hotéis em Nuremberg pelo Booking*

Se demorou bem no castelo da entrada. Passamos um bom tempo, explorando os ambientes, que eram muitos. “Senta, senta!” Nosso garoto queria mostrar o som de realeza que soava toda vez em que os tronos eram ocupados. Quim escalou corrente, subiu escada, aprendeu a suspender o balde do poço. Até que descobriu os escorregadores.

Playmobil FunPark Castelo Parque Alemanha Criancas Nuremberg - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2) (480x640)Playmobil FunPark Castelo Poço Parque Alemanha Crianca Nuremberg - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (480x640)

Desceu muitas vezes. Não bastava. Ele queria compartilhar sua alegria (sem botão de rede social, obviamente). “Vem, mamãe! Vem, papai! Escorrega!” A felicidade dele era tão contagiante e os escorregadores estavam ali chamando… Não tinha nenhuma placa de ‘kids only’, vimos um alemão seguir os filhos e, então, entendemos que tudo bem. Criamos coragem e aceitamos o convite. Que delícia!

Playmobil FunPark Castelo Parque Alemanha Criancas Nuremberg - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (1) (1280x956)

Playmobil FunPark Castelo Medieval Parque Alemanha Crianca Nuremberg - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (1) (900x672)

Playmobil FunPark Criancas Alemanha Nuremberg Pirata - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (4) (640x479)Playmobil FunPark Criancas Alemanha Nuremberg Pirata - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2) (480x640)

A bagunça em família também foi boa em outro ponto-sensação do Playmobil: o navio pirata. Todos a bordo, Quim tomou o leme e, na direção certa, desceu para checar o porão. A saída estratégica foi pela esquerda. Navegante, tinha mais a explorar.

Com o pai, andou de barquinho, se movendo conforme a força feita por Fernando para puxar a corda à frente, na horizontal. Com a mãe, andou de jangada, se movendo conforme a (quase) força feita por mim para empurrar o bastão de madeira contra o fundo do lago. Morri de medo de passar vergonha e terminarmos num naufrágio. Mas marujo não dorme de touca, certo? Atracamos em risadas no cais.

À nossa volta, eram muitas as famílias se divertindo também, com filhos de idades variadas. O Playmobil FunPark foi projetado para crianças de até 12 anos. As atrações contemplam mesmo interesses das diferentes etapas dentro dessa faixa etária. Mas eu diria que as brincadeiras temáticas com cenários e bonecos (para mim, a razão para se ir ao parque) devem agradam bem até uns 8 anos de idade. A garotada mais velha pode aproveitar espaços com jogos e atividades, como a teia de escalada Okta-Kletternetz e a Baumhaus, casa na árvore com estação de pesquisa.

Com 2.400 m² de área, o circuito de cordas do Parcours tem 4 trajetos, com a indicação da idade apropriada. Quim até tentou se equilibrar entre madeiras e cordas, mas se lançou na corrida para o Velho Oeste (Western). Subiu no touro antes de tentar derrubar garrafas com o pai no bar do saloon.

Playmobil FunPark Velho Oeste Parque Alemanha Criancas Nuremberg - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (3) (800x598)
À direita da área do Velho Oeste, há um lago e uma ducha. Dependendo do calor, pode ser uma boa levar uma muda de roupa para trocar as crianças se elas resolverem testar o chuveiro. O próprio site do parque faz essa recomendação, além de indicar que pode ser útil pôr na bolsa roupa de banho para a garotada se refrescar no playground molhado (Wasserspielplatz).

Playmobil FunPark Alemanha Parque Crianca Nuremberg Ducha - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (560x640)

Durante nossa visita o clima estava mais frio. O máximo de água que rolou foi uma cortina. Joaquim adorou a brincadeira de estar dentro do chafariz sem se molhar.

Playmobil FunPark Alemanha Parque Crianca Nuremberg Agua - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (1) (598x800) Playmobil FunPark Alemanha Parque Crianca Nuremberg Agua - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2) (800x598)

Como um boneco Playmobil

Estar fisicamente na brincadeira, fazer parte da história entre bonecos do tamanho dele: isso foi o grande barato desse parque para Joaquim. No HOB-Center, o espaço coberto, as crianças entram nos cenários de Playmobil. Estão lá um barco viking, um castelo medieval e uma casa de boneca sonho de consumo para as meninas fãs do mundo em cor-de-rosa. Na área ao lado, também interna, nosso menino testou sua habilidade no circuito suspenso de aventura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Almoçamos no HOB-Center enquanto rolava um espetáculo de mágica. Quim entendeu tudo. Afinal, o show era mudo. A única fala, pedindo a participação da plateia, rendeu uma lição básica de alemão ao nosso filhote. “Eins, zwei, drei!”, contava nos dedos até 3 o protagonista, antes de cada truque.

E de cada mordida de Joaquim no nugget ou na batata frita (nas férias, está valendo!). Compramos o combo do menu infantil, com suco de bebida. Pagamos 2 euros de depósito para cada prato e cada copo. A quantia é devolvida no fim da refeição, se apresentado o recibo com a louça suja. Devolvemos tudo, mas optamos por ficar com os 2 copos com a carinha do boneco. Em casa, embalam sucos, vitaminas e lembranças nas refeições desse pequeno, hoje com 8 anos, a cada dia maior.

Pegou gosto pelo Playmobil apresentado pelo pai. Depois de alguns euros deixados na loja do parque, bastou chegarmos ao hotel para nosso filho rechear com os bonecos seu mundo de histórias. A mesinha de centro do quarto parecia uma festa à fantasia: tinha de palhaço a árbitro de futebol. Tão lindamente doida e colorida quanto à imaginação de Joaquim.

