Tapetes de serragem em Minas: Semana Santa e Corpus Christi

Em Minas, tapetes de serragem na Semana Santa e no Corpus Christi enfeitam as ruas de cidades históricas, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina
Religiosidade, também entre os principais eventos - Foto: César Reis/Prefeitura de Tiradentes/Divulgação
Religiosidade, também entre os principais eventos - Foto: César Reis/Prefeitura de Tiradentes/Divulgação

ATUALIZADO EM 18 DE JUNHO DE 2019

Nos feriados da Semana Santa e do Corpus Christi, quem viaja para Minas Gerais pode acompanhar uma colorida tradição. As cidades históricas preparam os tapetes de serragem para decorar as ruas com imagens sacras, tão tradicionais no estado quanto o legítimo pão de queijo. Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rei, Sabará, Congonhas e Diamantina têm suas ruas enfeitadas por figuras como o cálice e a pomba do Espírito Santo.

Além da beleza visual dos desenhos em serragem colorida, os dois feriados religiosos são uma chance de vivenciar a fé do povo mineiro. Os tapetes servem de caminho para a passagem de procissões pelas cidades. Ao lado serragem tingida nas cores que dão forma às figuras, outros materiais passaram a ser usados no Brasil para montar os tapetes. Areia, farinhas, flores e borra da café são alguns deles. 

Tapete de serragem em Ouro Preto – Foto: Setur-MG/Divulgação

Origem dos tapetes com desenhos

Esse costume vem do período da colonização do Brasil e se mantém ao longo dos séculos, tanto em cidades brasileiras quanto em Portugal. As cidades históricas de Minas Gerais são os destinos mais famosos por essa manifestação religiosa, mas outras partes do país também cultivam essa tradição, especialmente no Sudeste.

Na mineira Tiradentes, o Corpus Christi têm tapetes no caminho da procissão – Foto: César Reis/Prefeitura de Tiradentes/Divulgação

Para incentivar a manutenção dessa cultura, a Prefeitura Municipal de Tiradentes organizou uma oficina para ensinar as técnicas de tingimento e a confecção de flores, em parceria com o Centro Cultural Sesiminas Yves Alves e a Paróquia Santo Antônio.

Flores de papel feitas em oficina para manuseios de materiais dos tapetes – Foto: Prefeitura de Tiradentes/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *