No SeaLife de Munique, entre tubarões e estrelas

Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja
Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja

Ficamos rodeados por tubarões. Zebra, lixa, cinza… e outros mais bizarros. Se você tem interesse por essas temidas e instigantes criaturas, o SeaLife tem de estar no seu roteiro em Munique. Nos 33 ambientes, há 4.500 animais de diferentes espécies. Também achei muito forte a parte do aquário que trata de estrelas-do-mar e cavalos-marinhos. Sensacional conhecer tantas variedades de cada um deles.

Nas 3 espécies que citei, além de ver animais de diversos tipos, é possível aprender muito sobre eles. Tanto em explicações nos painéis quanto em atividades interativas. Numa das salas, por exemplo, a parede era dividida em nichos com telas de programas. Ao toque do nosso filho, então com 5 anos, apareceram opções de tubarões para escolher sobre qual ele queria saber de hábitos e características. No nicho ao lado, Joaquim e eu ficamos bobos com a quantidade de dentes que um tubarão troca em vida.

Ficamos surpresos também com o formato de minhoca do tubarão-epaulette. Tem uma curiosa mancha preta no corpo, que dá a impressão de um olho negro no meio daquela tripinha te olhando.

Num canto de outro ambiente do SeaLife, pinturas representam vários tipos de tubarões, com seus comprimentos. Nosso pequenino menino estava da altura do mais baixinho da turma feroz. Hoje arrisco dizer que ficaria lá pelo 3º ou 4º entre os menores.

Os tubarões são definitivamente o destaque do aquário, que informa ter a maior variedade de tipos na Alemanha. Até o pré-histórico de-Port-Jackson está lá. Aliás, assim como o SeaLife de Berlim, a unidade de Munique inaugurou a exposição Saurier der Meere (Mares Jurássicos, numa tradução livre), com descendentes de animais extintos, como o listrado náutilo (que lembra um esquisito caracol enroscado) e o mudskipper (que pode respirar fora da água).

SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (17)Registrei em vídeo o rápido nado do tubarão-blacktip (galha-preta). Muito legal, aliás, esse tanque com espécies oceânicas. A visão do alto dá a noção do tamanho da área que abriga 400.000 l de água. Adorei ver ali também as tartarugas-marinhas, espécie de xodó meu dentro do universo subaquático. A visão de baixo do tanque, dentro de um túnel panorâmico, rende muitas bocas abertas e lindas fotos.

Quem for ao aquário no fim de semana, entre 11h30 e 12h30, pode ver mergulhadores limpando o tanque e alimentando as duas espécies. De segunda a sexta, às 14h30, dá para aprender a identificar os diferentes tipos de tubarões e saber curiosidades sobre eles e sobre tartarugas-marinhas.

De cara com o polvo e a moreia

SeaLife Munique Criancas Alemanha Viagem Aquario - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (6)SeaLife Munique Criancas Alemanha Viagem Aquario - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (7)Em Munique achamos o polvo! E também a medonha moreia, enfiada dentro de uma rocha. Diante da cena de sua boca abrindo e fechando levemente, é assustador imaginar o tamanho e as arcadas que aquela mordida por tomar. Protegidos pelo vidro, Quim e eu fizemos muitas caretas para a selfie. Durante nossa ida à unidade de Berlim, ficamos a ver navios porque o polvo não quis saber de receber visita. Em Munique, Quim pirou com o movimento quase gelatinoso do ser de sangue azul e 3 corações.

Já tínhamos visto o SeaLife da capital alemã quando chegamos ao Parque Olímpico (Olympiapark) para visitar a unidade de Munique — Fernando foi ao Estádio Olímpico (Olympiastadion), ali pertinho. O aquário de Munique é uma das atrações que funcionam no complexo onde foram realizadas as Olimpíadas de 1972.

Há 9 unidades alemãs do SeaLife. Nós visitamos 3 durante nossa viagem em família pela Alemanha: Berlim, Munique e Legoland Atlantis by SeaLife (atração dentro do parque temático das pecinhas de montar, localizado na pequena cidade de Günzburg, também na Baviera — leia aqui sobre nossa visita).

