St. Patrick’s Day: festa verde pelo mundo e festivais na Irlanda

No Saint Patrick’s Day, dia 17 de março, o verde está em festas, pubs e pontos turísticos no mundo. Também há festivais na Irlanda. O Global Greening, promovido pelo país, pinta 267 lugares em 44 países

ATUALIZADO EM 17 DE MARÇO DE 2017

Até o famoso letreiro de Las Vegas fica verde em 17 de março, dia de celebração de São Patrício, o padroeiro irlandês. O Turismo da Irlanda aproveita o St. Patrick’s Day para promover o destino mundialmente por meio da ação Global Greening, que já iluminou de verde em torno de 270 lugares em diferentes países nos últimos 7 anos.

Em 2017, por exemplo, novamente se pintam de verde o Coliseu, em Roma; a London Eye, roda-gigante londrina; o Empire State Building, em Nova York; o Distillery District, no Canadá; as Cataratas do Niágara, também na América do Norte; e a Muralha da China. Entre as novidades estão a Plaça de Catalunya e as fontes na Gran Via, em Barcelona; o One World Trade Center, em Nova York; e até o tapete vermelho de Cannes, na França (que será tapete verde, em 17 de março).

Fotos: Turismo da Irlanda/Divulgação

O Brasil também está na rota da iluminação especial. Em 2017, o Cristo Redentor volta a ficar verde — o monumento participa da ação desde sua chegada ao Brasil, em 2013. Outro ponto colorido será o prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, que participa pela primeira vez do evento. Em 2016, além do Cristo, ficaram verdes: as 3 arenas do Parque Olímpico e os Arcos da Lapa, no Rio; o Teatro Amazonas, em Manaus, o Elevador Lacerda, em Salvador; o Monumento às Bandeiras, o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade e a Ponte das Bandeiras, em São Paulo.

Fotos: Mauricio Pisani/Divulgação
MONUMENTO ÀS BANDEIRAS, EM SÃO PAULO – Fotos: Mauricio Pisani/Divulgação

 

Festivais e paradas na Irlanda

Uma das maiores celebrações de St. Patrick’s ocorre em Dublin. A cidade tem um festival anual para a comemoração — em 2017 e 2018, de 16 a 19 de março. Realizado desde 1996, o St. Patrick’s Festival reúne música, cinema, palestras, tours guiados e uma grande parada, em 17 de março. Outras cidades também festejam o santo padroeiro com eventos como Cork St. Patrick’s Festival, Galway St. Patrick’s Day Parade e Belfast St Patrick’s Day Carnival Parade and Concert.

Quando morei em Nova York nos anos 90 assisti a algumas paradas do Saint Patrick’s Day, celebrado em 17 de março. Guardo de recordação, como uma espécie de amuleto que me guarda de volta, o colar verde que peguei no ar, jogado ao público de um dos carros do desfile. Com isso, é muito festejada em bares e pubs. Eu participei dessa festa nos Estados Unidos e também já de volta ao Brasil, em São Paulo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO