Na Suíça, um museu para o design

Famosa por chocolate e belas paisagens, a Suíça oferece atrações modernas como o Museu do Design de Zurique, sobre arte e desenho. Coleção inclui em torno de 400.000 pôsteres

Um museu dedicado a arte do design. Assim é o Museum für Gestaltung, em Zurique. Quem gosta de trabalhos gráficos, arte e publicidade pode aproveitar a exposição permanente e temporárias montadas pela instituição suíça. Coleções permanentes incluem pôsteres e objetos de decoração. Há ainda mostras temporárias.

Como é o Museum für Gestaltung

O museu de Zurique apresenta várias abordagens do desenho, divididas em coleções sobre: design, artes gráficas, pôsteres e arte aplicada. Desde 2014, as 4 coleções são vistas juntas no complexo Toni-Areal, em Zurich-West, região descolada da cidade suíça. O acervo mostra a história e o desenvolvimento tecnológico da era industrial.

O 2ª espaço de exibição do Museum für Gestaltung fica no endereço Ausstellungsstrasse 60, mas atualmente se encontra fechado para reforma. A reabertura está prevista para março de 2018.

Na unidade que segue aberta, quem quiser conhecer detalhes do acervo do museu pode fazer uma das visitas guiadas: de terça a sexta, ao meio-dia; quarta, às 17 horas; domingo, às 13 horas. Mas, enquanto você não vai a Zurique, pode ter um gostinho do que tem no museu no link eMuseum, para uma visita virtual às coleções.

Fotos: Divulgação

O que fazer no museu de Zurique

O Museum für Gestaltung reúne uma incrível quantidade de trabalhos na coleção Poster: são em torno de 400.000. Para marcar os 100 anos do Switzerland Tourism, órgão de divulgação do turismo no país, foi montada uma exibição especial. Até 9 de julho de 2017, Take a Holiday! mostra pôsteres — com cidadezinhas, lagos, montanhas e trens — usados para promover o setor ao longo de um século.

Ainda focada no traço, a coleção Graphics mostra um panorama das artes gráficas na Europa, por meio de desenhos e livros ilustrados, datados do século 15 ao 20. Fãs de móveis e objetos curtem as outras 2 coleções: Design, com aproximadamente 10.000 produtos e 20.000 embalagens; e Applied Art, com 15.000 peças, principalmente da Europa, dos Estados Unidos e do Japão.

Além da área permanente, com essas 4 coleções, a instituição da Suíça costuma organizar entre 5 e 7 exposições temporárias por ano.

VALE SABER

Endereço: Pfingstweidstrasse 96, Zurique

Funcionamento: De terça a domingo, das 10 às 17 horas — quarta, até as 20 horas

Preço: 12 francos suíços — abaixo de 12 anos, grátis

Compras: A loja do museu vende de cartões-postais a objetos de design

Site: www.emuseum.ch

DEIXE SEU COMENTÁRIO