SeaLife Munique Criancas Alemanha Viagem Aquario - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (3)Confesso que tive medo de o passeio em Munique ser chato — seria a mesma coisa de Berlim? Me surpreendi. A experiência no SeaLife tem semelhanças entre as 2 unidades: as crianças recebem na entrada máscara de mergulhador de papel e um livreto para carimbarem conforme passam pelas salas do aquário; no tanque interativo o monitor do SeaLife permite aos visitantes tocarem em estrelas-do-mar e caranguejos (na capital bávara, as sessões são às 11h15 e 15h30); ambientes mostram peixes típicos dos rios da região (no caso de Munique, especialmente o Isar); uma parede com iluminação colorida também exibe o movimento das águas-vivas; há placas e painéis explicativos espalhados pelos ambientes; e alguns dos animais se repetem mesmo. Por exemplo, o laranja peixe-palhaço e o azul cirurgião-patela, simpáticos peixinhos que fazem sucesso com as crianças menores por terem inspirado Nemo, Marlin e Dory, protagonistas do filme Procurando Nemo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Reserve seu hotel em Munique pelo Booking

De cardume ensaiado a cavalos-marinhos

SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (10)Mas até mesmo nas áreas parecidas há diferenças. Em Munique, o Schwarmring — sala redonda onde o cardume (‘schwarm’) nada no alto em círculo (´ring´) — tem plaquetas com os sinais mais usados pelos mergulhadores para se comunicar embaixo d’água. Divertido e informativo. Assim como os espaços dedicados às estrelas-do-mar e aos cavalos-marinhos. Nas placas, aprendemos o tanto de tipo que existe de cada um deles. Algumas explicações estavam apenas em alemão, mas havia informação suficiente em inglês para se entreter.

SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (12) SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (11)

SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (14)SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (13)

 

 

 

 

 

SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (20) SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (18)

SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (17) SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (15)

 

 

 

 

 

SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (28) SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (27) SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (26) SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (25)

 

 

 

 


No caso das estrelas, deu até para tocar em materiais para sentir a textura de 3 variedades. De mentirinha. As de verdade, com várias delas grudadas nas paredes de pedras dos tanques, criavam um cenário pontilhado por cores vivas. Em alguns deles, dava para enfiar a cabeça por baixo para se sentir entre estrelas.

SeaLife Munique Criancas Alemanha Viagem Aquario - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (1)Especial também foi apreciar os cavalos-marinhos, de várias cores. O SeaLife tem um programa de reprodução desses delicados seres. Com o rabo enroscado em plantinhas, balançam levemente ao sabor do movimento da água.

Saímos do SeaLife de Munique com muitas imagens memoráveis. Como esquecer do azul intenso deste peixe lindamente horrendo? E da variedade de tubarões a que fomos apresentados? Ou das bonitas formas que a natureza pode tomar em águas-vivas, cardumes, cavalos-marinhos e estrelas? Depois dessa dose de maravilha animal, seguimos explorando as belezas construídas pelo homem na capital da Baviera.

VALE SABER

Endereço: Willi-Daume-Platz 1, Olympiapark, Munique

SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (2)Transporte: O aquário fica bem no Parque Olímpico de Munique (Olympiapark), de fácil acesso de metrô (U-Bahn). Pegue a linha U3 e desça na estação Olympiazentrum. Mesmo com criança, a caminhada não dura 10 minutos, e há sinalização no caminho.

Funcionamento: Diariamente, abre às 10 horas. O horário de encerramento varia de acordo com a época do ano. Até 29 de abril de 2016 e de 13 de setembro a 28 de outubro, fecha às 18 horas. Durante o verão europeu e em feriados bancários ou bávaros, funciona até as 19 horas. Sempre o limite para entrar no SeaLife é 1 horas antes do encerramento

SeaLife Munique Aquario Alemanha Viagem - Foto Nathalia Molina @ComoViaja (4)Preço: 17,95 euros (online sai por 11,95 euros) — criança de 3 a 14 anos, 14,50 euros (pelo site, 9,50 euros); criança abaixo de 3 anos, grátis; ticket de família (2 adultos e 2 crianças), 51,90 euros (online, 36,95 euros).

Pelo site também é possível comprar um passe para entrar no aquário de segunda a sexta (exceto feriados), a partir das 14 horas: acima de 15 anos, 10,50 euros; criança de 3 a 14 anos, 7,95 euros. Ou um passe para visitar com seu filho pequeno o SeaLife pela manhã, entre 10 e 13 horas, de segunda a sexta (exceto feriado): 1 adulto com 1 criança de 3 a 6 anos, 14,95 euros.

Não é preciso imprimir tickets comprados online. Basta mostrar a confirmação da compra pelo celular na bilheteria do SeaLife

Alimentação: Não é permitido comer dentro do aquário, mas você pode levar seu lanche para comer no terraço ou numa área coberta para piquenique

Site: visitsealife.com/munchen

Reserve seu hotel em Munique pelo Booking

DEIXE SEU COMENTÁRIO