Playmobil Alemanha Bonecos Crianca Nuremberg - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (1024x712)

Reserve hotéis em Nuremberg pelo Booking*

VALE SABER

Endereço: Brandstätterstrasse 2-10, Zirndorf

Transporte: A linha de ônibus 113 leva ao parque a partir da estação Rothenburger Strasse do metrô (U-Bahn), que fica em Nuremberg; desça na 9ª parada (Bundesamt), em Zirndorf. A linha de ônibus 151 funciona de segunda a sábado e conecta as estações de trem (S-Bahn) de Zirndorf e de Anwanden com o Playmobil FunPark.

Decidimos pegar um táxi e guardar as energias para aproveitar a brincadeira. Não saiu barato, mas encaramos como um investimento na nossa energia. Do hotel no centro de Nuremberg até a porta do parque, levamos cerca de 20 minutos e pagamos em torno de 30 euros por trecho.

O parque tem área para estacionamento de motorhome. Quem for de carro dispõe de cerca de 3.000 vagas, ao preço fixo de 5 euros — na temporada de inverno, 3 euros. Quando apenas a área de escalada funciona, o estacionamento custa 1 euro (grátis para quem gastar 20 euros em compras na loja do parque)

Playmobil FunPark Alemanha Parque Crianca Nuremberg Como Chegar- Foto Nathalia Molina @ComoViaja (1) (455x640)

Funcionamento: Muda conforme a época do ano; no site, a informação é atualizada de acordo com a temporada. Em 2017, na temporada da primavera ao outono europeu, abre de 8 de abril a 5 de novembro, das 9 às 18 horas — entre 1º de maio e 11 de setembro, até as 19 horas; de 2 de dezembro de 2017 a 18 de fevereiro de 2018, abre a partir das 10 horas

Apenas os brinquedos de escalada cobertos funcionam até 7 de abril, das 10 às 18 horas. Esse horário vale também para a temporada de inverno, entre 2 de novembro e 18 de fevereiro de 2018, quando somente a parte ao ar livre do parque permanece fechada; a área coberta funciona inteiramente

Preço: Também varia de acordo com a época. Em 2017, entre 8 e 30 de abril e entre 12 de setembro e 5 de novembro, a entrada custa 9 euros. De 1º de maio a 11 de setembro, sai a 11 euros. Crianças de até 3 anos não pagam.

Até 7 de abril, o acesso apenas aos brinquedos de escalada custa 1,50 euro — permanence fechado o restante da área coberta. Na temporada de inverno, o ingresso para toda a área coberta com escalada sai a 6 euros

O parque oferece um preço reduzido para entrada à tarde. Não recomendo essa opção. Talvez seja vantagem para alemães, que estão lá perto e têm a oportunidade de voltar com mais frequência. Para quem vai de fora da Alemanha, o desconto de 2 ou 3 euros não compensa o que se deixa de ver por causa do tempo curto

Playmobil FunPark Sorveteria Castelo Parque Alemanha Nuremberg - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (1024x726)

Alimentação: O horário de funcionamento de restaurantes e do biergarten varia de acordo com a demanda. Pelo parque encontram-se snack points, que vendem lanches como crepe, hambúrguer ou milho, e pontos de venda de sorvete.

De março a novembro, das 8 às 11 horas, o buffet de café da manhã no HOB-Center sai a 10,90 euros por pessoa — crianças de 3 a 11 anos, 6,90 euros; mais novas, grátis. Os visitantes que chegam entre 8 e 9 horas ganham desconto de 1 euro no ingresso do Playmobil.

 

Playmobil FunPark Alemanha Parque Crianca Nuremberg Loja - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (640x471)

Compras: Aproveitando o embalo, não resistimos aos bonecos à venda na lojinha da saída. Prepare-se, o lugar é uma tentação só! E pode ser acessado mesmo por quem não está no parque.

Trouxemos Playmobil de vários estilos, especialmente porque estavam à venda kits 2-em-1 comemorativos (pelos 40 anos da marca de brinquedos). Por um preço menor, as caixas vinham com mais cenários e peças. Durante a nossa cobertura da Copa do Mundo 2014 com brinquedos, usamos os jogadores e os árbitros de futebol que compramos na loja do parque

Playmobil FunPark Castelo Criancas Parque Alemanha Nuremberg - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2) (600x800)

Dicas: Tirando o HOB-Center, a maior parte das atividades do Playmobil FunPark é realizada ao ar livre. Não tivemos de nos preocupar tanto com o calor porque fomos no meio de abril e o tempo estava ótimo. Nada de sol excessivo.

No Velho Oeste, há abrigo no pequeno ambiente que reproduz um saloon. Na área dos piratas, apenas na parte baixa do barco. O castelo tem alguns cantos cobertos, mas a maioria dos pontos está em espaço aberto.

Por isso, água e protetor solar na família toda. De quebra, vale levar boné ou chapéu para rostos mais sensíveis. Roupa de banho e uma muda para troca são indicados para a garotada brincar nas áreas molhadas

Site: playmobil-funpark.de


Vista feita a convite do Playmobil FunPark e do Turismo de Nuremberg

*Quando você reserva pelo Booking, um percentual do valor é repassado ao Como Viaja. Assim, você contribui para que a gente continue a escrever aqui. Conheça todos os parceiros do Como Viaja, que oferecem passagens, hotéis, guias e reservas de atrações

DEIXE SEU COMENTÁRIO